Resenhas

Beyond the Black

Beyond the Black

Avaliação

8.5

A banda alemã de metal sinfônico Beyond the Black, liderada pela vocalista Jennifer Haben, está em atividade desde 2014 e já recebeu muitos elogios da crítica especializada pelo seu álbum de estreia de 2015, intitulado “Songs Of Love And Death”. Além disso, a banda já se apresentou diversas vezes em um dos maiores festivais de metal do mundo, o Wacken Open Air, e também teve a oportunidade de abrir shows de bandas consagradas como Aerosmith, Korn, Scorpions, Saxon e Within Temptation. Agora, o grupo lança o seu quinto álbum de estúdio, que leva o mesmo nome da banda.

Ao longo dos últimos oito anos, a banda demonstra um maior refinamento e abraça a modernidade, dando mais peso às suas composições, mas sem perder as características do metal melódico que a tornaram famosa. A vocalista Jennifer Haben, além de carismática, possui um talento e um timbre vocal inquestionavelmente perfeitos.

A faixa de abertura, “Is There Anybody Out There”, já mostra o que podemos esperar das músicas seguintes, com o uso de sintetizadores que dão um ar futurista à canção. “Reincarnation” fala sobre histórias de vidas passadas e futuras, entremeadas por riffs de guitarra muito bons. Enquanto isso, “Free Me” apresenta o bom e velho rock para adultos (AOR). Já o nome da faixa “Winter Is Coming” poderia fazer referência à popular série de televisão Game of Thrones,  com acordes e uma teatralidade apropriados para esta alusão.

A música “Into The Light” apresenta um tom mais pop ao disco, sem pudores. No entanto, uma quebra nesta sequência é a balada “Wide Awake”, com acordes de violão e a voz melodiosa de Jennifer, dando potência a algo mais emotivo e com uma mensagem de superação.

Chegando à sétima faixa, “Dancing In The Dark”, a animação do disco volta a subir, com uma boa letra. “Raise Your Head” segue o mesmo espírito, com destaque novamente para as linhas vocais de Haben. Enquanto isso, “Not In Our Name” tem uma pegada meio folk metal e um refrão que gruda na cabeça, sendo uma das canções mais interessantes de todo o novo trabalho.

No encerramento, “I Remember Dying” faz uma reflexão sobre o fim de todo ser humano e nos questiona se teríamos a consciência limpa caso morrêssemos hoje.

Muitas das melodias deste disco me conquistaram, mesmo eu sendo um fã de sons mais agressivos e pesados. Assim, posso afirmar que Beyond the Black é uma banda que merece ser ouvida e observada de perto por todos os fãs de metal, já que possui um talento incontestável e atinge um grau interessante de criatividade e maturidade musical.

Tracklist:
1. Is There Anybody Out There
2. Reincarnation
3. Free Me
4. Winter Is Coming
5. Into The Light
6. Wide Awake
7. Dancing In The Dark
8. Raise Your Head
9. Not In Our Name
10. I Remember Dying

Bonus Tracks:
11. I Remember Dying (Stranger Reprise)
12. Wide Awake (Piano Version)
33. Raise Your Head (String Version)