Resenhas

The Hallowed

Jag Panzer

Avaliação

8.5

Seis longos anos se passaram, até que os estadunidenses do Jag Panzer nos brindasse com um novo play de estúdio. “The Hallowed” é o 11° álbum da carreira dos veteranos de Colorado Springs, que chega nesta sexta-feira , 23, para encerrar esse longo jejum e saciar a ansiedade dos fãs.

O período sem lançamentos só não é mais longo do que entre o clássico “Ample Destruction” e “Dissident Alliance“, que foi de dez anos. Entretanto, a banda ficou sem atividades durante cinco destes anos, fazendo com que “The Hallowed” seja o trabalho de maior hiato entre seu antecessor, juntamente com o próprio disco lançado anteriormente, que também levou seis anos para sair.

O álbum marca a estreia do guitarrista Ken Rodarte e também traz a banda estreando por um novo selo, a alemã Attomic Fire Records, depois de uma breve passagem pela Steamhammer, tendo apenas dois álbuns lançados. Para gravar o álbum, diversos estúdios foram utilizados: baixo e bateria foram gravados no Sonic Phish Productions; as bases de guitarra e os vocais foram gravados no estúdio que fica na casa do guitarrista Mark Briody; os solos foram gravados no Steampunk Audio Labs. A mixagem ocorreu no Morrisound Recording Studios, na Flórida, pelo renomado produtor Jim Morris e a masterização se deu no Maor Appelbaum Mastering, em Los Angeles.

Trata-se de um álbum conceitual, que fala sobre um futuro pós-apocalíptico, contado sob a perspectiva dos animais. Uma história em quadrinhos também foi escrita e lançada em 2022, contando a história do álbum, mas desta feira sob a visão dos humanos. A bela arte da capa é assinada por um dos maiores artistas que prestam serviço para o Heavy Metal. Sim, estamos falando do genial Travis Smith, que não decepciona jamais com suas belas capas que foram eternizadas ao longo dos anos.

Temos dez canções divididas nos 53 minutos de extensão e o Jag Panzer entrega o que da banda sempre se esperou: Heavy Metal de primeira qualidade, muito bem produzido, muito bem tocado e os grandes destaques deste “The Hallowed” são: a poderosa “Stronger Than You Know“, “Edge of the Knife” e seus riffs cavalgados, “Dark Descent” que é um baita Power Metal e a épica “Renewed Flame“, um baita Hard ‘n’ Heavy para ninguém botar defeito.

Enfim, um belo disco com o selo de qualidade desta banda que com sua sonoridade, muitas vezes nos esquecemos que eles são americanos, tamanha a influência que a NWOBHM exerce sobre eles. Vai agradar em cheio aos fãs e pode agradar também aos que não são familiarizados com o Jag Panzer, mas admiram um bom Heavy Metal, técnico, mas sem muitas firulas, apenas focado em entreter bem o ouvinte. E nisso, eles tiveram muito êxito.