Shows

Kool Metal Fest mistura black metal, death metal e hardcore mostrando que estamos prontos para muito mais

Kool Metal Fest mistura black metal, death metal e hardcore mostrando que estamos prontos para muito mais

1 de junho de 2022


Dani Moreira

A capital paulista recebeu em 29 de maio de 2022 o Kool Metal Fest, no Carioca Club. O evento contou com grandes nomes do metal extremo como Belphegor, Krisiun, NervoChaos e Crypta (em sua primeira vez ao vivo em São Paulo). Assim como os monstros do crossover do Cerberus Attack, o black metal visceral do Vazio e o lendário Ratos de Porão.

O festival teve início pontualmente às 13h30 com a banda Cerberus Attack tocando de forma surpreendentemente enérgica, uma verdadeira aula de presença de palco e animação. É muito bom ver bandas do underground paulista tomando espaço em festivais deste porte, pois vivemos em um tempo de crise cultural no Brasil. Envolto em escândalos e desinteresse midiático e público para com a música pesada.

Mas isso de forma nenhuma atrapalhou a ascensão dos companheiros do Cerberus Attack e muito menos interrompeu a roda destruidora formada ao som pesado dos caras em sua estreia no festival. Em seguida, teve lugar o black metal do Vazio em uma apresentação niilista, misantrópica e visceral, tocando sons dos álbuns “Death By Starvation” e “Eterno Aeon Obscuro”.

Depois teve vez o Crypta, banda de death metal feminino, extremamente influenciada pelo death metal old school e melódico com setlist de Echoes of The Soul, e com uma novidade: a nova guitarrista Jéssica Falchi, que é a substituta para o desfalque causado pela debandada de Sonia Anubis.

Um fato curioso é que após a apresentação, o merchandising do grupo estava absurdamente lotado, com direito a fila de espera e com brigas para conseguir uma camiseta da banda. Isso só demonstra o quão promissora é o nova empreitada de Luana Dametto e Fernanda Lira.

Seguindo o cronograma, os companheiros e também veteranos do NervoChaos trouxeram músicas do novo álbum “All Colors of Darkness” e clássicos como “Pazuzu is here” em seu setlist matador. Vale ressaltar a notável performance e presença de palco do vocalista Brian Stone, que pôs o festival abaixo com tamanha potência e desempenho.

Após uma pequena pausa para respirar, surge a brutalidade, presença e peso das cordas de Moyses Kolesne e Alex Camargo Kolesne e a metralhadora metálica de Max Kolesne, que assumem suas posiçōes. Como era de se esperar, colocam o palco do Carioca Clube abaixo e fazem o público ter então seu momento mais alto. Ao som de faixas como “Assassination”, “Blood of Lions” e “Combustion Inferno”, que virou hino na boca de cada espectador. A plateia vai a completa insanidade, como se as portas do inferno estivessem abertas. “Aqui é metal, doa a quem doer nessa porra” e ” Não temos rabo preso a ninguém” , exclamou Alex Camargo fazendo alusão a escândalos envolvendo a industria da música e o desvio de verbas e celebrando a união do cenário Metal.

Na etapa final tivemos uma das mais aguardadas bandas da noite, a satânico-messiânica apresentação do Belphegor com uma demora provavelmente causada pela restruturação do backline. A banda que já havia passado por aqui em 2018, nesta noite veio com uma novidade, o novo single “Virtus Asinaria – Prayer”, que integra o próximo álbum “The Devils” que terá estreia dia 24 de junho pela Nuclear Blast. É impressionante a forma como ambientam seus shows, com elementos de cenário como crânios e facas. Muito além da atuação do palco.

O encerramento da noite vai se aproximando, subindo ao palco a lendária banda Ratos de Porāo após mais um intervalo para troca do backline. Comemorando seu show de estreia do album Necropolítica e os 40 anos de carreira, tocam varias faixas do album como ” Alerta Antifacista”, “Passa Pano Pra Elite” “Aglomeração”, além de outros clássicos da história do grupo.

Apesar de todos os problemas técnicos relacionados ao som com Belphegor, Crypta e das outras bandas, foi um momento memorável e inesquecível para o público. Aguardemos as próximas edições do festival!

Galeria de Fotos

CERBERUS ATTACK:

1. Straight outta East side
2. Strategic Cut on Education
3. Fastest way to Die
4. Duck Parade
5. Abyss of Lost Souls
6. 3° World Kids
7. Harbinger of Decay

Galeria de Fotos

VAZIO:
1. Impiedosa Dissolução Astral (intro)
2. Elementais da Matéria Escura
3. Sob a Noite Espectral
4. Nascido do Fogo
5. O Chamado dos Mortos
6. Eterno Aeon Obscuro
7. Emanações Sinistras da Escuridão Primordial
8. Ancestral Rebelião
9. Eterno Vazio

Galeria de Fotos

NERVOCHAOS:

1.Whisperer in Darkness
2. Dark Chaotic Destruction
3. I Hate Your God
4. For Passion Not Fashion
5. Mind Under Siege
6. Feast of Cain
7. Dragged to Hell
8. Pazuzu is Here
9. Mighty Justice
10. Moloch Rise
11. Demonomania
12. Pure Hemp

Galeria de Fotos

CRYPTA:

1. Death Arcana
2. Possessed
3. Kali
4. Under the Black Wings
5. Starvation
6. Shadow Within
7. Dark Night of the Soul
8. From the Ashes

Galeria de Fotos

KRISIUN

1. Kings of Killing
2. Ravager
3. Combustion Inferno
4. Vengeance’s Revelation
5. Descending Abomination
6. Blood of Lions
7. Scourge of the Enthroned
8. Ace of Spades(Motörhead cover)
9. Hatred Inherit

Galeria de Fotos

BELPHEGOR:

1. Swinefever – Regent of Pigs
2. The Devil’s Son
3. Sanctus Diaboli Confidimus
4. Belphegor – Hell’s Ambassador
5. Stigma Diabolicum
6. Conjuring the Dead / Pactum in Aeternum
7. Lucifer Incestus
8. Virtus Asinaria
9. Baphomet

Galeria de Fotos

RATOS DE PORÃO:

1. Amazonia Nunca Mais
2. Morte ao Rei
3. Alerta Antifacista
4. Aglomeração
5. Crocodila
6. Beber ate Morrer
7. Necropolitica
8. Crusificados Pelo Sistema
9. V.C.D.M.S.A (Vivendo Cada Dia Mais Sujo e Agressivo)
10. Anarkophobia
11. Guerrear
12. Políticos em Nome do Povo
13. Sofrer
14. Caos
15. Difícil de Entender
16. Engrenagem
17. Toma Trouxa
18. Expresso da Escravidão
19. Conflito Violento
20. Paranoia Nuclear
21. Aids, Pop, Repressão
22. Suposicollor

Encore :
23. Igreja Universal
24. Crise Geral

Carioca Club

Data: 29/05/22

Horário: 14h

Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros