Shows

The Mission retorna ao Brasil com show sold out, data extra e muita nostalgia

The Mission retorna ao Brasil com show sold out, data extra e muita nostalgia

2 de novembro de 2022


Wayne Hussey, vocalista da banda The Mission

Jéssica Marinho

Wayne Hussey, vocalista da banda The Mission

A banda britânica de Post-Punk, The Mission, que foi formada em 1986 por Wayne Hussey e Craig Adams – ambos do lendário The Sisters Of Mercy -, e havia feito sua  última passagem pelo Brasil em 2014, voltou com um setlist de excelência, coberto de clássicos e muitas canções em um show repleto de nostalgia e meia-idade. Dessa vez acompanhados da também britânica Gene Loves Jezebel em uma turnê que percorreu o Brasil desde o dia 22 de outubro de 2022. Na data do dia 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições presidenciais, estivemos presente no show privado.

Gene Loves Jezebel foi formada em Londres no ano de 1981 pelos irmãos Michael e Jay Aston, e que veio pela última vez ao Brasil em 2010, mas foi em 2002 que a formação “autêntica” (com Jay Aston) se apresentou por aqui. A banda se separou em 1989, devido ao desacordo entre o caminho que o som da banda havia tomado e fez com que Michael Aston deixasse o grupo, porém a banda manteve o o nome – mesmo que ilegalmente. A formação que vemos hoje em 2022 é composta por Michael Aston nos vocais e na bateria, Chad Stewart, do Faster Pussycat, na guitarra tivemos Nick Rozz e no baixo Chad MacDonald, ambos ex-Bullet Boys.

Gene Loves Jezebel iniciou o set às 18h15 e tentou esquentar os presentes antes da atração principal. Apesar de ter emplacado diversos sucessos no Brasil, é uma banda “obscura” para muitos. Michael bem que tentou, mas soou muito piegas apesar de sua excelente energia de palco, dançante e comunicativo, buscava sempre agitar o público com seu péssimo português ao tentar dizer palavras como “feliz” e semitonou diversas vezes nas canções, parecendo um pouco “alto”, enquanto os outros músicos seguravam sem muita “ïnventividade” a parte instrumental.

A banda passou por suas músicas mais famosas como “The Cow”, “Beyond Doubt”, “Desire” e muitas outras canções do álbum ‘House of Dolls’, tocaram também canções do “não verdadeiro” Gene Loves Jezebel como “Loving You Is The Best Revenge” e finalizaram com clássico “Motion of Love”, do já citado ‘House of Dolls’.

Clássicos do “verdadeiro Gene Loves Jezebel” como “Josephina” e “Breaking The Chain” ficaram de fora.

SETLIST

Heartache
Always a Flame
Bruises
Downhill Both Ways
Beyond Doubt
The Cow
Suspicion
Loving You Is The Best Revenge
Twenty
Killer Hurts
Gorgeous
Desire (Come and Get It)

Encore:
The Motion of Love

Jay Aston, vocalista da banda Gene Loves Jezebel

Jéssica Marinho

Jay Aston, vocalista da banda Gene Loves Jezebel

Galeria de Fotos

Chegamos a apresentação do The Mission após 30 minutos de ajustes técnicos de palco, e de fato, um detalhe interessante era ver que a existência de jovens no Carioca Club, que naquela noite, era perto de zero. O tipo de som do The Mission, que considero leve e jovial, não atrai mais jovens… É um mal sinal? talvez. O fato é que esse tipo de som se tornou “antigo” e as próprias bandas não tem conseguido se atualizar ou cativar os novos públicos e apesar do divulgado sold out das outras datas, o Carioca não pareceu lotado nesta noite, fazendo com que a sensação maior, em minha perspectiva, fosse de uma espécie de “decadência”.

Mesmo com essa minha conclusão, estamos aqui para relatar a experiência da apresentação, essa que nem surpreendeu e nem decepcionou. Wayne Hussey, ainda segura muito bem seus vocais, mesmo não tendo a potência de antes, ele ainda carrega muita expressão. Wayne interage com o público brasileiro muito bem, afinal, ele vive no Brasil desde 2002 e é casado com uma brasileira. A banda nos palcos é como qualquer outra do estilo, não há muito o que se esperar em relação a performance e teatralidade de palco, mas a execução é de excelência, apesar da estrutura do Carioca Club não ser das mais completas em relação à acústica.

A banda tocou “Beyond the Pale”, já fazendo o público cantar o refrão em coro junto a Hussey. Eles também passaram por sucessos como “Butterfly on a Wheel” e “Deliverance” do album ‘Carved In Sand’, e canções do disco ‘God’s Own Medicine’ como “Wasteland”, “Gardens of Delight” e o clássico “Severina”, além de “Crystal Ocean” e finalizando com “Tower of Strength”.

SET LIST

Beyond the Pale
Hands Across The Ocean
Serpent’s Kiss
Met-Amor-Phosis
Garden of Delight
(Slave To) Lust
Severina
Grotesque
Like a Child Again
Butterfly on a Wheel
Wasteland
Deliverance

Encore:
Within the Deepest Darkness (Fearful)
Sacrilege
The Crystal Ocean

Encore 2:

Belief
Tower of Strength

The Mission se apresenta em show privado, em São Paulo, no dia 30 de outubro

Jéssica Marinho

The Mission se apresenta em show privado, em São Paulo, no dia 30 de outubro

Galeria de Fotos

Carioca Club

Data: 30/10/22

Horário: 19h30

Rua Cardeal Arcoverde, 2899