Shows

Billy Idol: Ainda dançando, entrega apresentação poderosa em São Paulo

Billy Idol: Ainda dançando, entrega apresentação poderosa em São Paulo

9 de novembro de 2025


Crédito das fotos: Stephan Solon

Billy Idol começou sua trajetória musical no meio do furacão punk que assolava o Reino Unido na segunda metade da década de setenta nas bandas Chelsea e Generation X. Com o fim do Generation X, mudou-se para os Estados Unidos iniciando uma bem sucedida carreira solo ao lado do guitarrista Steven Stevens, seu parceiro até os dias atuais.

Após três anos, Billy idol retorna com a turnê ‘It’s a Nice Day to…Tour Again!’ para dois shows em terras brasileiras: dia 08 de novembro em São Paulo no Vibra e dia 12 em Curitiba.

A apresentação inicial ficou a cargo de Supla e Os Punks De Butique. Com uma carreira iniciada na década de oitenta à frente do Tokyo, Supla é um dos músicos mais emblemáticos do rock nacional e sua escolha é bastante óbvia. Claramente influenciado por Billy Idol – ele sempre declarou ser fã do cantor – lançou nesse ano seu último álbum, ‘Nada Foi Em Vão’.

Crédito: Stephan Solon

Iniciando com “Be My Baby”, cover de The Ronettes, foram enfileiradas nove músicas em pouco mais de quinze minutos! “Sampa”, “Cenas De Ciume”, “Encoleirado” são executadas com um ‘toque’ mais punk. Após esse começo fulminante, uma de suas canções mais conhecida, “Green Hair (Japa Girl)”, acaba se tornando um dos poucos momentos ‘calmos’ da apresentação.

Acompanhado pelos ótimos ‘Punks De Butique’, Supla carrega o show de forma descontraída apresentando canções de seu mais recente álbum e intercalando-as com versões devidamente ‘rockerizadas’ de clássicos como “Let’s Dance” (David Bowie), “Stand By Me” (Ben E. King), “She Loves You” (The Beatles) e “I Wanna Be Your Man” (Lennon e McCartney) onde mostrou sua habilidade como baterista.

O final relembrou seu início de carreira com “Humanos” e “Garota de Berlim”, canções que fazem parte do momento mais glorioso vivido pelo rock nacional.

Em 45 minutos, a melhor definição para essa apresentação de Supla e Os Punks De Butique é ‘divertida’, como todo show de rock deve ser.

Formação:

Supla – vocal

Filipe Lima – bateria

Henrique Cabreira – guitarra

Edu Hollywood – baixo

Mateus Schanoski – teclados

Crédito: Stephan Solon

Após uma introdução, Billy Idol inicia “Still Dancing” com sua letra que diz “foi uma longa jornada / mas ainda estou dançando” parecendo fazer um paralelo com seu primeiro sucesso, “Dancing With Myself”. A sequencia é uma das canções mais explosivas de seu repertório, “Cradle Of Love”.

Prestes a completar setenta anos, Billy idol ainda mantém viva a chama de um verdadeiro ‘true rocker’, dominando o palco e interagindo com seus fãs e a excelente banda que o acompanha, além do vozeirão em forma. Como todo mestre de cerimônia, conta alguns ‘causos’ antes de cada canção: “ouvi o disco ‘Like A Virgin’ da Madonna e ‘Love Don’t Live Here Anymore’ é uma excelente canção”, abrindo espaço para a backing vocal Kitten Kuroi brilhar. Outro que brilha em vários momentos é o excepcional Steve Stevens com seus solos virtuosos, chegando a revisar momentos de Led Zeppelin e Van Halen.

O setlist, baseado em canções da década de oitenta e do seu último lançamento “Dream Into It”, tornou a apresentação um contraste entre a ‘calmaria’ e o delírio coletivo que acontecia quando canções como “Mony Mony” – cover de Tommy James & the Shondells, mas presente em seu setlist desde o início de sua carreira – ecoavam. E claro que teve “Eyes Without A Face” em um dos momentos mais legais da noite.

Sua antiga banda Generation X é lembrada com “Ready Steady Go”, canção mais punk do setlist, incendiando a platéia para a parte final do show com duas pérolas do ‘Rebel Yell’: “Blue Highway” e o ‘more, more, more’ da faixa título cantado por todos.

“Dancing With Myself” é uma perfeita junção de riff / solo / refrão abrindo o encore para a sequencia com “Hot In The City” – é claro que Billy mudou a letra para ‘Sao Paulo / Hot In The City Tonight’, apesar da noite paulistana não apresentar nada de ‘hot’….. “People I Love” e “White Wedding” finalizam a apresentação de forma grandiosa.

Após o show, apresentou a banda individualmente e agradeceu muito a multidão que o reverenciava. Billy Idol passou por várias situações em sua vida, como a quase overdose em 1984 e o acidente de moto quase fatal que sofreu no início de 1990 – quem viu sua apresentação no Rock in Rio do ano seguinte pôde conferir sua dificuldade em movimentar-se pelo palco. Esses ‘quases’ acabaram por moldar um artista realmente agradecido por subir no palco e se entregar em apresentações apoteóticas, como a que presenciamos nessa noite.

Formação:

Billy Idol: vocal

Steve Stevens: guitarra

Stephen McGrath: baixo

Billy Morrison: guitarra

Erik Eldenius: bateria

Paul Trudeau: teclados

Kitten Kuroi: backing vocal

Jessica Childress: backing vocal

Setlist

Still Dancing
Cradle Of Love
Flesh For Fantasy
77
Eyes Without A Face
Steve Stevens Guitar Solo / Over The Hills And Far Away / Stairway To Heaven / Eruption
Mony Mony
Love Don’t Live Here Anymore
Too Much Fun
Gimme The Weight
Ready Steady Go
Blue Highway
Rebel Yell

Encore

Dancing With Myself
Hot In the City
People I Love
White Wedding

Galeria do show