Crédito da foto: Anderson Hildebrando/Roadie Crew
Domingo, dia 18 de junho, numa noite fria em São Paulo, tive o privilégio de contemplar pela primeira vez o show do Nile em sua turnê latino-americana. Apesar de alguns contratempos, como o atraso na abertura da casa que estava prevista para as 17h e ocorreu apenas às 19h30, resultando em um atraso no início da apresentação, o grupo foi recebido pelo público caloroso e ansioso por ver a banda conhecida pela perfeição de cada nota e qualidade das performances.
O show aconteceu numa casa pequena, o Jai Club, que não comportava o público fanático que disputava cada centímetro para conseguir o melhor ângulo. Infelizmente, não fiquei em um lugar privilegiado, mas, apesar da questão do espaço, pude apreciar todo o show com a qualidade sonora da casa. A falta de iluminação adequada e de um backdrop não tirou o brilho da apresentação, mas senti falta de uma banda de abertura para aquecer o público.
Quando o vocalista Karl Sanders subiu ao palco, teve o cuidado de afinar minuciosamente sua guitarra, mostrando respeito ao pequeno público presente (vale ressaltar que todos os ingressos foram vendidos). Às 20h30, o show começou com a introdução ‘Invocation of the Gate of Aat-Ankh-es-em-Ament’, seguida por ‘Sacrifice Unto Sebek’. Enquanto o público enlouquecia a cada nota, a qualidade do som nos permitia apreciar a técnica incontestável da banda. Fui surpreendida pelas habilidades de Scott Eames, concentrado e com um fôlego invejável.
Ao iniciar o clássico ‘Kafir’, a casa parecia ainda menor, e então vieram ‘Morsh’, para aumentar ainda mais o ‘calor humano’ (com ironia). Nos momentos mais altos da apresentação, tivemos ‘Vile Nilotic Rites’, ‘Longue Shadows of Dread’, ‘The Howling of the Jinn’ e, para finalizar, ‘Black Seeds of Vengeance’.
Ao final do espetáculo, a banda foi muito humilde ao atender os fãs com autógrafos, fotos e um pequeno bate-papo. Foi um dia memorável e superou minhas expectativas. Apesar das críticas mencionadas anteriormente, a apresentação foi impecável.
Setlist
1. Sacrifice Unto Sebek
2. Defiling the Gates of Ishtar
3. Kafir!
4. Call to Destruction
5. Vile Nilotic Rites
6. In the Name of Amun
7. Lashed to the Slave Stick
8. Sarcophagus
9. 4th Arra of Dagon
10. Long Shadows of Dread
11. The Howling of the Jinn
12. Black Seeds of Vengeance