Shows

Rhapsody of Fire esbanja técnica e simpatia em retorno ao Brasil

Rhapsody of Fire esbanja técnica e simpatia em retorno ao Brasil

10 de maio de 2024


Crédito das fotos: André Santos/Headbangers News

Os fãs de power metal que compareceram ao Carioca Club na última quinta-feira (9) tiveram a oportunidade de presenciar mais uma apresentação no Brasil de uma das bandas que fazem parte do extenso “RhapsodyVerso”. Apesar de suas muitas versões, dessa vez foi o grupo que deu origem a todo esse multiverso que desembarcou no Brasil. Mesmo tendo apenas Alex Staropoli (teclados) como membro original, o Rhapsody of Fire ainda mantém o título de “primeira banda” dessa gama de versõespl. Prestes a lançar seu novo disco, “Challenge the Wind”, anunciado para o fim deste mês, o grupo italiano comandou fãs empolgados, apesar de não estar em um número muito grande, na quinta-feira. O evento, produzido pela Dark Dimensions, a Skalyface foi a banda escolhida para servir como abertura.

A Skalyface, grupo paulistano na ativa desde 2020, marca presença como ato de abertura em alguns eventos produzidos pela Dark Dimensions. Músicas de seu último lançamento, o EP “Dark Angel”, de 2022, foram a grande maioria do setlist que também contou com um cover de “The Evil That Men Do”, do Iron Maiden. A banda recebeu no palco o vocalista Raphael Dantas (Ego Absence, Soulspell, ex-Caravellus) para cantar o cover citado, além de “Spear of Destiny”. O público presente no momento do show de abertura estava em número reduzido, mas a banda empolgava os mais animados perto do palco. A banda possui qualidade quando apresenta sua música, misturando influências de power metal e heavy metal mais modernos. Dantas chegou a voltar no palco, de surpresa, para participar da parte final de “Burn Your Masks”, música responsável por encerrar a apresentação.

Poucos minutos após as 21h, a marcante voz de Christopher Lee (ator conhecido por inúmeros papéis, como Saruman, de Senhor dos Anéis) marcava presença quando sua narração em “The Dark Secret” era colocada no som da casa. A faixa serve de abertura para o disco “Symphony of Enchanted Lands II: The Dark Secret”, de 2004 e, assim como no disco, teve “Unholy Warcry” na sequência, iniciando o show. Junto de Staropoli, hoje a banda conta com Roberto De Micheli (guitarra), Paolo Marchesich (bateria) e Alessandro Sala (baixo), este último sendo substituído por Danilo Arisi nessa turnê sul americana. À frente do grupo, o simpaticíssimo Giacomo Voli (vocal) dava uma aula de performance, sendo o grande destaque da noite desde o início do concerto. “I’ll Be Your Hero” e “Chains of Destiny” precederam a excelente “The March of the Sword Master”. Esta música foi apenas um dos exemplos da demonstração de como Giacomo casou perfeitamente sua voz com a banda, cumprindo a difícil missão de substituir Fabio Lione (Angra), vocalista do grupo italiano por grande parte da história da banda. Depois de “The Legend Goes On”, foi a vez de “March Against the Tyrant” aparecer no show com sua divertida semelhança com “Combatchy”, da Anitta, agitando os fãs. Antes de iniciar a música, Giacomo perguntou quem havia trazido seus cavalos ou dragões para “marchar” durante a música.

No palco, a banda consegue transmitir todo o lado “épico” de suas letras e de sua musicalidade a cada canção. Os coros gravados em estúdio são usados ao vivo, o que torna tudo muito bem produzido. Junto disso, a qualidade dos músicos alimenta ainda mais o “épico” exercido pela banda. “A New Saga Begins” veio acompanhada da faixa título do novo álbum, “Challenge the Wind”, lançada como single em fevereiro deste ano. Depois da pesada “Rain of Fury”, o grupo apresentou a clássica “The Magic of Wizard’s Dream”, faixa que voltou a aparecer nos setlists da banda depois de seis anos, desde o primeiro show dessa turnê na América do Sul. A música conta com os vocais do ator e cantor Christopher Lee, com um dueto de tirar o fôlego que emocionou os presentes. “Dawn of Victory”, um dos hinos do power metal, foi entoada pelos fãs em uníssono. Era possível ver fãs abraçados, cantando como um grande grupo “Gloria Perpetua”, frase marcante da música. O bis se iniciou com “Reign of Terror”, de longe, a faixa mais pesada de todo o show. A performance de toda a banda foi incrível, dando mais uma vez destaque à Giacomo Voli, misturando vocais melódicos e rasgados que nos faziam arrepiar. “Wisdom of the King” e “Land of Immortals” prepararam o público para o grande épico “Emerald Sword”, faixa dedicada às vítimas das enchentes que acontecem no Rio Grande do Sul, que foi entoada por cada fã presente, encerrando o show da melhor maneira possível.

No palco, o Rhapsody of Fire é perfeito. Todas as notas no lugar certo com uma técnica apurada e um show muito bem produzido. Porém, a alma da banda está na forma como Giacomo Voli se faz presente. Interagindo com o público a todo momento, o vocalista teve uma performance vocal impecável além de esbanjar simpatia. O vocalista, após o show acabar, percebeu um celular deixado no palco. Ele mesmo se dispôs a encontrar o dono, anunciando no microfone e, mais uma vez, sendo muito simpático. Um show como esse demonstra o porquê do Rhapsody of Fire ser um dos pilares do power metal mundial. Uma banda de tamanha importância que, talvez pelo dia da semana, não teve um público tão grande quanto mereceria. Ainda assim, os que estavam lá devolveram à banda a energia emanada pelos italianos. Em resumo, o Rhapsody of Fire não merece menos do que a glória perpétua.

 

Setlist – Skalyface

1 – Dark Angel

2 – Sailing with Gods

3 – Lord of the Night

4 – Time of Miss You

5 – Screaming in Silence

6 – The Evil That Men Do (Iron Maiden Cover)

7 – Spear of Destiny

8 – Burn your Masks

 

 

 

Setlist – Rhapsody of Fire

1 – The Dark Secret

2 – Unholy Warcry

3 – I’ll Be Your Hero

4 – Chains of Destiny

5 – The March of the Swordmaster

6 – The Legend Goes On

7 – March Against the Tyrant

8 – A New Saga Begins

9 – Challenge the Wind

10 – Rain of Fury

11 – The Magic of the Wizard’s Dream

12 – Dawn of Victory

 

Bis:

13 – Reign of Terror

14 – Wisdom of the Kings

15 – Land of Immortals

16 – Emerald Sword

Galeria do show