Shows

Dirkschneider dá uma aula de heavy metal e celebra álbum histórico com fãs brasileiros

Dirkschneider dá uma aula de heavy metal e celebra álbum histórico com fãs brasileiros

12 de novembro de 2024


Os fãs brasileiros de Accept têm muito a comemorar no ano de 2024. Além de uma turnê de sucesso do grupo alemão em maio, a última segunda-feira (11) contou com uma apresentação incrível da banda Dirkschneider. Produzido pela Overload, o projeto de Udo Dirkschneider apresenta apenas faixas de sua época no Accept.

Acompanhado dos mesmos músicos de sua banda solo, U.D.O., o vocalista alemão celebrou em São Paulo o primeiro show completo de sua nova turnê mundial, turnê essa que celebra o aniversário de quarenta anos do clássico absoluto “Balls to the Wall”, disco importantíssimo na história do heavy metal mundial, assim como um dos mais aclamados álbuns de sua antiga banda.

Foi pontualmente às 20h30 que “Living After Midnight”, do Judas Priest, foi colocada no som ambiente da casa para aquecer o público. O pequeno Udo subiu no palco logo depois da música acompanhado de Andrey Smirnov (guitarra), Peter Balder (baixo), Fabian Dee Dammers (guitarra) e de seu filho Sven Dirkschneider (bateria) iniciando o show com “Fast as a Shark” e “Up to the Limit”

Para anunciar “Midnight Mover”, Udo brincou que geralmente “tocavam essa música mais perto da meia noite”. A canção também contou com a clássica dancinha coreografada dos guitarristas, o que sempre é muito divertido de se ver ao vivo. Andrey e Fabian assumem as guitarras com maestria, reproduzindo todo o peso e técnica dos riffs clássicos.

Depois de “Living for Tonite”, o público gritou pelo nome do lendário vocalista. Nesse momento, Sven aproveitou para acompanhar o público e puxar “Princess of the Dawn”, com direito ao público acompanhar a melodia do riff. Esta foi apenas uma de várias músicas onde a banda convidava os fãs, sempre solícitos, para cantarem melodias e riffs marcantes.

“Flash Rockin’ Man” precedeu “Metal Heart”, importante clássico do Accept que colocou o Carioca Club animou os fãs a cantarem com Dirkschneider. Apesar do tempo, a voz de Udo parecia pouco cansada. Pelo contrário, o alemão soava muitíssimo bem. Com idade próxima a Udo, Peter entregava um show à parte no contrabaixo, com uma animada performance que chamava a atenção dos presentes.

A banda deixou o palco para que uma narração anunciasse ao público o momento mais esperado da noite: a execução do clássico “Balls To The Wall” em sua versão integral. A faixa título do disco, primeira do álbum, levou o público presente à loucura. Um dos maiores hinos da música pesada, não há uma pessoa que conheça metal clássico que não se arrepie ao ouvir o riff de “Balls to the Wall”. Com o refrão cantado a plenos pulmões, a faixa foi um dos pontos altos do concerto.

Dando sequência, “London Leatherboys”, “Fight it Back” e “Head Over Heels” precederam “Losing More Than You’ve Ever Had”, faixa nunca tocada ao vivo pelo Accept. Quando Udo disse no palco que ela nunca tinha sido tocada antes na história, Peter o corrigiu, já que eles haviam tocado-a duas noites antes na Colômbia, fazendo, desta vez, sua segunda performance ao vivo e arrancou risadas do público. Na banda desde o ano passado, Peter foi companheiro do vocalista no Accept, sendo o responsável pelo baixo do disco aniversariante.

O lado B do disco foi iniciado com “Love Child”. “Turn me On” e “Losers and Winners” contaram com a participação do público nos refrões, algo que prevaleceu por todo o concerto. “Guardians of the Night”, segundo o cantor, também foi executada ao vivo pela segunda vez na história, porém, há alguns registros de que o Accept executou a música em uma turnê em 1983. Encerrando o disco, a balada “Winter Dreams” trouxe um momento de calmaria antes de “Burning” encerrar o show de vez.

Em uma aula de heavy metal, Udo e sua banda fizeram a alegria dos fãs que marcaram presença em plena segunda-feira à noite. A presença de Peter Baltes ao lado do cantor alemão apenas abrilhantou ainda mais a festa que celebra um disco tão importante. Aliado a isso, a qualidade de som da casa tornou o espetáculo ainda mais interessante. Mesmo sem ficar muito tempo sem vir ao país – sua última vez aconteceu em 2022 – o número de fãs que optaram por iniciar a semana em um show de heavy metal mostra, além da força do metal tradicional no Brasil, que Udo é muito mais que bem vindo no país.

 

SETLIST – DIRKSCHNEIDER

1 – Fast as a Shark

2 – Up to the Limit

3 – Midnight Mover

4 – Breaker

5 – Living for Tonite

6 – Princess of the Dawn

7 – Flash Rockin’ Man

8 – Metal Heart

9 – Balls to the Wall

10 – London Leatherboys

11 – Fight it Back

12 – Head Over Heels

13 – Losing More Than You’ve Ever Head

14 – Love Child

15 – Turn Me On

16 – Loser and Winners

17 – Guardians of the Night

18 – Winter Dreams

19 – Burning

Galeria do show