Shows

Opeth faz show emocionante em São Paulo

Opeth faz show emocionante em São Paulo

9 de fevereiro de 2023


Dani Moreira/Headbangers News

Testemunhamos mais um show histórico da banda sueca Opeth em São Paulo. Formada por Mike Akerfeld, Martin Mendez, Joakim Svalberg, Fredrik Akesson e o novo baterista Waltteri Värynen trouxeram para o Terra SP um setlist que homenageou toda a trajetória de uma das bandas que mais diversificou seu estilo musical em toda a cena.

Com seu mais recente lançamento chamado In Cauda Venenum de 2019, Opeth acumulou elogios não apenas da imprensa, mas de seus assíduos fãs, estes que compareceram em massa numa das novas opções de casa de shows em Sampa – o Terra SP.

Com quatro colunas centrais, fãs se empurravam para tentar ver o palco completo. Este aqui que vos escreve, tentou achar um lugar em que a coluna se encaixasse sem atrapalhar a visão para os integrantes da banda – nem sempre bem sucedido. Parece que, no entanto isto não atrapalhou a maioria dos fãs que comemoravam cada música que a banda anunciava como um gol do Brasil.

A banda tocou faixas de todos os álbuns, mas o que mais me impressionou foram as histórias que Mike contava para dar um ponto histórico para cada música que citava. Uma das mais impactantes para o público brasileiro foi quando o músico apresentou a faixa ‘Under The Weeping Moon’ do álbum “Orchid” de 1995. Mike contou que na época eram mais próximos do Brasil do que imaginávamos. Anders Nordin um dos integrantes que ajudou a formar o Opeth e que na época era baterista da banda, era brasileiro e vivia na Suécia, pois foi adotado por suecos. Mike fez uma breve homenagem ao músico e desejou que estivesse lá para que testemunhasse a passagem da banda pelo seu país de nascimento.

A banda percorreu a discografia passando até pelo estranho Still Life com a faixa The Moor e por momentos extremos como a incrível Demon of the Fall de um dos registros que mais curto do Opeth com sangue nos olhos: My Arms, Your Hearse (1998). Músicas diferentes e mais obscuras como ‘Harvest’ do álbum Blackwater Park ou até a mais recente The Devil’s Orchard do álbum Harvest (2011) demonstram uma banda absurdamente bem ensaiada. Nem o recém contratado Waltteri Värynen pestanejou ao tocar qualquer das frases absurdamente progressivas em sua bateria lindamente posicionada do lado esquerdo do palco. Martin Mendez, o rei das cinco cordas mais graves, nem suou.

Preciso confessar que ver a performance de Mike Akerfeld e seus parceiros de melodia Frederik Akesson e Joakim Svalberg me transmitiram um clima de paz trazendo uma estranha sensação de que desta vez eles vieram com uma missão única para esta turnê na América do Sul – não apenas lavar as almas de uma pandemia Mundial que aprisionou a Humanidade por dois anos em suas casas, mas trazer música, muita técnica e um carinho a mais com o público brasileiro.

A banda ainda voltou com um bis um tanto diferente onde emendaram cover de Napalm Death e um riff de Black Sabbath, da banda Black Sabbath às músicas Sorceress e Deliverance. Um grande show, um grande público apesar das colunas: estas realmente atrapalharam.

Fotos: Dani Moreira/Headbangers News

SETLIST

Ghost Of Perdition

Demon Of The Fall

Eternal Rains Will Come

Under The Weeping Moon

Windowpane

Harvest

Black Rose Immortal

Burden

The Moor

Devils Orchard

Allting Tar Slut

 

Bis

Sorceress

Black Sabbath (riff apenas Black Sabbath cover)

Suffer (Napalm Death cover)

Deliverance

Terra SP

Data: 08/02/23

Horário: 21h

Av. Salim Antônio Curiati, 160 - Campo Grande