Memory Remains

Memory Remains: The Rolling Stones – 61 anos de “The Rolling Stones, Now”

Memory Remains: The Rolling Stones – 61 anos de “The Rolling Stones, Now”

13 de fevereiro de 2026


Há 61 anos, em 13 de fevereiro de 1965, o The Rolling Stones lançava “The Rolling Stones, Now”, o terceiro álbum na discografia estadunidense da banda, e que é tema do nosso Memory Remains desta sexta-feira de carnaval.

Nosso aniversariante é formado por sete canções que estiveram presentes no álbum “The Rolling Stones No 2“, o segundo álbum da discografia da banda no Reino Unido, além de outras músicas que entrariam no álbum “Out of Our Heads“, lançado em agosto de 1965, somente na terra natal da banda, já que nesta época era normal as bandas lançarem álbuns diferentes ou com versões diferentes nos Estados Unidos e Reino Unido.

A música “Surprise, Surprise” havia sido lançada somente neste álbum, até que no ano de 1989, acabou saindo no Reino Unido na coletânea “The Rolling Stones Singles Collection“. A letra fala sobre um homem que percebe que sua parceira está mentindo para ele, enquanto finge que está tudo bem.

Mick Jagger e Keith Richards foram os responsáveis pela composição de 4 das músicas presentes em “The Rolling Stones, Now“, e isso mostra como a dupla estava crescendo como compositores. Além das músicas autorais, o álbum é composto por 4 covers. “Down Home Girl” e “Mona“, de Bo Diddley, “Pain my Heart“, de Otis Redding, e “Oh Baby (We Got a Good Thing Goin’)”, de Barbara Lynn.

A banda gravou as musicas em dois estúdios, entre os dias 10 de junho e 8 de novembro de 1964: o estúdio da Chess Records, em Chicago, e também no estúdio da RCA Records, localizado em Hollywood. Em 1964, o produtor Andrew Loog Oldham teceu elogios ao último estúdio citado. Aspas para ele:

“Tudo lá no RCA era maravilhoso. Nós realmente nos isolamos de tudo. Os rapazes gravaram por 15 horas sem parar. Eu ainda passei outras 3 horas no estúdio fazendo overdubs e editando as coisas. Esta sessão produziu um novo som dos Rolling Stones, e certamente trouxe o melhor de Keith, cuja prática era magnífica.”

Dando play no álbum, temos 12 canções em quase 36 minutos, que parecem breves. Os destaques do álbum ficam por conta de músicas como “Everybody Needs Somebody to Love“, “You Can’t Catch me“, e “Off the Hook“, o que garante uma audição bastante agradável.

A receptividade ao álbum foi a melhor possível, tanto por parte dos críticos, que elogiaram muito o nosso homenageado, quanto pelos fãs, que compraram o álbum, fazendo com quem ele alcançasse a 2ª posição nas paradas australianas, além do 5° lugar na “Billboard 200“. Foi certificado com Disco de Ouro nos Estados Unidos.

Em agosto de 2002, o álbum foi lançado com nova masterização e mixagens em estéreo para as músicas “Heart of Stone“, “What a Shame” e “Down The Road Apiece“, em embalagem digipack, que saiu pela ABKCO Records. Um ano depois, a revista Rolling Stone fez a sua lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos e nosso aniversariante ficou na 181ª posição.

Apesar de todo reconhecimento do álbum, a banda não costuma tocar suas músicas nos shows. A última vez que a música “Heart of Stone” foi apresentada pela banda, aconteceu em novembro de 2002, durante uma apresentação na Califórnia. De toda a discografia do The Rolling Stones, o play é o quarto com menor número de músicas tocadas ao vivo, que só aconteceu em 1965 e em 2002. O sucesso viria ainda maior com “Out of Our Heads“.

A banda prepara um novo álbum para este ano, e em 2025 deu uma pausa nos shows para que Keith Richards pudesse tratar de uma artrite, que o obrigou a mudar seu jeito de tocar guitarra. Este será o primeiro álbum sem o baterista Charlie Watts, que nos deixou em 2021. Vamos celebrar mais um aniversário deste play, enquanto desfrutamos os últimos momentos de uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos.

The Rolling Stones Now – The Rolling Stones

Data de lançamento – 13/02/1965

Gravadora – London Records

 

Faixas:

01 – Everybody Needs Somebody to Love

02 – Down Home Girl

03 – You Can’t Catch Me

04 – Heart of Stone

05 – What a Shame

06 – Mona (I Need You Baby)

07 – Down the Road Apiece

08 – Off the Hook

09 – Pain in My Heart

10 – Oh Baby (We Got a Good Thing Goin’)

11 – Little Red Rooster

12 – Surprise, Surprise

 

Formação:

  • Mick Jagger – vocal/ gaita/ pandeiro/ percussão
  • Keith Richards – guitarra/ backing vocal
  • Brian Jones – guitarra/ slide guitar
  • Charlie Watts – bateria/ percussão
  • Bill Wyman – baixo/ backing vocal

 

Participações especiais:

  • Jack Nitzsche – piano/ pandeiro
  • Ian Stewart – piano