Shows

Iron Maiden novamente lota o estádio do Morumbi

Iron Maiden novamente lota o estádio do Morumbi

5 de setembro de 2022


Stephan Solon/Move Concerts

Poderia dizer que o Iron Maiden joga na “zona de conforto”, mas isso não chega a ser completamente verdade, pois os fãs da banda realmente gostam de ouvir os clássicos. E como a indústria da música gira em torno da vontade destes aficionados, em São Paulo foi mantido um setlist repleto de clássicos do longevo grupo britânico.

Como havia feito em Curitiba, em Ribeirão Preto e no Rock in Rio, o Iron Maiden trouxe ao público presente ao Estádio do Morumbi, na zona sul da capital paulista, exatamente o mesmo roteiro.

Com uma garoa fina e um tempo frio típico do inverno da cidade, o show iniciou com três músicas novas: “Senjutsu”, “Stratego” e “The Writing on the Wall”. Todas que integram o álbum Senjutsu, de 2021, amado por muitos e odiado por uma parcela equivalente da base de adoradores da “Donzela de Ferro”. Contudo, aparentemente estas são as faixas mais populares deste novo trabalho e foram cantadas a plenos pulmões por todos os presentes.

O que se seguiu, foi uma sequência para nenhum fã antigo se sentir deslocado ou insatisfeito. Diversas canções que estavam na ponta da língua de todos e tudo que já conhecemos muito bem com relação à banda. Pirotecnia, luzes em profusão, mudanças de cenário e a presença sempre indefectível do mascote Eddie, que desta vez veio em duas versões. A de samurai como na capa do novo álbum e como o já tradicional cavaleiro britânico de “The Trooper”.

O cenário no início do show acompanha a temática de Senjutsu, com referências à cultura japonesa. Mas as mudanças que ocorrem seguem a sequência do setlist, assim como a troca de figurino do vocalista Bruce Dickinson, o único que muda de roupa entre os integrantes da banda.

O fato é que o Iron Maiden segue uma fórmula muito bem definida ao longo de suas quase cinco décadas de existência. Tudo vai muito além da música, o espetáculo é valorizado em cada detalhe e o vigor de seus integrantes impressiona. Afinal, são todos senhores sexagenários (Nicko McBrain, mais velho da banda chegou aos 70 anos).

A performance da banda foi primorosa, levando em conta tudo que eu mencionei acima. Todos os ingressos disponíveis foram vendidos, inclusive na reta final até os mais caros da Pista Premium. Mas preciso apontar que o Maiden me passa a impressão de que ficou refém de sua própria grandeza. Fica claro que após exatamente um ano do lançamento do álbum Senjutsu, não se tenha tanto espaço para novidades no setlist.

Tudo é perfeitamente compreensível, pois há uma parcela esmagadora de seu público que talvez rejeite o novo e queira permanecer ouvindo o repertório de clássicos intocados. O direcionamento da sonoridade do grupo mudou muito nos últimos 20 anos, mas isso não se reflete no que é constantemente executado turnê após turnê.

Resumindo, em arena lotada o Iron Maiden joga para a torcida.

* Fotos da galeria: Stephan Solon/Move Concerts

 

Setlist:

Senjutsu

Stratego

The Writing on the Wall

Revelations

Blood Brothers

Sign of the Cross

Flight of Icarus

Fear of the Dark

Hallowed Be Thy Name

The Number of the Beast

Iron Maiden

 

Encore:

The Trooper

The Clansman

Run to the Hills

 

Encore 2:

Aces High

Estádio do Morumbi

Data: 04/09/22

Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi