AFI lança hoje seu novo álbum Silver Bleeds the Black Sun… pela Run For Cover Records. O décimo segundo álbum da banda inclui os singles já divulgados “Behind the Clock”, “Holy Visions” e “Ash Speck in a Green Eye”, sendo este último lançado no início desta semana. No mês passado, o vocalista Davey Havok participou do podcast HardLore em uma série de duas partes sobre a história da banda.
Em agosto, o AFI estampou a capa da Alternative Press, onde Havok conversou com a editora-chefe Anna Zanes sobre a trajetória da banda, a mudança sonora de Silver Bleeds the Black Sun… e o que ele tem ouvido ultimamente.
Há mais de três décadas, o AFI permanece em constante reinvenção. A banda faz questão de evoluir a cada álbum – às vezes de maneira dramática – sem jamais se acomodar em um único gênero ou repousar sobre os louros de sua impressionante trajetória. Essa abordagem fez crescer sua base de fãs e, ao mesmo tempo, os desafiou com uma identidade sonora em constante mutação e propensa a mudanças inesperadas. Agora, com Silver Bleeds the Black Sun…, o AFI inicia mais um capítulo empolgante – e, desta vez, até eles próprios se surpreenderam.
O objetivo de Silver Bleeds the Black Sun… era criar um álbum com um único estado de espírito: algo etéreo e onírico –, e os integrantes da banda mergulharam de cabeça em influências que sempre fizeram parte do DNA sonoro do AFI, mas que agora ganham o protagonismo. O resultado é um disco que parece deslocado no tempo – ao mesmo tempo, familiar e novo –, que se apoia em sonoridades clássicas reinterpretadas por meio de uma lente moderna. Silver Bleeds the Black Sun… é sombrio e de outro mundo, mas também grandioso e solene, mordaz e belo em medidas iguais – em outras palavras, é muito AFI, mas diferente de qualquer versão anterior da banda.
Essa combinação de ousadia criativa, domínio refinado de influências e, acima de tudo, um senso inabalável de identidade é o que permitiu ao AFI permanecer relevante por mais de 30 anos, frequentemente liderando novas tendências musicais. Desde suas raízes como uma banda hardcore de colégio no início dos anos 1990 (Answer That and Stay Fashionable, Very Proud of Ya e Shut Your Mouth and Open Your Eyes), passando pela reinvenção como referência do punk melódico sombrio no fim da década (Black Sails in the Sunset e The Art of Drowning), o estrelato nos anos 2000 (Sing the Sorrow e Decemberunderground) e a fase camaleônica no rock alternativo (Crash Love, Burials, The Blood Album e Bodies), a banda sobreviveu e prosperou sendo fiel a si mesma – seja lá o que isso signifique.
Ouça aqui: https://afi.lnk.to/silverbleedstheblacksun
Silver Bleeds the Black Sun…
1. The Bird of Prey
2. Behind the Clock
3. Holy Visions
4. Blasphemy & Excess
5. Spear of Truth
6. Ash Speck in a Green Eye
7. VOIDWARD, I BEND BACK
8. Marguerite
9. A World Unmade
10. Noneunderground
AFI online:
https://www.instagram.com/afireinside/