Shows

Helloween e Hammerfall fazem fãs vibrarem com apresentação conjunta em São Paulo

Helloween e Hammerfall fazem fãs vibrarem com apresentação conjunta em São Paulo

9 de outubro de 2022


Carlos Pupo/Headbangers News

Fomos conferir a passagem da United Forces Tour 2022 da banda alemã Helloween pela capital paulista. Acompanhamos a apresentação “sold out” ocorrida neste último sábado, 08 de outubro, no Espaço Unimed, que contou com a abertura dos suecos do Hammerfall. Ainda haveria a apresentação deste domingo, dia 09, que até o momento da redação deste texto ainda tinham ingressos disponíveis para os setores de pista comum e premium.
O Hammerfall não decepcionou, os suecos já tem um relacionamento de longa data com os fãs brasileiros e jogou a “zona de conforto” com diversos hits como “Any Means Necessary”, “The Metal Age”, “Renegade”, “Last Man Standing”, “Let The Hammer Fall”, “Hammer High” e “Hearts On Fire”. A única música que tocaram do álbum mais recente foi Brotherhood, que integra “Hammer Of Dawn” que foi lançado este ano. Foi um show bem enxuto, que serviu de aquecimento para os headliners da noite. Que todos esperavam ansiosamente.

O fato da expectativa ser tão grande é que o Helloween lançou um dos melhores álbuns de sua carreira em 2021, extremamente clamado pela mídia especializada e também pelos fãs. Um indicador poderoso de que a reunião de Michael Kiske, Kai Hansen e Andi Deris na mesma formação foi algo incrivelmente bem-sucedido. Sucesso de público e de crítica, algo muito raro em tempos recentes no mundo do metal.
A entrada triunfante da banda foi logo com a faixa “Skyfall”, uma canção do álbum mais recente que é uma jornada de ficção científica com mais de 12 minutos que é de cair o queixo. Seguida de “Eagle Fly Free”, hit de 1988, para depois emendar na fantástica “Mass Pollution”, também do disco novo.
A partir da quarta música o grupo entrou em seu modo “desfile de hits”, incluindo aí toda a vasta discografia do Helloween em diferentes períodos como “Future World”, “Power”, “Heavy Metal (Is the Law)”, “Forever and One (Neverland)”, até o momento de uma pausa para o solo de guitarra de Sacha Gerstner.
Sacha, trajando sua indefectível jaqueta de couro naquele calor terrível que fazia em São Paulo (assim como os bravos Michael Kiske e Andi Deris), literalmente suava a camisa demonstrando sua habilidade. Aliás, na sequência demonstrou sua aptidão como compositor. Pois logo depois do seu solo foi executada “Best Time”, que ele mesmo compôs e que é uma das músicas com refrão mais “pegajoso” do novo álbum. Canção com uma letra muito positiva, muito necessária nos tempos que estamos vivendo pós-pandemia.
Depois disso, o Helloween voltou para as canções já há muito consagradas. Com um vídeo muito legal do já peculiar cientista maluco no telão na execução de “Dr. Stein”.
Aí vieram “How Many Tears”, “Perfect Gentleman”, “Keeper of the Seven Keys” e a apoteose de encerramento com “I Want Out”, depois de um período de tomada de fôlego. A única nota que desabona a apresentação é que acabou depois da meia-noite, fazendo infelizmente com que diversos fãs tivessem que sair antes do final do show por conta de encerramento da operação do Metrô. Mesmo assim, a experiência foi extremamente emocionante e vibrante. Obviamente lacunas no setlist podem ser eventualmente apontadas pelos mais chatos ou exigentes, mas para uma banda como o Helloween é praticamente impossível incluir tudo de bom que se produziu em quase quarenta anos de trajetória em apenas uma apresentação. Foi um show para seus fervorosos fãs, mas com o olhar apontado para adiante.

Setlist Hammerfall

Brotherhood
Any Means Necessary
The Metal Age
Hammer of Dawn
Renegade
Last Man Standing
Hero’s Return / On the Edge of Honour / Riders of the Storm / Crimson Thunder (Medley)
Let the Hammer Fall
(We Make) Sweden Rock
Hammer High
Hearts on Fire

Formação Hammerfall:
Joacim Cans (Vocal)
Oscar Dronjak (Guitarra)
Fredrik Larsson (Baixo)
Pontus Norgren (Guitarra)
David Wallin (Bateria)

Setlist Helloween

Skyfall
Eagle Fly Free
Mass Pollution
Future World
Power
Save Us
Walls of Jericho
Metal Invaders / Victim of Fate / Gorgar / Ride the Sky
Heavy Metal (Is the Law)
Forever and One (Neverland)

Solo de guitarra de Sacha Gerstner

Best Time
Dr. Stein
How Many Tears

Bis:
Perfect Gentleman
Keeper of the Seven Keys

Bis 2:
I Want Out

 

Formação Helloween:
Andi Deris (Vocal)
Michael Kiske (Vocal)
Kai Hansen (Guitarra e Vocal)
Sascha Gerstner (Guitarra)
Michael Weikath (Guitarra)
Markus Grosskopf (Baixo)
Dani Löble (Bateria)

Espaço Unimed

Data: 08/10/22

Horário: 20h

R. Tagipuru, 795 - Barra Funda