A banda ucraniana de metal melódico Ignea leva os ouvintes a mundos cinematográficos com o segundo single “Dunes”! Tendo alcançado milhões de reproduções no Spotify em sucessos como “Alga”, “Leviathan” e “Jinnslammer”, o quinteto está pronto para lançar sua próxima obra-prima, o cativante álbum conceitual, Dreams of Lands Unseen, em 28 de abril de 2023 pela Napalm Records.
Com “Dunes”, os talentosos contadores de histórias da Ignea mergulham nos reinos sufocantes do deserto do Saara, onde melodias do extremo oriente se mesclam perfeitamente com riffs pesados. A ideia por trás desta composição foi comparar o Deserto do Saara com as Montanhas dos Cárpatos e, assim, a vibração oriental da música é combinada com melodias e língua ucraniana tradicionais, que homenageiam as raízes e aventuras de Yablonska. Os gritos ásperos da vocalista altamente habilidosa Helle Bohdanova iniciam a faixa, proporcionando contraste às melodias leves e sonhadoras da música. Após vencer categorias no The Best Ukrainian Metal Act Awards (incluindo “Melhor Atuação de Metal Ucraniano 2020”), a Ignea já conquistou seu status de banda para ser observada, e o próximo álbum conceitual cinematográfico Dreams of Lands Unseen irá exceder todas as expectativas, convidando o ouvinte a segui-los a novos mundos!
A vocalista Helle Bohdanova sobre “Dunes”: “Continuamos contando a história da incrível escritora e fotógrafa de viagens ucraniana Sofia Yablonska, que viveu no século XX. “Dunes” é inspirada em sua aventura no deserto do Saara. Nesta jornada perigosa, o motorista de Sofia desmaiou devido ao calor intenso, então ela teve que assumir o volante e consertar o motor superaquecido sozinha. Seus problemas não terminaram aí, pois eles também tiveram que escapar de moradores hostis que tentaram atirar neles. Nossa música descreve como Sofia viu uma miragem, tão comum no deserto. Em nossa versão, em vez de imaginar palmeiras e um oásis, ela viu as frias Montanhas dos Cárpatos com pinheiros e chuvas…”

Ivan Vyzhletsov/Napalm Records
O álbum conceitual de 10 faixas, “Dreams of Lands Unseen”, reflete a vida da fotógrafa e documentarista ucraniana Sofia Yablonska, conhecida por viajar para cantos muito distantes do mundo enquanto documentava a vida de tribos e nativos, o que era especialmente perigoso e incomum para uma mulher de sua época. Sonicamente, o Ignea cria uma obra-prima cativante que se assemelha, em parte graças às diversas influências de gênero, a uma experiência épica de trilha sonora. A produção, mixagem e masterização foram lideradas por Max Morton (Jinjer, Morton), enquanto Dmitry Kim gerenciou a engenharia e produção de bateria. A faixa “Daleki Obriyi” é apenas uma das duas músicas do álbum cantadas em ucraniano, honrando seu país de origem e língua materna. Implicando horizontes distantes, o assunto do álbum, Sofia, está agora longe da civilização humana moderna. Rítmos brutais de death metal e gritos colidem com passagens de sintetizador cativantes, representando a beleza das ilhas. Pronta para seguir em frente, Sofia navega para o próximo país – passando tanto tempo na água, que se torna sua “doença incurável”. Levada pelos sons de sintetizador alegres do mar e pelas ondas turbulentas e retumbantes, cria-se uma viagem extraordinária. Músicas como “The Golden Shell” e “Opiumist” – esta última com a participação do vocalista finlandês Tuomas Saukkonen do Wolfheart – são uma ode às experiências de Yablonska que ela reuniu na cultura chinesa. Melodias orientais animadas e grunhidos brutais criam a atmosfera de uma viagem pesada. Em “Nomad’s Luck”, riffs de guitarra inquietos misturados com poderosos gritos profundos criam um som sinistro – um símbolo da constante questionamento da vida de alguém.

Tracklist de Dreams of Lands Unseen:
Téoura
Dunes
Camera Obscura
Далекі Обрії
To No One I Owe
Incurable Disease
Nomad’s Luck
The Golden Shell
Opiumist feat. Tuomas Saukkonen
Zénith
Formação:
Helle Bohdanova – vocal
Yevhenii Zhytniuk – teclado
Dmytro Vinnichenko – guitarra
Oleksandr Kamyshyn – baixo
Ivan Kholmohorov – bateria
IGNEA online:
FACEBOOK
INSTAGRAM
WEBSITE
NAPALM RECORDS