Shows

Girlschool e Alcatrazz lideram uma esplêndida celebração ao heavy metal em Lisboa

Girlschool e Alcatrazz lideram uma esplêndida celebração ao heavy metal em Lisboa

7 de setembro de 2022


Jéssica Marinho

A banda britânica Girlschool e a americana Alcatrazz lideram uma esplêndida celebração ao heavy metal em Lisboa na última noite de terça-feira, dia 06 de setembro. A casa estava cheia, para um dia de semana, com muitos fãs que aguardavam ansiosos pelos shows, em especial, muitas mulheres presentes e fãs de Girlschool que carregavam discos e CDs para conseguir autógrafos.

A noite no RCA Club começou em ponto às 20h30 com a primeira banda: Alcatrazz – com Doogie White nos vocais. Formada em 1983 tocando uma mistura de hard rock melódico e progressivo, esta é a banda que contou com com o guitarrista Yngwie Malmsteen e depois com Steve Vai. De 1983 a 1987 a banda, teve o ex-vocalista do Rainbow e MSG Graham Bonnett ao lado de Jimmy Waldo e Gary Shea (teclados e baixo respectivamente), e lançou três álbuns antes de se separar. Houve várias mudanças nos últimos anos e um clima tenso entre os membros, quando Bonnett se separou do grupo e assumiu o nome da banda juntando-se ao guitarrista Jeff Loomis.

Para esta noite, temos a versão do Alcatrazz com Joe Stump na guitarra, que mostra sua paixão e talento nas cordas, Gary Shea no baixo mantendo esses ritmos com Larry Paterson na bateria agitando e Jimmy Waldo que está preenchendo o show com os teclados, além de Doogie que tem uma voz potente e típica do heavy metal. Alcatrazz começa a noite no RCA com a faixa “Grace of God” do novo álbum ‘V’, lançado em 2021 e animou os headbangers presentes.

Com um setlist explosivo e agradável que revisita os clássicos da banda e alguns covers de Rainbow como “Wolf to the Moon” junto com o clássico “Ariel”, “Too Late for Tears” e “The Temple of the King” – que fechou o show – , e também as faixas de Michael Schenker Fest como “Take Me to the Church” e “Vigilante Man” – esta última do Michael Schenker’s Temple of Rock. A banda finaliza o show deixando um sentimento de satisfação entre o público, que pode presenciar uma banda com ótimos músicos que trazem uma bagagem enorme dentro do heavy metal e podem proporcionar espetáculos maravilhosos.

Setlist

1. Grace of God
2. Too Young to Die, Too Drunk to Live
3. Wolf to the Moon (Rainbow cover)
4. Turn of the Wheel
5. Take Me to the Church (Michael Schenker Fest cover)
6. Ariel (Rainbow cover)
7. Jet to Jet
8. Sword of Deliverance
9. Too Late for Tears (Rainbow cover)
10. God Blessed VIdeo
11. Vigilante Man (Michael Schenker’s Temple of Rock cover)
12. The Temple of the King (Rainbow cover)

Jéssica Marinho

Galeria de Fotos

Com mais de 40 anos de carreira, Girlschool é a banda de rock exclusivamente feminina mais antiga do mundo, que ficou associada ao movimento New Wave of British Heavy Metal e aos contemporâneos Motörhead, com quem fizeram várias colaborações e tiveram ajuda pessoal de Lemmy. Como uma amante de bandas femininas, fomos assistir pela primeira vez o show da Girlschool, esta é uma banda britânica lendária com reputação de fazer grandes shows, e nesta noite a banda superou as minhas expectativas. Elas já sobem no palco com muita energia e abrem seu set com “Demolition Boys” e, claro, “C’mon Let’s Go”. Com um repertório de ótimas músicas clássicas do final dos anos 70 e início dos anos 80, mas também músicas novas do último disco ‘Guilty as Sin’ (2015).

O retorno da baixista Tracey Lamb fez com que a banda voltasse a formação clássica, com a cofundadora e baterista Denise Dufortainda, a frontwoman e guitarrista Kim McAuliffe, que assumiu a frente da banda após a morte da vocalista original e guitarrista Kelly Johnson em 2007 e Jackie Chambers que agora é uma veterana de vinte anos com a banda, continua suas funções de guitarra principal.  O entrosamento da banda é perfeito, e há muitas piadas e conversas entre as integrantes durante o show, o que deixa o clima muito intimista e tornava o show mágico sendo um presente para os fãs de heavy metal. faltando 4 músicas para o final, a corda da guitarra de Kim McAuliffe arrebentou, e no meio de piadas e risos o show seguiu, e logo a guitarra estava de volta para o maior hit da banda: “Race With the Devil”.

As garotas lançaram alguns covers de clássicos que elas próprias gravaram e que estavam no setlist, como “Tush” do ZZ Top, “Bomber” do Motorhead e “Race With The Devil”, que foi originalmente gravada em 1968 pelo The Gun. Em um show nostálgico e celebrando o poder das mulheres no rock’n’roll, Girlschool fecha a noite com elegância e empoderamento, mostrando que o heavy metal está vivo e que elas estão mais poderosas do que nunca.

Setlist

  1. Demolition Boys
  2. C’mon Let’s Go
  3. The Hunter
  4. Hit and Run
  5. Guilty as Sin
  6. Action
  7. Future Flash
  8. Kick It Down
  9. Nothing to Lose
  10. Take It Like a Band
  11. Tush (ZZ Top cover)
  12. Race With the Devil (The Gun cover)
  13. Bomber (Motörhead cover)
  14. Emergency

Bis:
15. Screaming Blue Murder

Jéssica Marinho

Uma das mais antigas e famosas bandas femininas de rock, a carreira das Girlschool conta agora com mais de 40 anos, tendo começado em 1979 com o single “Take It All Away” e o seu álbum de estreia Demolition no ano seguinte.

Mas não vêm sozinhas: Alcatrazz e Asomvel farão a abertura desta grande noite de música ao vivo, que nos fará recuar aos saudosos anos 80.

Bilhetes à venda através da BOL, FESTICKET e nos locais habituais

RCA Club

Data: 06/09/22

Horário: 20h30

R. João Saraiva 18, 1700-249