hbNews

Transgalactica compartilha mais uma canção épica; Ouça “The Great Escape: Famine”

18 de novembro de 2025


A energia fervilhante do rock e metal ganha novos contornos com “The Great Escape: Famine”, o mais recente single do supergrupo Transgalactica. Em uma explosão de quase 5 minutos, a banda nos convida para um passeio vibrante pelos becos sombrios do metal alternativo com algo a mais – em uma canção viciante que realmente é recheada de influências.

Uma crueza sonora e uma energia desenfreada. As composições são diretas, com ênfase em acordes técnicos e densos que criam um som visceral e poderoso. “The Great Escape: Famine” marca o início de uma nova jornada para a nova e amadurecida Transgalactica.

“Great Escape Famine”, a segunda música do álbum ‘Onwards And Upwards’, e a segunda parte da trilogia Great Escape, é baseada em quatro temas de dois concertos para violino de Prokofiev, que compõem toda a música (introdução, estrofes, refrão e ponte), exceto pelo solo de guitarra no final.

Este lançamento eletrizante é uma prova do ritmo imparável da banda, entregando um uppercut sonoro que combina a nostalgia épica com inovação musical de ponta. O tema da música é melhor explicado pelo próprio Steven Pinker, que escreve em seu livro Rationality: “A humanidade sempre lutou para produzir calorias e proteínas suficientes para se alimentar, com a fome a apenas uma má colheita de distância. Mas a fome hoje foi dizimada na maior parte do mundo: a subnutrição e o nanismo estão em declínio, e as fomes agora afligem apenas as regiões mais remotas e devastadas pela guerra, um problema não de falta de comida, mas de barreiras para levá-la aos famintos.”

Após singles de sucesso, agora a banda em ascensão entrega outra boa pérola nostálgica. A canção está recheada de referências, dando uma atmosfera super nostálgica perfeita do metal sinfônico, progressivo e sensibilidade do folk. Definitivamente, Transgalactica se mostra cada vez mais surpreendente, com certeza tem a inspiração e a pegada de ícones que estamos acostumados a ouvir, e isso é excelentemente bom! É uma banda para se manter atenção.

Continuamos falando de referências de alto nível do rock e metal, e comparar ao Transgalactica  é saber que virá um sinônimo de nostalgia e de deleite musical. Esse banda é para aqueles fãs nostálgicos e os que buscam algo novo, então não há chances de errar ao adicionar Transgalactica na playlist. “Great Escape Famine” traz a sonoridade do metal com uma roupagem mais atual, onde a proposta da banda é simples e muito acertiva. Transgalactica abusa de boas referências, mas usa a receita clássica na medida certa, sabendo aproveitar o que já existe e colocando seus temperos.

De uma maneira muito eficaz, a banda tempera a canção combinados seu vocais épicos e naturais, com riffs potentes e característicos, bateria que segue o ritmo denso, e peso que provocam fascínio de maneira natural. Temos uma obra inspiradora e também muito nostálgica, que carrega referências de ícones de músicas pesadas mas melódicas, e assim como os grandes artistas, Transgalactica está no caminho certo para ser um nome em ascensão no cenário musical. A música abraça o ouvinte no primeiro segundo, o que coloca a banda com uma reputação como uma das maiores bandas revelação da atualidade.

Transgalactica é uma banda de rock progressivo e metal formada por pai e filho, de Cracóvia, Polônia, uma das cidades mais bonitas do mundo. Nossa música remete às bandas de rock sinfônico com as quais Tomasz cresceu, principalmente os Big Four: Genesis, Yes, Pink Floyd e King Crimson. Também nos inspiramos em compositores clássicos como Bach, Bizet, Saint-Saëns, Sibelius, Verdi, Prokofiev e… The Beatles.

A dupla polonesa Transgalactica coloca música na psicologia Curioso sobre os ensinamentos do psicólogo cognitivo Steven Pinker? Se você acredita que a música alimenta a alma, então você está prestes a se divertir! A música da dupla polonesa  Tansgalactica, inspirada nas palavras e teorias do psicólogo, linguista e proeminente cientista Steven Pinker, foi criada para fazer você pensar.

Tomasz Bieroń, com seu filho, Filip, compõe as ideias que o cativaram em músicas com os sons de Hard/Progressive Rock que ele mesmo adora. O primeiro álbum do Tansgalactica, “Better Angels”, foi lançado originalmente em 2023. O Tansgalactica tem um som único. Apenas duas peças são acompanhadas por bateria ou percussão, pois Tomasz acreditava que dessa forma conseguiria encaixar mais efeitos harmônicos e tonais em detrimento do ritmo.
Como acontece com todas as suas músicas, e de fato, com sua própria origem, as músicas do álbum são pensadas
e apaixonadas nas ideias que tentam transmitir.

A dupla de pai e filho, Tomasz e Filip Bieroń, escreve música ambiciosamente progressiva com inspiração clássica,
com letras que promovem a visão de mundo salvadora apresentada pelo psicólogo de Harvard, Steven Pinker. Tomasz descobriu os escritos de Pinker em seu trabalho como tradutor. Ele traduziu obras de muitos escritores famosos para o polonês, incluindo as de Emily Brontë, Virginia Woolf, Paul Bowles, Francis Fukuyama, Saul Bellow,
Umberto Eco, Arundhati Roy e outros. Em 2022, inspirado por seu filho, então com 21 anos, Tomasz decidiu compor músicas. Steven Pinker’s, Better Angels of Our Nature e Enlightenment Now e a visão de mundo contida nelas causaram uma impressão tão grande em Tomasz que ele decidiu promovê-las em sua obra musical, com a permissão do Professor Pinker. Eles estão agora relançando suas músicas com novos vocais do músico chileno Lukky Sparxx.

Acompanhe Transgalactica nas redes sociais:

https://transgalactica.bandzoogle.com/
https://www.facebook.com/profile.php?id=61578446495194
https://www.instagram.com/transgalaktica/