Shows

Saxon: A águia pousa mais uma vez em São Paulo

Saxon: A águia pousa mais uma vez em São Paulo

16 de novembro de 2023


Crédito das fotos: André Tedim

Em uma época onde temperaturas altíssimas assolam a capital paulista ir a uma apresentação do Saxon se torna um desafio a mais. Quem já os viu ao vivo sabe o poderio que essa banda britânica possui de “incendiar” qualquer ambiente e em qualquer circunstância, e isso desde a sua lendária primeira apresentação em terras paulistanas no ano de 1997, onde voltaram ao palco para quatro encores.

Nessa atual turnê “Seize The Day World Tour 2023”, tocam em quatro cidades brasileiras e em São Paulo o local escolhido foi o Tokio Marine Hall que ficou repleto de fãs, afinal a ultima apresentação por essas paragens foi em 2019. Outro aspecto é que essa seria a primeira vez que presenciaríamos Brian Tatler – fundador de outra banda lendária da NWOBHM, o Diamond Head – como guitarrista de turnês em substituição a Paul Quinn que anunciou aposentadoria dos palcos.

A abertura ficou a cargo do MadZilla LV, banda de Las Vegas (EUA) formada por David Cabezas (guitarra, vocal), Daniel Gortaire (baixo), Luis Zevallos (bateria) e Dane Haws (guitarra), que lançou seu primeiro álbum “Asphyxiating Cries” em 2021.

Em um set de 45 minutos apresentaram um thrash metal vigoroso com influências de Megadeth e Metallica nos seu primórdios e agradaram o público que ainda chegava ao local. O que mais me chamou a atenção foram as “guitarras gêmeas”, algo que várias bandas de thrash dos anos 80 faziam muito bem e a enorme simpatia dos músicos que procuravam se comunicar em português. Dentre as músicas apresentadas, “Vengeance” e “Your Nemesis” merecem um destaque.

Às 20h45 sem muitas firulas, o Saxon entra tocando “Carpe Diem (Seize the Day)”, faixa de seu último álbum de inéditas lançado em 2022. Se a abertura animou a platéia, a sequencia com a clássica “Motorcycle Man” incendiou os presentes.

“Power And Glory” me fez voltar na era pré-internet – e também pré-MTV – quando assistia aos poucos programas que passavam vídeos e torcia sempre para ver esse em especial. E talvez esse seja um dos motivos dessa canção ser uma das mais queridas pelo público brasileiro, principalmente entre os fãs “das antigas”. Assim como “Dallas 1 PM” e “Heavy Metal Thunder”, músicas do álbum “Strong Arm Of The Law”, e é sempre emocionante ver toda a platéia caprichando no coro de “thunderrrrrr”.

Brian Tatler parece que toca há anos com o outro guitarrista Doug Scarratt e os demais músicos Nigel Glockler (bateria) e Nibbs Carter (baixo). Biff Byford merece um capítulo à parte, com 72 anos ele canta como se tivesse gravado “Crusader” na semana passada, além de enorme carisma e simpatia com o público. Como quando pega três coletes, veste um e distribui os demais entre os guitarristas – foram devolvidos quase no fim da apresentação com o recado “na próxima vez tragam mais coletes”.

Em certo momento pergunta se os presentes querem ouvir “Crusader” ou “Ride Like The Wind”. Decide-se por tocarem “Crusader” – provavelmente a canção que mais representa a banda, conhecida até por quem não é fã de heavy metal – e em seguida “Ride Like The Wind” que contou com a participação de Fabio Lione (Angra/Rhapsody).

“And The Bands Played On”, “Never Surrender” e “Wheels Of Steel” são as escolhas perfeitas para o encerramento. Se bem que, com a enorme quantidade de clássicos que o Saxon possui, fica fácil terminar uma apresentação e ver a platéia extasiada.

Voltam para o primeiro encore com “The Pilgrimage” e “747 (Strangers in the Night)”, canção de “Wheels Of Steel” que tem um pezinho no rock ‘n’ roll mais tradicional.

Claro que ainda faltam canções que não podem ficar de fora e “Denim And Leather” e “Princess Of The Night” encerram a apresentação com chave de ouro. Encerram? Não, decidem tocar “Strong Arm Of The Law” para ai sim finalizarem e sairem ovacionados.

Em determinado momento do show eu ouvi a seguinte frase: “cara, certas bandas eu ouço com o coração e o Saxon é uma delas” – e talvez esse seja o melhor resumo possível desta apresentação. Já os vi várias vezes e sempre é um enorme prazer presenciar clássicos que ouço há décadas serem executados por essa verdadeira lenda.

Voltem sempre.

Setlist

Carpe Diem (Seize The Day)
Motorcycle Man
Age Of Steam
Power And The Glory
Dambusters
Dallas 1 PM
Heavy Metal Thunder
Sacrifice
Crusader
Ride Like The Wind
Dogs Of War
Solid Ball Of Rock
And The Bands Played On
Never Surrender
Wheels Of Steel

Encore

The Pilgrimage
747 (Strangers in the Night)

Encore 2

Denim And Leather
Princess Of The Night
Strong Arm Of The Law

Galeria do show