Shows

Moonspell traz o terremoto de Lisboa para São Paulo

Moonspell traz o terremoto de Lisboa para São Paulo

27 de abril de 2018


O vocalista Fernando Ribeiro, do Moonspell, no Carioca Club, nesta quinta-feira (26)

Carlos Pupo/Headbangers News

O vocalista Fernando Ribeiro, do Moonspell, no Carioca Club, nesta quinta-feira (26)

A banda portuguesa Moonspell relembrou em seu mais recente álbum 1755 uma das maiores tragédias de Portugal e um dos maiores terremotos registrados na Europa. Com este conceito lúgubre e de questionamento à vontade divina, o grupo lusitano trouxe ao palco do Carioca Club, em São Paulo, uma força e presença de palco admirável.
Outro feito notável foi a iluminação de palco, com todos os tons de vermelho, amarelo, azul e branco bem claros e marcados, fazendo a diferença no registro das imagens dos fotógrafos profissionais presentes. Além disso, as cruzes no palco, pesado casaco trajado pelo vocalista e até mesmo uma máscara como aquelas do “médico da peste” remetiam ao século XVIII. Sabemos que este tipo de máscara já era usada para a proteção contra a peste negra que assolou a Europa quatro séculos antes, mas deu clima mais amedrontador à apresentação.
Com uma “teatralidade” na medida certa, sem se tornar piegas ou entediante, a banda trouxe emoção ao setlist baseado fundamentalmente neste álbum-conceito. Houve espaço também para sucessos antigos como “Awake!”, “Vampiria”, “Alma Mater”, “Full Moon Madness” e “Ataegina”.
O vocalista Fernando Ribeiro exalava satisfação e com frequência fazia referência ao carinho e admiração que nutre pelo Brasil. Em certo momento, até se “infiltrou” em meio à plateia. De fato a banda toda parecia estar muito inspirada e as músicas do disco 1755 ficaram melhores ao vivo, este show poderia facilmente se tornar um DVD memorável para todos os fãs, caso isso tivesse sido programado. Vamos aguardar o DVD Lisboa Under the Spell, que foi gravado em Portugal em 2017 e que têm lançamento marcado para o verão europeu, como Fernando citou em entrevista ao Headbangers News.
Aliás, os fãs deram um show à parte. Comparecer numa quinta-feira à noite para um show de heavy metal nem sempre é uma tarefa fácil. Fato que deve ter afetado um pouco a venda de ingressos, pois a casa de shows não encheu totalmente. Temos que analisar novamente o contexto da grande sequência de shows internacionais que a capital paulista têm recebido e o cenário econômico nacional.
Alheio a estes questionamentos, o público cantou a todos os pulmões até mesmo as novas músicas e até mesmo a versão “dark” de Lanterna dos Afogados, um cover da banda brasileira Paralamas do Sucesso.
Medo, terror, suspense, clímax e peso. Os ingredientes para um grande show de heavy metal estiveram presentes nesta apresentação de 26 de abril na capital paulista, agora nos resta aguardar ansiosamente o regresso desta excelente banda com seus próximos projetos.

Carioca Club

Data: 26/04/18

Horário: 21h

Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros

11 3813-4524

www.cariocaclub.com.br/