Shows

Billy Idol traz nostalgia dos anos 80 e apresenta seu carisma em São Paulo

Billy Idol traz nostalgia dos anos 80 e apresenta seu carisma em São Paulo

9 de setembro de 2022


Carlos Pupo/Headbangers News

O Pacaembu, que por muito anos foi palco de grandes clássicos do futebol paulista, brasileiro e mundial passa por reformas. A área chamada de “tobogã”, onde assisti muitos jogos do meu time do coração foi ao chão e dará lugar a um edifício multifuncional que ainda divide as opiniões.

Mas na noite da última quinta-feira (08) o espaço do antigo gramado deu espaço ao show do cantor britânico Billy Idol no batizado “Pavilhão Pacaembu”, que consiste numa área provisória para receber eventos. Além de Idol, deve se apresentar ali a cantora Jessie J, que também veio ao Brasil para se apresentar no Rock in Rio.

A tenda com 4.000 m² e pé direito de 18 metros de altura, pode receber um público de até 9.000 pessoas. E pelo que vi, deve ter atingido sua capacidade máxima com a apresentação do britânico.

O clima da capital paulista ajudou, amenizando o frio dos últimos dias e pudemos perceber uma atmosfera muito familar com pais, filhos e filhas comparecendo ao evento.

A apresentação começou pontualmente às 20h30, como previsto, com a execução de “Dancing With Myself”, um dos clássicos de Billy Idol. Clássicos não faltaram por sinal. As novidades ficaram por conta de “The Cage”, “Bitter Taste” e “Runnin’ From the Ghost”.

Inclusive, ele aproveitou para divulgar seu novo EP de quatro músicas intitulado “The Cage”, com lançamento previsto para 23 de setembro. Este EP sucede outro liberado em 2021, The Roadside, que também continha quatro músicas (entre elas a faixa Bitter Taste). Estas novas faixas apresentam o mesmo espírito das canções antigas, mas com uma roupagem um pouco mais moderna. Mesmo assim, o velho punk não perdeu sua essência.

E com este cerne da atitude punk rock é que ele permanece. Do alto dos seus 66 anos bem vividos, Billy Idol apresenta todo seu carisma, controle do público e voz ainda perfeita. E quando troca de camisa no palco, ainda arranca suspiros e gritos da plateia.

O guitarrista de longa data de Idol, Steve Stevens, acompanha este espírito com seus solos e interações com o público. Inclusive dando uma palhinha de Led Zeppelin e Van Halen, só para atiçar a audiência em certo momento do show.

E dentro deste espírito, com os espectadores todos completamente atingidos, o que se viu foi a banda completa desenvoltura dominar o palco. Além de Stevens, o grupo formando por Stephen McGrath (baixo e backing vocals), Billy Morrison (guitarra e backing vocals), Paul Trudeau (teclados e backing vocals) e Erik Eldenius (bateria) passearam pelos sucessos dos anos 80 e trouxeram nostalgia a todos.

Temos que concordar, canções como “White Wedding”, “Rebel Yell” e “Eyes Without a Face” nutriram toda uma geração com a trilha sonora de suas festas de garagem e de sua adolescência (inclusive a minha).

Para completar o clima de festa, o baterista Erik Eldenius, aniversariante do dia, teve direto a bolo e “Happy Birthday To You” cantando pelos paulistanos. A cereja que faltava na farra que vai ficar na memória dos fãs.

Setlist:

Dancing With Myself
Cradle of Love
Flesh for Fantasy
Cage
Speed
Bitter Taste
Eyes Without a Face

Solo de guitarra de Steve Stevens

Mony Mony (cover de Tommy James & the Shondells)
Runnin’ From the Ghost
One Hundred Punks (da banda Generation X)
Blue Highway

Top Gun Anthem (cover de Harold Faltermeyer e Steve Stevens)

Rebel Yell

Bis:
Born to Lose (Cover da banda The Heartbreakers)
White Wedding

Pavilhão Pacaembu

Data: 08/09/22

Horário: 21h30

Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu