Shows

The Sisters Of Mercy:  Clima sombrio e clássicos para um público fiel

The Sisters Of Mercy: Clima sombrio e clássicos para um público fiel

27 de setembro de 2025


Crédito da foto: Jaqueline Souza/Metal no Papel

Poucas bandas são tão cultuadas em nosso país como o The Sisters Of Mercy. Sempre aparecendo para deleite de seus fãs – seu ultimo show foi há pouco mais de dois anos – retornam com a ‘All Wires Red South America 2025’ para apresentação única em São Paulo que contou com um Tokio Marine Hall praticamente abarrotado.

A abertura ficou com o trio paulista 3Pipe Problem (o nome faz referência ao livro ‘A Three-Pipe Problem’ de Julian Symons) com três EPs no currículo, lançaram em 2024 seu mais recente single “Out Of Control”. Musicalmente, fazem uma interessante fusão de guitarras distorcidas com música eletrônica gerando uma sonoridade quase que hipnótica.

Em uma apresentação de cerca de 35 minutos conquistaram um público que já se fazia presente em ótimo número, algo que deveria sempre acontecer.

Formação:

Hafadami – vocal e guitarra

Jonathan Pieri – bateria

Luciano Gisondi – teclados

 

Pontualmente as 22h00, Andrew Eldritch e sua trupe iniciam a apresentação com “Don’t Drive On Ice” e “Crash And Burn”. Se a abertura foi ‘calma’, a sequencia com “Ribbons”, “Doctor Jeep / Detonation Boulevard” e “More” são as fagulhas que incendeiam o público.

Praticamente metade do setlist é formado por canções nunca lançadas oficialmente – o último álbum é ‘Vision Thing’ de 1990 – o que não deixa de ser algo pouco usual. Algumas já fazem parte do repertório há muito tempo como a já citada “Crash And Burn” e “Summer”, já conhecidas pelos fãs. “Here” e “Quantum Baby”, ao contrário, fizeram sua estréia em solo brasileiro. Essa composição do setlist acaba por tornar o show morno em alguns momentos com a platéia claramente esperando para agitar e cantar quando clássicos como “Alice”, “Dominion / Mother Russia” e “Marian” ecoam pelo recinto. Essa turnê marcou a estréia do novo integrante Kai, guitarrista que possui uma formação mais voltada ao metal progressivo – também é integrante do Esprit D’Air – deixando a sonoridade ao vivo mais próxima aos primeiros trabalhos, além dos excelentes backing vocals e uma performance arrebatadora.

A inclusão de “Giving Ground”, canção do projeto The Sisterhood, foi uma grata surpresa sendo muito bem recebida e causando um certo espanto em Mr. Eldritch. Quem já presenciou uma apresentação do Sisters sabe de sua pouca interação, com uma performance limitada a movimentos fantasmagóricos pelo palco, indo na contramão da teatralidade dominante em bandas contemporâneas como Bauhaus e Fields Of The Nephilim. Sua voz grave, embora não possua o mesmo alcance e necessite da ajuda de Ben Christo em alguns momentos, ainda carrega uma aura misteriosa e fúnebre.

Se a parte final do show é dedicada a canções mais recentes, os primeiros acordes de “Temple Of Love” – abrilhantada pelos backing vocals de Kai – contamina o público, que comemora como se fosse um gol anotado pelo seu clube preferido. O encore abre com a sinistra “Never Land (A Fragment)” funcionando como uma preparação para “Lucretia My Reflection” e “This Corrosion”, três pérolas do ‘Floodland’ que proporcionam uma verdadeira catarse coletiva, fazendo até o sisudo Andrew se render à platéia.

É claro que faltaram canções como “Walk Away”, “Vision Thing” e mesmo “No Time To Cry” que está apresentando o The Sisters Of Mercy para as novas gerações. Mas a sensação que fica desta turnê é de um Andrew Eldritch demonstrando bom humor em alguns momentos e uma banda rejuvenescida com muitos anos de estrada pela frente.

 

Formação:

Andrew Eldritch – vocal

Chris Catalyst – Doktor Avalanche operador

Ben Christo – guitarra e baixo

Kai – guitarra

Setlist

Don’t Drive On Ice
Crash And Burn
Ribbons
Doctor Jeep / Detonation Boulevard
More
I Will Call You
Alice
Dominion / Mother Russia
Summer
Giving Ground
Marian
But Genevieve
Eyes Of Caligula
Here
Quantum Baby
On The Beach
When I’m On Fire
Temple Of Love

Encore

Never Land (A Fragment)
Lucretia My Reflection
This Corrosion

Galeria do show