hbNews

Essence of Datum: banda lança “Pendulum”, segundo single do novo álbum

Essence of Datum: banda lança “Pendulum”, segundo single do novo álbum

23 de julho de 2019


A dupla de metal progressivo instrumental, Essence of Datum, fez parceria com a Metal Insider para estrear sua nova faixa, “Pendulum”. A música é o segundo single do álbum ‘Spellcrying Machine’, que será lançado em 30 de agosto pela Season of Mist, tornando-se a estreia da banda na gravadora.

Nem sempre precisamos de palavras para transmitir uma história. Se há algo que a dupla Essence of Datum mostra, é que o poder da música pode fazer exatamente isso. “Spellcrying Machine”, o terceiro álbum de estúdio da banda, será lançado em agosto e deverá abrir sua criação para um público mais amplo. Essence of Datum foi formada pelo guitarrista Dmitry Ramanouski em 2011 em Minsk, Belarus. Depois de gravar as primeiras demos, o músico foi acompanhado pelo baterista Pavel Vilchytski, que rapidamente se tornou uma parte insubstituível da banda como o homem por trás da seção rítmica. Desde o início, o projeto deveria ser puramente instrumental, não dando ao ouvinte meios verbais ou lexicais para compreender ou interpretar o universo conceitual da música.

Fornecendo aos fãs meras dicas escondidas na obra de arte e nos títulos das faixas, os músicos desafiam o ouvinte a usar sua própria imaginação para explorar o universo que criaram. Cada álbum é parte de um universo fictício maior e, finalmente, tudo é unido em uma única história. Em 2013, a jornada começou com o lançamento do álbum de estréia ‘Event Horizon’.

A banda traz uma imagem de um mundo surrealista por meio de melodias de guitarra e ritmos groovy com uma precisão técnica inacreditável. O segundo álbum, ‘Nevermore’ (2017), abriu um novo capítulo em que o universo do Essence of Datum foi contaminado pela guerra, luta e medo, transformado pela banda em canções poderosas com graça melódica. Tendo como pano de fundo um mundo pós-apocalíptico, o terceiro disco da banda, “Spellcrying Machine”, sintetiza o melhor do metal extremo e moderno em um todo elegante e articulado.

Faixas:
1. Synthetic Soul Extractor (06:05)
2. Shikari Algorithm (05:00)
3. Pendulum (05:56)
4. Vitality (04:00)
5. Spellcryer (06:32)
6. Binar (4:28)
7. Cavum Atrum (08:12)

Músicos:
Dmitry Ramanouski (guitarra)
Pavel Vilchytski (bateria)