Shows

Arcturus: Uma viagem pela experimentação

Arcturus: Uma viagem pela experimentação

23 de fevereiro de 2018


O baixista Hugh “Skoll” Mingay e o vocalista Simen

Carlos Pupo/Headbangers News

O baixista Hugh “Skoll” Mingay e o vocalista Simen "ICS Vortex" Hestnæs durante a apresentação no Fabrique, em São Paulo

É interessante como temos o “vício” de encontrar rótulos para definir os diversos ramos do heavy metal. Os subgêneros sempre foram rotulados: tradicional, speed, power, gótico, black, sinfônico, doom, entre outros.

Estas barreiras (ou até mesmo rivalidades) parecem ter atrapalhado uma evolução musical mais abrangente. Mas às vezes, nos deparamos com grupos que extrapolam ou fogem a todas estas regras e terminologias.

O melhor exemplo disto foi o show da banda norueguesa Arcturus, que se apresentou em São Paulo no dia 22 de Fevereiro (quinta-feira).  Apesar de ser rotulada como avant-garde metal ou metal experimental, como é definida na Wikipedia.

No caso do Arcturus, vimos um grupo formado por excelentes músicos que vão além do convencional e já tem cinco álbuns oficiais.

O Fabrique recebeu um público modesto, que pôde conferir um show quase “intimista”  de um dream team da música extrema mundial. Isso porque seus integrantes fazem ou já fizeram parte de outras bandas renomadas como Borknagar, Dimmu Borgir, Mayhem e The Kovenant. Mas neste projeto é que dão vazão à experimentação, apesar de manterem em sua sonoridade muitas das influências das bandas das quais são originários.

A natureza experimental, causa certa estranheza na primeira audição, como foi o meu caso. Ainda assim, me atraiu o peso da guitarra, aliado aos vocais de ICS Vortex e os teclados sombrios tocados por Sverd, que segue a linha do symphonic black metal.  Cabe destacar a performance do baterista Jan Axel “Hellhammer” Blomberg e do baixista Hugh “Skoll” Mingay, que aliam técnica e criatividade a toda essa estrutura sonora.

É uma pena que a casa não estivesse mais cheia, pois quem compareceu testemunhou um show diferente, que não se enquadra nos rótulos que já mencionei.  Os músicos realmente pareciam tocar por pura diversão.

Setlist Arcturus – SP – 22/02/2018
————-
Kinetic
Nightmare Heaven
Crashland
Painting My Horror
Alone
Hibernation Sickness Complete
The Arcturian Sign
Du Nordavind
The Chaos Path
Collapse Generation
Game Over
————-
Master of Disguise
Fall Of Man
To Thou Who Dwellest In The Night
Angst

Fabrique

Data: 22/02/18

Horário: 21h

Rua Barra Funda, 1075