Há 16 anos, em 19 de janeiro de 2010, o Six Feet Under lançava “Graveyard Classics III“, o terceiro álbum de covers inusitados que a banda de Chris Barnes costuma fazer, e que é tema do nosso Memory Remains desta segunda-feira.
A banda havia lançado o álbum “Death Rituals“, dois anos antes e após a turnê, eles se dividiram entre dois estúdios para a gravação: as partes de bateria foram registradas no Redneck Studios, enquanto que os demais instrumentos, mais os vocais, foram gravados no D.O.I. Digital Audio, ambos localizados na Flórida. A mixagem aconteceu no Audiohammer Studios e foi feita por Mark Lewis, durante o segundo semestre de 2009.
Se seis anos antes, o Six Feet Under havia sido ambicioso ao ponto de gravar o clássico álbum “Highway to Hell“, do AC/DC, nesta nova versão da “franquia”, eles apostaram em diversificar as bandas e os estilos, como no primeiro álbum. Então, aqui temos desde nomes consagrados do Thrash Metal como Metallica e Slayer, até bandas como Van Halen, Anvil, Twisted Sister, Exciter e Mercyful Fate, além de também prestar homenagem ao Ramones, ícones do Punk Rock novaiorquino.
Um álbum de covers nem sempre é muito bem recebido, mas no caso do Six Feet Under, acaba gerando uma curiosidade enorme, por se tratar de bandas que em teoria, não seriam referências naturais para uma banda de Death Metal. Mas aí está a diferença que Chris Barnes costuma colocar nestas versões. Por fugir do óbvio, muitas vezes a surpresa é bastante agradável. Ainda que não tenham sido os inventores do chamado Death N’ Roll, o Six Feet Under foi a banda que popularizou essa vertente. Às vezes dá certo, outras vezes, nem tanto.
Em nosso aniversariante, o SFU traz dez canções e duração de 46 minutos, onde podemos destacar as óbvias “The Frayed Eyes of Sanity”, gravada pelo Metallica em “... And Justice for All” e “At Down They Sleep“, que o Slayer eternizou em “Hell Awaits“. Outras, como “A Dangeours Meeting“, que o Mercyful Fate gravou no clássico “Don’t Break the Oath” e “Destroyer“, gravada pelo Twisted Sister em “Under the Blade“, o disco de estreia da banda, esta última ficou absurdamente pesada e surpreendeu de maneira bastante satisfatória.
“Graveyard Classics III” recebeu três de cinco estrelas em uma avaliação no site Allmusic e enfrenta bastante resistência entre os fãs de Metal de maneira geral e muito provavelmente não seja tão bom quanto o primeiro “Graveyard Classics“. O álbum é também o último a contar com o baixista Terry Butler e o baterista Greg Gall, que são cunhados e estavam na banda desde os primórdios. Eles saíram no ano de 2011. Greg Gall trocou o Six Feet Under pelo Obituary, onde permanece até hoje.
Seis anos depois, o Six Feet Under voltaria a gravar mais um álbum de covers, o “Graveyard Classics 4“, onde a banda tocou músicas do Iron Maiden e do Judas Priest. No mesmo ano, fizeram uma turnê, chamada Graveyard Classics Tour, onde algumas das músicas presentes em nosso aniversariante foram tocadas pela última vez ao vivo. São os casos de “The Frayed Eyes of Sanity“, “At Down They Sleep“, “Metal on Metal” e “Snap Your Fingers, Snap Your Neck“, que desde então não são mais tocadas ao vivo.
Ainda que a banda tenha uma enorme dificuldade em furar a bolha criada pelos fãs de Metal de maneira geral, é inegável que o Six Feet Under tem procurado sempre fazer algo diferente. Este “Graveyard Classics III” é a prova de que em alguns momentos, as escolhas podem dar bons frutos. A banda continua em plena atividade, agora contando com Jack Owen na guitarra, que está desde 2017 refazendo a parceria dos velhos tempos de Cannibal Corpse.
E hoje é dia de celebrar mais um aniversário deste álbum, enquanto aguardamos a banda produzir o sucessor de “Killing for Revenge“, lançado em maio de 2024. Mesmo dividindo opiniões, longa vida ao Six Feet Under.

Graveyard Classics III – Six Feet Under
Data de lançamento – 19/01/2010
Gravadora – Metal Blade
Faixas:
01 – A Dangerous Meeting
02 – Metal on Metal
03 – The Frayed Ends of Sanity
04 – At Dawn They Sleep
05 – Not Fragile
06 – On Fire
07 – Pounding Metal
08 – Destroyer
09 – Psychotherapy
10 – Snap Your Fingers, Snap Your Neck
Formação:
- Chris Barnes – vocal
- Steve Swanson – guitarra
- Terry Butler – baixo
- Greg Gall – bateria