Essa pode ser chamada de “a semana do Judas Priest“. Ontem nós falamos sobre o álbum “Demolition“, caso você tenha perdido, poderá ler clicando AQUI. Hoje é dia de falarmos sobre um clássico da banda: “Screaming for Vengeance“, o nono álbum dos mestres da NWOBHM, lançado há 43 anos, em 17 de julho de 1982 e que é tema do nosso Memory Remains desta quinta-feira.
Apenas sete meses após o lançamento de “Point of Entry”, o antecessor do nosso homenageado, a banda entraria em estúdio, em meio a turnê que foi batizada de “World Wide Blitz Tour”. E todos viajaram paa Ibiza, na companhia do produtor Tom Allom, onde gravaram, no “Ibiza Sound Studio”, o álbum, que no primeiro momento se chamaria apenas “Vengeance”. Eles retornaram para cumprir as datas da turnê, porém, em janeiro de 1982, ainda não estavam satisfeitos com os resultados das gravações e resolveram refazer tudo, substituindo algumas músicas já gravadas por outras que foram compostas depois da primeira sessão de gravações.
Em abril de 1982, o material gravado atravessou o atlântico para ser mixado no “Beejay Recording Studio”, em Orlando, Flórida. Em entrevista à época, Glenn Tipton disse que a banda optou por substituir cinco músicas. Aspas para o guitarrista:
“Haviam escrito cinco melhores do que as que foram previamente gravadas”.
Em relação a capa, a banda optou por trocar o artista que havia sido responsável pela arte de “Point of Entry“, que é facilmente descrita por todos como a capa menos inspirada do Judas Priest. Então eles contrataram Dough Johnson, que criou a arte de capa. O pássaro de metal, se chama “The Hellion“, o mesmo nome da faixa instrumental que abre o disco. Na contracapa, há uma breve história que descreve a ave:
“De uma terra desconhecida e através dos céus distantes, veio um guerreiro alado. Não havia nada de sagrado, ninguém estava a salvo de The Hellion, que proliferava seu grito de batalha… gritando por vingança.”
Bolacha rolando, o Judas nos entrega um belíssimo álbum. São dez faixas, sendo uma instrumental, a já citada “The Hellion“. Aqui a banda trafega pelo Hard ‘n’ Heavy e podemos destacar as músicas “Electric Eye“, “Riding on the Wind“, “Bloodstone“, “You’ve Got Another Thing Comin‘”, além da faixa-título, fazem do disco a dádiva que ele é.
A recepção para “Screaming for Vengeance” foi a melhor possível: a crítica especializada encheu a banda de elogios, e os fãs abraçaram o álbum como um de seus favoritos. Enquanto no Brasil, a maioria dos fãs tem em “Painkiller“, o seu álbum favorito do Judas Priest, lá fora, muitos escolhem nosso aniversariante como o álbum número um, ou o número dois, do lado de “British Steel“, outra obra-prima lançada pela banda.
A fauxa “You’ve Got Another Thing Comin‘” foi lançada como single e também teve videoclipe. Esta música alcançou a posição de número 66 na “UK Singles Chart”, a 4ª na “Mainstream Rock Tracks” e a 69ª posição na “Billboard Hot 100”, sendo o único single do Judas Priest que figurou nas listas do famoso chart estadunidense. A clássica “Electric Eye” também figurou na “Mainstream Rock Tracks” e chegou a 38ª posição.
A banda saiu em turnê para divulgar este disco em agosto de 1982, que foi batizada de “Vengeance World Tour”, em que a banda tocou por cerca de sete meses, acompanhada de bandas como Iron Maiden, Uriah Heep, Krokus, entre outras. Em 2001, “Screaming for Vengeance” foi relançado com duas faixas bônus: “Prisoner of Your Eyes” e “Devil’s Child”. A primeira foi gravada durantes as sessões do álbum “Turbo” (1985) e a segunda é uma versão ao vivo gravada durante uma apresentação no Tennessee, em 1982,
Em 2012, para comemorar os 30 anos de lançamento, o play foi relançado com mais quatro faixas ao vivo, todas gravadas em uma apresentação em San Antonio, no ano de 1982, além das duas faixas que já haviam sido incluidas no relançamento de 2001.
“Screaming for Vengeance” é o álbum de maior sucesso comercial do quinteto britânico. Foram mais de dois milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. Recebeu dois discos de platina nos Estados Unidos e um de Platina no Canadá pelas vendas. E teve um bom desempenho nos charts ao redor do mundo: 11º lugar no Reino Unido, 17º na “Billboard 200”, 14º na Suécia e 26º na Noruega. E músicas deste play foram regravadas ao longo dos anos, como por exemplo: “Electric Eye” , ganhou versões de bandas como Helloween, Godsmack, Benediction, As I Lay Dying; a faixa “Screaming for Vengeance” foi homenageada por Sepultura Iced Earth e Virgin Steele, além da faixa “You’ve Got Another Thing Comin‘”, que foi regravada pela Metal Queen, a maravilhosa Doro Pesch e também pelo Vital Remains.
Por tudo isso, esse álbum merece e muito todos os confetes. O Judas Priest é uma instituição do Heavy Metal. Assim como o disco de hoje é um clássico indiscutível do estilo e como tal, é item obrigatório em qualquer coleção de um headbanger, É por isso que desejamos uma longa vida a este quinteto, que segue em plena atividade, tendo nos brindado no ano passado com o ótimo “Invencible Shield“.
Screaming for Vengeance – Judas Priest
Data de lançamento – 17/07/1982
Gravadora – CBS
Faixas:
01 – The Hellion
02 – Electric Eye
03 – Riding on the Wind
04 – Bloodstone
05 – (Take These) Chains
06 – Pain and Pleasure
07 – Screaming for Vengeance
08 – You’ve Got Another Thing Comin‘
09 – Fever
10 – Devil’s Child
Formação:
Rob Halford – vocal
GlennTipton – guitarra
KK. Dowing – guitarra
Ian Hill – baixo
Dave Holland – bateria