hbNews

Morre Eddie Clarke, guitarrista da formação original do Motorhead, aos 67 anos

Morre Eddie Clarke, guitarrista da formação original do Motorhead, aos 67 anos

11 de janeiro de 2018


(e/d) Phil Taylor, Lemmy Kilmister e Eddie Clarke, na formação

Reprodução

(e/d) Phil Taylor, Lemmy Kilmister e Eddie Clarke, na formação "clássica" do Motorhead.

“Fast” Eddie Clarke, de 67 anos, o último membro original da banda Motorhead, morreu na quarta-feira, 10, internado em um hospital após ter contraído uma pneumonia.

Em sua página oficial do Facebook a banda publicou a notícia com uma declaração que dizia:

“Estamos devastados por transmitir as notícias que acabamos de ouvir mais cedo esta noite …
Edward Allan Clarke – ou como todos nós o conhecemos e o amamos, Eddie Clarke – morreu pacificamente ontem.”

O “Fast” Eddie ajudou a revigorar o heavy metal nos anos 70 e 80, fazendo com que o Motorhead conseguisse lançar uma série de álbuns e singles que ficaram entre os mais vendidos da época.

O músico, nascido Edward Allan Clarke em Twickenham em 1950, juntou-se ao Motorhead em 1976. Junto com o baterista Phil Taylor e o vocalista e baixista Lemmy, é considerado parte da melhor formação da banda. O trio lançou o álbum auto-intitulado Motorhead em 1977 e produziu hits como “Ace of Spades”. Clarke também assumiu os vocais em várias canções da banda.

 

Eddie Clarke (c) era o último dos

Eddie Clarke (c) era o último dos "Três Amigos" do Motorhead que ainda estava vivo. Ele morreu de pneumonia, razão pela qual estava internado há vários dias.

Clarke deixou o grupo em 1982 e foi substituído pelo guitarrista do Thin Lizzy, Brian Robertson.  Depois disso, Clarke formou a banda de rock Fastway com Pete Way, baixista da UFO. A banda lançou sete álbuns e participou de uma turnê com o AC/DC.

Em anos posteriores, Clarke se reuniu com seus companheiros de Motorhead. Em 2000, ele fez uma aparição no show do 25º aniversário na Brixton Academy, em Londres. Ele também se juntou a Lemmy em 2014 para tocar “Ace of Spades” durante um show na Birmingham Arena.

Clarke era o último membro sobrevivente da formação “clássica” do Motörhead. Phil Taylor morreu de insuficiência hepática em novembro de 2015, e Lemmy perdeu sua batalha contra o câncer no mês seguinte.

https://youtu.be/pWB5JZRGl0U