Nordic Hamster, um duo de metal progressivo originário de Orlando, Flórida, emerge com seu novo EP ‘The Battle For Christmas’, trazendo uma sonoridade crua e direta, que vai agradar especialmente os fãs do estilo mais tradicional do gênero. Composta pelos amigos de longa data, Cody Nordine nos vocais e Cody Hamilton na guitarra, a banda entrega uma performance densa e brutal nas 2 faixas do EP, deixando a época de fetividades de final do ano mais brutal.
Como de costume, Nordic Hamster lança suas músicas para o Natal ficar mais animado, como o lançamento de 2022 “A very Nordic Hamster Christmas”
A abertura com “Fill My Stocking” é um convite para o mundo pesado e sombrio de Nordic Hamster, com riffs pesados e vocais guturais intensos. A canção mantém o ritmo cadenciado e grave, emulando o som gordo e distorcido do Death Metal americano, mas mesclando cm vocais melódicos, em dueto, trazendo a energia do metalcore.
Essa faixa mescla o clima natalino com o metal agressivo característico do grupo. Atente-se ao detalhe de ouvirmos os trastejos dos dedos escorregando nas cordas distorcidas, que criam ruídos agudos e enfatizam ainda mais a violência do som. Outro detalhe interessante é o refrão com vocais femininos e uma sonoridade que traz toques do folk metal europeu, lembrando bandas como Finntroll, Ensiferum e um tom teatral de Avatar.
“Krampus: The Battle For Christmas” continua a brutalidade, mas agora sim sentimos todo o peso do death metal, que explode de agressividade com riffs sinuosos que vem e voltam e convidam a todos para bater cabeça – puro suco do metal, uma tempestade sonora. Essa faixa é ótima, com mudanças de ambiente e melodia pesada e técnica, encerrando o ano da melhor maneira.
É uma faixa dilacerante, com uma introdução pesada e vocais rasgados mesclado a guturais agressivos, que se apresenta como um encerramento épico, afinal é a faixa mais complexa e diferente do EP, com variações rítmicas e um trabalho de solo mais melódico, a faixa é uma explosão de dinamismo sonoro brutal e incontestável. A quebra de clima (mas digo isso com tom de elogio e audácia) vem com os vocais femininos angelicais que tornam a faixa mais melódica.
É importante notar que Nordic Hamster se aventura muito além dos limites do estilo tradicional de death metal/metalcore – além do tom cômico da temática e nome da banda. O grupo não pisa no freio quando o assunto é criar melodias mais inovadoras e não convencionais. Isso resulta em um som bem executado e fiel às raízes do gênero, mas que oferece grandes surpresas ou inovação. Para aqueles que são fãs do estilo mais tradicional, o duo oferece exatamente o que se espera: riffs pesados, vocais guturais e uma atmosfera sombria. Para os apreciadores de um com influências que inova, ‘The Battle For Christmas’é um prato cheio, mantendo-se fiel aos fundamentos do gênero mas explorarando novos territórios sonoros.