
Carlos Pupo/Headbangers News
Banda francesa retorna ao país depois de 5 anos com seu álbum mais recente, Spiritual Instinct
O público presente no Carioca Club, na noite do último domingo (2), pôde assistir à única apresentação do Alcest no país em sua atual turnê. Com bons números nos shows da América Latina, incluindo um “sold out” na Argentina no último sábado, o duo formado por Neige (guitarra e vocal) e Winterhalter (bateria) encontrou fãs participativos que lotaram a casa.
Em sua quarta passagem pelo Brasil, a banda, que também tem em sua formação atual Indria (baixo) e Zero (guitarra e backing vocal) como músicos de apoio, esteve no país pela primeira vez em 2014, sendo uma das atrações inéditas por aqui na primeira edição do (até então) adormecido “Overload Music Fest”, tendo voltado em 2016 e 2018. Prontamente conhecida na cena post-black metal e shoegaze, a banda sempre está presente em grandes festivais de metal pelo mundo.
Quando o relógio bateu 18h50, as luzes se apagaram e cânticos gregorianos começaram a dar um tom mais imersivo para os presentes. O show teve início pontualmente às 19h, com uma dobradinha do último álbum, “Spiritual Instinct”. “Les Jardins de Minuit” animou o público, seguida pela pesada “Protection”. O setlist dessa passagem pela América Latina tem se mantido o mesmo em todos os shows. “Écailles de Lune, Pt. 2” foi a primeira música das três que foram apresentadas do álbum de mesmo nome. Além dessa, “Percées de Lumière” e a emocionante “Sur l’océan couleur de fer” também marcaram presença, essas duas precedidas por “Sapphire”, também de “Spiritual Instinct”.
Reagindo bastante e cantando quase todas as partes melódicas e coros, o público mostrou seu grande carinho pelos franceses. Neige comentou que aquele estava sendo o melhor show da turnê latino-americana, deixando os fãs brasileiros felizes e arrancando a velha piada do “ele diz isso para todos”. A apresentação se seguiu com “Souvenirs d’un autre monde”, faixa-título do primeiro álbum, e “Oiseaux de Proie”, do incrível “Kodama”, de 2016. Em seguida, “Autre Temps”, de “Les voyages de l’âme”, encerrou a primeira parte do setlist.
Aclamados por todos os presentes no Carioca com gritos de “Olé, olé, olé, Alcest! Alcest!”, a banda retornou para o bis com “Kodama”, do álbum de mesmo nome, e “Délivrance”, única faixa do álbum “Shelter”, encerrando a setlist de vez.
Neige e Winterhalter encontraram em São Paulo um público fiel que compareceu em peso na noite nublada deste domingo, mostrando que o Alcest sempre será bem recebido no país. A Overload continua alimentando os fãs do metal não-tradicional com bons nomes e ótimas produções. Os fãs voltaram para casa satisfeitos depois de um excelente show, esperando um iminente retorno da banda numa próxima turnê. Em uma postagem no Instagram no ano passado, foi confirmado o término das composições do novo álbum. Nos resta apenas esperar.
Setlist:
1. Les Jardins de Minuit
2. Protection
3. Écailles de lune – Part 2
4. Sapphire
5. Percées de Lumière
6. Sur l’océan couleur de fer
7. Souvenirs d’un autre monde
8. Oiseaux de proie
9. Autre Temps
Bis:
10. Kodama
11.Délivrance

Carioca Club
Data: 02/04/23
Horário: 19h
Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros