Memory Remains

Memory Remains: Biohazard – 33 anos de “Urban Discipline” e a única gravação pela Roadrunner

10 de novembro de 2025


Há 33 anos, em 10 de novembro de 1992, o Biohazard lançava “Urban Discipline“, o segundo álbum da discografia da banda novaiorquina e que é tema do nosso Memory Remains desta segunda-feira.

Após a excelente repercussão do álbum de estreia, lançado em 1990, por um selo pequeno, a Maze Records, que mesmo contando com pouca divulgação, chegou a vender 40 mil cópias, o que despertou o interesse de uma gigante, a Roadrunner, mas este foi o único álbum da banda pela gravadora. Aqui, o Biohazard começava a se tornar uma das bandas mais inovadoras e se tornava uma influência, no Hardcore, Rap e também no Mental.

As letras traziam uma realidade que ainda se mantém, como violência urbana, caos, críticas ao mundo musical que visava somente o lucro, críticas ao fascismo, que hoje está ainda mais atual do que no início dos anos 1990, o que nos leva a conclusão de que o álbum envelheceu muito bem e que os caras estavam na vanguarda.

Eles se juntaram ao produtor Warton Tiers e todos foram para o Fun City Studios, em Nova Iorque, por onde ficaram entre os meses de maio e junho de 1992. A mixagem aconteceu no Chung King House Of Metal, também em Nova Iorque. A banda optou por regravar novas versões para as músicas “Wrong Side of the Tracks” e “Hold my Own“, que fizeram parte do primeiro álbum.

O guitarrista/ vocalista Billy Graziadei falou que uma versão para a música “Five Blocks to the Subway” havia sido escrita e gravada para entrar em nosso aniversariante. Entretanto, a faixa foi deixada de lado, e no álbum posterior, “State of the World Address“, a banda pegou a música, trabalhou novamente nela e esta foi lançada no terceiro full-lenght do quarteto novaiorquino.

Dando play na bolacha, temos um álbum impecável do início ao fim. São 14 petardos, as duas músicas regravadas das quais citamos no parágrafo acima, além do cover para “We’re Only Gonna Die“, do Bad Religion. A duração total é de 56 minutos e os grandes clássicos do Biohazard foram forjados aqui, como “Punishment“, “Chamber Spins Three“, “Shades of Grey“, “Business“, a faixa-título e “Tears of Blood“, sem desmerecer as outras músicas que são igualmente maravilhosas.

A receptividade foi quase que unânime, tanto entre a crítica especializada, quanto pelos fãs, e o Biohazard se tornava um nome emergente na cena do Rock pesado, e as diversas influências mostravam que o público era bem diversificado, o que se reflete até os dias atuais. “Urban Discipline” vendeu mais de um milhão de cópias. Em 2005, a Rock Hard compilou uma lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos e nosso homenageado ficou na posição de número 277. O videoclipe para a música “Punishment” foi executado incessantemente na MTV, o que ajudou a deixar a banda mais conhecida.

O Biohazard saiu em turnê e tocou com diversas bandas, como o House of Pain, Sick of It All, Fishbone e o Kyuss. Em 1993, a banda de Rap/ Hardcore Onyx, gravou a música “Slam“, que teve o Biohazard como banda de apoio. E antes que a banda pudesse se organizar para começar o trabalho de composição do álbum sucessor, o Biohazard trocou a Roadrunner pela Warner.

Em 1998, o álbum foi relançado contendo versões demo para 4 faixas, “Business“, “Urban Discipline“, “Loss” e “Black and White and Red All Over“. Em 2022, para comemorar os 30 anos de lançamento do álbum, uma versão em LP duplo foi lançada pelo selo Run Out Groove. O Biohazard segue em plena atividade e “Urban Discipline” ainda é o álbum com o maior número músicas tocadas nos shows da banda.

Hoje é dia de celebrar esse belíssimo álbum. O Biohazard lançou no mês passado o excelente “Divided we Fall“, mostrando que o poderio da banda não se perdeu no tempo. Os fãs brasileiros tiveram a chance de vê-los em ação no ano passado quando se apresentaram no Rio e em São Paulo. Os fãs esperam vê-los novamente muito em breve.

Urban Discipline – Biohazard

Data de lançamento – 10/11/1992

Gravadora – Roadrunner

Faixas:

01 – Chamber Spins Three

02 – Punishment

03 – Shades of Grey

04 – Business

05 – Black and White and Red All Over

06 – Man With a Promise

07 – Disease

08 – Urban Discipline

09 – Loss

10 – Wrong Side of the Tracks

11 – Mistaken Identity

12 – We’re Only Gonna Die

13 – Tears of Blood

14 – Hold my Own

Formação:

Evan Seinfeld – baixo/ vocal

Billy Graziadei – guitarra base/ vocal

Bobby Hambel – guitarra base/ solo

Danny Schuler – bateria