Shows

The Gathering mostra do que é capaz ao vivo em SP

The Gathering mostra do que é capaz ao vivo em SP

3 de outubro de 2022


André Santos

The Gathering é uma banda impressionante ao vivo. Com uma formação agora mais estável, a banda formada nos Países Baixos traz para a turnê sul-americana os integrantes René Rutten (guitarra), Frank Boeijen (teclado), Hans Rutten (bateria), Silje Wergeland (vocal) e Hugo Prinsen Geerlings (baixo) e fez uma grande demonstração do que o quinteto é capaz de fazer em um concerto.

O quinteto, que veio ao Brasil e para a América do Sul divulgar seu mais novo álbum “Beautiful Distortions”, trouxe mais que lindas distorções para a noite chuvosa de São Paulo. Com uma mescla que trazia músicas do passado como ‘Strange Machines’ e ‘Leaves’ e outras mais atuais como ‘In Colour’ e ‘Stronger’, The Gathering iniciou sua viajem pelo tempo, trazendo a grande variedade sonora ao palco do Manifesto Bar para um público modesto.

O foco automaticamente ficou na belíssima voz da vocalista Silje Wergeland, que encantou fãs com sorrisos e muito simpatia. Está claro que a vocalista treina para ter a voz suave e muito tranquila para as músicas novas da banda. Quando músicas mais antigas são tocadas, Silje se revela dona de uma voz potente e muito forte com respirações absurdamente bem controladas.

Hans e Hugo comandaram bem a cozinha e com tranquilidade passaram pelos momentos mais progressivos da noite ao tocarem ‘Sand & Mercury’ – uma das músicas mais envolventes do álbum “Mandylion” e também um dos pontos altos do show. Mas foi nos clássicos que se viu um The Gathering se abrir novamente com grande participação do público, especialmente ao tocarem ‘Saturnine’ do álbum “If Then Else” – a participação do público foi tão incrível que até a banda se surpreendeu. Foi muito além do que esperavam. Destaque para o competente tecladista Frank Boeijen, que praticamente comandou a zona melódica e rítmica ao mesmo tempo enquanto René se concentrava em suas distorções.

A banda foi tão cativante, que tivemos a impressão do tempo passar rápido demais. Logo estávamos no bis com uma banda retornando com a linda e nova ‘Weightless’, trazendo todos os elementos novos que incorporam o ótimo “Beautiful Distortions”. A banda encerrou a noite com chave de ouro tocando ‘Great Ocean Road’ e ‘I Can See Four Miles’ – esta última do álbum “Disclosure” – um grande álbum que trouxe o The Gathering de volta ao auge da composição.

The Gathering fez um show brilhante, com performances individuais absurdamente impactantes. Destaque para a vocalista Silje Wergeland, que é a grande cola para que os músicos competentes que formam a banda possam sentir-se livres para tocar e interpretar o que a criatividade colocar em cima da mesa – ou trouxer para o palco. Bravo e vida longa ao The Gathering!

* Crédito das fotos da galeria: André Santos

Galeria de Fotos

SETLIST:

Stronger

In Colour

Leaves

Strange Machines

We Rise

Probably Built in the Fifties

Pulse of Life

Heroes for Ghosts

On Most Surfaces (Inuït)

Saturnine

Sand & Mercury

 

Encore:

Weightless

Great Ocean Road

I Can See Four Miles

Manifesto Bar

Data: 28/09/22

Horário: 20h

R. Iguatemi, 36 - Itaim Bibi