hbNews

Pestilence traz brutalidade técnica ao Rio de Janeiro

Pestilence traz brutalidade técnica ao Rio de Janeiro

14 de março de 2018


Banda holandesa pioneira do death metal progressivo toca dia 8 de abril no La Esquina, com Carnation (Bélgica)

Andrea Beckers​/Divulgação

Banda holandesa pioneira do death metal progressivo toca dia 8 de abril no La Esquina, com Carnation (Bélgica)

Mais do que uma banda cultuada no cenário mundial do death metal, a holandesa Pestilence é vanguardista devido à mistura de brutalidade com elementos progressivos de técnicas complexas, e por isso ostenta o título de lenda da música pesada e pioneiros do death metal progressivo. Em abril, a América do Sul presenciará a selvageria do Pestilence na turnê do recém lançado ‘Hadeon’, que apesar de diversos registros anteriores com chancela de ‘clássico’ e ‘petardo’ do estilo, é poderoso o bastante para figurar em listas de melhores de 2018.

No Rio de Janeiro, o ensandecido show é dia 8 de abril, no La Esquina, e ainda tem como bandas convidadas a belga Carnation e a nacional Dark Tower. A produção local é da Headbanger Produções, com suporte da Abraxas, que em parceria realizaram a concorrida e vitoriosa turnê dos alemães do Kadavar pelo Brasil de 27 de fevereiro a 4 de março.
A inédita passagem pelo Rio de Janeiro acontece num momento iluminado dos holandeses, sempre comandado pelo vocalista/guitarrista Patrick Mameli, o único remanescente da formação original que iniciou atividades no final da década de 1980. Desde o último retorno, em 2016, reforçaram os laços com a gravadora Hammerheart Records, tocam em diversos países e festivais e se consagram como uma banda capaz de reunir fãs antigos e atrair a nova geração interessada em death metal contemporâneo, sem perder a essência devastadora.
O lançamento de ‘Hadeon’ após 32 anos de carreira, mostra que os hiatos – 1986-1994, 2008-2014, 2016-hoje – foram cruciais para inspirar o Pestilence e reafirmar a reputação como umas das bandas mais influentes quando se trata de death metal técnico, vide as obras-primas lançadas no passado, como ‘Consuming Impulse’, de 1989, ‘Testimony of the Ancients’, de 1991, e ‘Resurrection Macabre’, de 2009, além de ‘Spheres’, de 1993, que traz uma inusitada, porém certeira, mistura de peso com jazz e fusion.
Fonte: Erick Tedesco/Abraxas