O duo paulista Acacia Crown é uma banda de Metal Extremo com muitas influências em seu som, desde o Death Metal, passando por música oriental, Doom Metal, Black Metal até Progressive Metal. Essas misturas fazem o som da banda ser rico, cada hora é uma surpresa. Isso é reproduzido com muita competência em seu álbum de estreia, “The Last Acacia”, lançado em 16 de junho de forma independente e em mídia física via Heavy Metal Rock. Bora ouvir!!
Iniciando com as influencias orientais na faixa de abertura que dá nome ao álbum, que conta com lampejos de vocais guturais em seus quase quatro minutos de duração. Em seguida vem uma pedrada com “Behind The Silence”, que mistura momentos agressivos com passagens melódicas e ambientes, com um teclado contrastando muito bem com o violão. Alguns vocais não gritados são usados na faixa também, deixando mais acessível. Interessante o trabalho da bateria com um show de blast beats e mudanças de compasso.
Com ênfase no lado Progressivo chega “The Wait”, com um introdução acústica com um som ambiente de fundo, como uma tempestade chegando. A faixa vai crescendo e chega o peso, com guturais soturnos acompanhados de um riff matador. Logo chega a passagem melódica, com vocais não agressivos. Acompanhe as ótimas mudanças de andamento em seus mais de onze minutos. Grande composição.
“Guilty Dreams” é mais dinâmica, com menor tempo, um riff bem melódico a conduz, com o guturais mais uma vez dominando. Não há bateria aqui e a faixa mantém o tom até o seu final com uma belíssima passagem acústica que encerra em grande estilo. “Blast Vaccum” conta com influências do Doom Metal, com andamento mais cadenciado. O violão dá a melodia nos versos e aos poucos o refrão vem chagando com guitarras distorcidas. Lembra bastante o trabalho da banda Oceans Of Slumber, com um clima agradável que contrasta muito bem com o peso.
Outra bela melodia no violão apresenta “Clamour Ad Vitam”, uma passagem acústica de três minutos que mantém um clima medieval, com uma harmonia bela de fundo que aos poucos vai nos encaminhando para a faixa final do álbum. Essa se chama “Black Wind”, bastante agressiva já se inicia com um bateria veloz em contraste com um riff também rápido mas com um tom melodioso. Essa sim lembra o Black Metal tradicional com pitadas modernas. Fecha o álbum com o clima mais denso e agressivo.
A ótima produção de Andre A.Lien no Studio 3 mixou com muito competência os instrumentos, com volumes balanceados onde é possível ouvir tudo de forma agradável. Algumas músicas podem cansar quem não entendeu a proposta do som da banda, muito por conta da duração, mas para os fãs do estilo, é um prato cheio.
Tracklist:
01. The Last Acacia
02. Behind the Silence
03. The Wait
04. Guilty Dreams
05. Blast Vaccum
06. Clamour Ad Vitam
07. Black Wind
Formação:
Fabrício Sawaya – Guitarras, Violão, Teclado e Bouzouki.
Heverton “Áscaris” Souza – Vocais
Músicos adicionais:
Bateria: Andre A.Lien e Herbertt Rodrigues
Baixo: Paulo Scarlet (Scarlet Peace) exceto em “Behind the Silence” por Wagner Montagner
Guitarrista convidado em “Behind the Silence” e “The Wait”: Junior Makai
Convidados na faixa “The Last Acacia”: Claudio Kairouz no Qanun e William Bordokan no Derbak, Nay e Bouzouki