Entrevistas

Apto Vulgar fala sobre o EP “O Inimigo”

Apto Vulgar fala sobre o EP “O Inimigo”

10 de dezembro de 2018


Projeto com pegada acelerada, hardcore intenso e com pitadas agressivas de metal, leva a banda a apostar em uma música pesada, com letras em português e sem medo de passar a mensagem das dificuldades que enfrentamos em nosso país nos dias de hoje. Seu novo EP intitulado “O Inimigo” apresenta quatro faixas cheias de nuances aonde intercalam o hc, groove metal e breakdowns violentos. Apto Vulgar só tem a crescer e se tornar umas das grandes referências do hardcore/metal brasileiro.

Em uma conversa descontraída, uma das bandas que mais se destacaram na cena hardcore nacional de 2018, fala sobre o seu mais novo lançamento: O EP “O Inimigo”.

Banda acaba lançar EP via Electric Funeral Records

Divulgação/Collapse Agency

Banda acaba lançar EP via Electric Funeral Records

Toda banda tem sua influência, assim como o Apto Vulgar influencia as novas bandas da safra do Hardcore. Vocês se inspiram em alguma banda?

APTO VULGAR: Temos várias influências. No cenário underground atual, admiramos todas as bandas que estão batalhando no corre. É difícil citar só uma. Todas são influência de alguma forma. Paura é uma banda sensacional e estão ai a mais de 20 anos. Fazem um hardcore duro! Direto. Temos muita influência do hardcore/crossover, como Cro Mags, Suicidal Tendencies, Ratos de Porão. Muito Punk Nacional. Sempre ouvimos Metal também. Não temos uma forma pra seguir. Essas são as influencias. A direção. Porém não nos prendemos. Sempre vai sair um som que de acordo com aquilo que estamos vivendo, sentindo e ouvindo.

De ondem vêm esse nome “Apto Vulgar”? O que levou a banda a esse nome?

 

APTO VULGAR: Apto Vulgar! Apto vem de aptidão. Estar apto a ser vulgar. É um “foda se”, a sociedade e ao sistema. É estar preparado com a mente e pronto para a luta fisicamente. Isso é Apto Vulgar. Esse nome veio através do disco do Pantera: Vulgar Display of Power. É um disco muito forte. A palavra Vulgar é forte. Pesada. Um amigo nosso disse que deveríamos levar o nome de “HABITO VULGAR” mas não soou legal. Precisávamos de algo mais que fosse mais forte. Mais intimidador. Que mostrasse que estamos preparados pra brigar por aquilo que acreditamos. Ai surgiu o nome APTO VULGAR. Gostamos e ficou assim!

 

O single “Inimigo” foi muito bem recebido e, é a faixa título que da o nome ao EP. O que podemos esperar desse novo trabalho?

 

APTO VULGAR: Esse trabalho tá pesado. Amadurecemos mais as composições. Você vai encontrar hardcore e metal gritando na orelha! Mais agressividade nas letras, mais velocidade no som! É um EP com 4 faixas. Não tivemos um molde pra fazer essas músicas. Elas foram saindo. Provavelmente o próximo disco do Apto pode não parecer em nada com esse. Assim como nosso primeiro disco (Sistema Não Operacional 2017) não tem nada a ver com esse. O hardcore tá na veia! Sempre vai estar presente. Mas gostamos de fazer coisas diferentes nas musicas! Pra nos isso é bom.

Suas letras passam uma mensagem muito forte, de onde vêm as ideias para as composições? Existe alguma composição que é mais especial para vocês?

APTO VULGAR: A inspiração pra escrever esta presente no nosso dia a dia. Falamos do cotidiano, do nosso principalmente. Todos passam por dificuldades. Todos estão sob o mesmo céu, sendo vítima do mesmo sistema. Todos convivemos com o egoismo, as diferenças de classe, politica, religião…todos nos convivemos com isso! Todo mundo busca uma “salvação” ou um motivo pra estar do lado certo! Nossa lei é falha. Nossa religião separa. Nossa politica não governa a favor do povo! Isso tudo ta ai. E nos vivemos isso!

 

De quem é a arte da capa do EP e por que escolheram esse artista?

 

APTO VULGAR: A arte mais uma vez ficou por conta do nosso amigo e excelente profissional Powtergaist. Ele também criou a capa do nosso primeiro album. O quinto membro da banda! Pow sempre foi um cara muito próximo de nós Sempre acompanhou as ideias, gosta de hardcore, respira música também. Então tudo isso foi muito legal de trabalhar! Entre amigos.

 

Como anda a agenda de shows e a divulgação do trabalho?  O que esperam para 2019?

APTO VULGAR: Temos mais 3 ou 4 shows ainda esse ano. Estamos focados no lançamento do EP. Estamos preparando alguns shows pro final de janeiro e daremos inicio a tour do EP. Estamos mais organizados e acreditamos que 2019 vai rolar legal. Vai ser fudido! Aguardem!