Crédito da foto: Leandro Almeida/Metal na Lata
Na primeira noite de Novembro, o Carioca Club, em São Paulo, ficou pequeno para receber o apaixonado público de um dos principais líderes do rock gótico. Ville Valo retornou ao país, agora com seu projeto solo, depois de acompanhar o H.I.M. em duas vindas ao Brasil. Oito anos depois da última aparição da banda no país, a mesma casa de show recebeu os fãs órfãos de H.I.M., fãs esses que, até hoje, são apaixonados pelo ícone que Ville Valo é. O show foi único no país e os ingressos estavam esgotados.
A casa já recebia um grande número de pessoas logo quando as portas se abriram, o que não é muito comum em shows de rock que acontecem por lá. Com um grande “heartgram” enfeitado com os V’s que formam o símbolo do vocalista, o palco já estava pronto para a festa sem cortinas o cobrindo. Às 21h, quem estava na casa já começava a clamar por Ville. Assim, às 21:03, as luzes se apagaram e “Zener Solitaire” começou a dar o clima para o início. Da mesma forma que o álbum que vem divulgando, Ville Valo escolheu “Echolocate Your Love” para abrir o show de fato, levando todos ao delírio. Sabiamente, VV escolheu por seguir, durante todo o show por uma música sua e uma música do H.I.M. e, dessa forma, “Poison Girl” foi a primeira de sua ex-banda a ser executada. A galera cantava a plenos pulmões, algo que aconteceu durante o show inteiro. “The Foreverlost” deu continuidade, música acompanhada nas palmas pelo público e que foi seguida pela belíssima “The Funeral of Hearts”, emocionando os fãs mais antigos. “Neon Noar”, faixa título do disco lançado neste ano, deu sequência a apresentação, tendo destaque, em seu refrão, às luzes iluminando um globo espelhado pendurado no teto, refletindo por toda a casa. A produção do show todo, inclusive, foi de uma qualidade ímpar, com um bonito jogo de luz que variava entre o azul e o rosa. Diferente de seu público, animado e que pulava a todo momento, Ville se movimentava pouco, mas interagia com os presentes do seu jeito, incluindo provocativas lambidas no microfone e pequenos cumprimentos com alguns fãs.
Apesar dos presentes reagirem muito bem às músicas solos de Ville, era quando este tocava H.I.M. que o público ia à loucura. Foi assim com “Join me in Death”, faixa que contou com a participação de todos do começo ao fim. “Heartfull of Ghosts” contou com uma luz que iluminava o heartgram no fundo do palco acompanhando as batidas da bateria, dando um toque todo especial à canção. A música abriu caminho para “Wings of a Butterfly”, mais uma que fez o público levantar os celulares para registrar o momento. Não apenas durante “Salute the Sanguine”, música que deu sequência ao concerto, fãs jogavam presentes para VV no palco. “The Kiss of Dawn” trouxe todo seu peso para o show, mostrando a qualidade dos músicos que acompanham Ville nessa turnê. “Run Away From the Sun” abriu caminho para a agitada “Buried Alive by Love”, faixa do clássico “Love Metal” do H.I.M., lançado em 2003. No começo de “Loveletting”, um homem da produção distribuiu água para o pessoal que estava na grade, aglomerados ali desde a abertura da casa. O fato do Carioca Club estar tão lotado ajudava a fazer o calor da casa aumentar ainda mais. “Right Here in my Arms” e a cadenciada “Saturnine Saturnalia” foram as escolhidas para encerrar o set principal do show.
Aos gritos de “Olê, Olê, Olê, Ville, Ville”, o cantor voltou com sua banda para o bis, abrindo com “In Trenodia”. “Soul on Fire”, mais uma do H.I.M., fez novamente o público cantar alto. Depois “Baby Lacrimarium”, Ville Valo agradeceu pela presença de todos, dando sequência com a bonita balada “When Love and Death Embrace”, encerrando de vez a apresentação. Curiosamente, “Vertigo Eyes” estava no setlist como um segundo bis, o que não aconteceu.
Na saída, todos elogiavam a apresentação, apesar de ser unânime a reclamação de que, nas poucas vezes que VV interagiu com o público, mal dava para entender o que ele falava. Porém, era inegável ver a emoção dos fãs ao ver no palco um dos nomes mais importantes do rock gótico. Fica, ainda, a saudade que o H.I.M. deixou ao encerrar a banda, porém, também fica a esperança de um retorno (quase iminente) de Ville Valo depois de um evento tão bem sucedido como esse.
SETLIST – VILLE VALO
1 – Echolocate Your Love
2 – Poison Girl
3 – The Foreverlost
4 – The Funeral of Hearts
5 – Neon Noir
6 – Join me in Death
7 – Heartful of Ghosts
8 – Wings of a Butterfly
9 – Salute the Sanguine
10 – The Kiss of Dawn
11 – Run Away from the Sun
12 – Buried Alive by Love
13 – Loveletting
14 – Right Here in my Arms
15 – Saturnine Saturnalia
BIS:
16 – In Trenodia
17 – Soul on Fire
18 – Baby Lacrimarium
19 – When Love and Death Embrace