hbNews

Bizarre Bathtub Battle expande seu universo avant-garde com “Xpace Invaders”

Bizarre Bathtub Battle expande seu universo avant-garde com “Xpace Invaders”

18 de agosto de 2025


Bizarre Bathtub Battle, projeto brasileiro criado pelo músico Ernane Laranjo (Soturn) e um dos pioneiros do Avant Garde Metal no Brasil, lançou seu segundo single, Xpace Invaders, reforçando a proposta ousada, única e imprevisível já introduzida em seu single homônimo de estreia.

Com mais peso e ainda mais elementos de metal, a nova faixa nasceu a partir do DNA característico do projeto, mas com uma carga extra de agressividade. O processo criativo manteve-se fiel à essência caótica e experimental do Bizarre Bathtub Battle, com riffs e ideias que surgem de forma aleatória, são distorcidos, reimaginados e submetidos a um rigoroso “controle de qualidade” até atingirem o resultado desejado.

A letra de Xpace Invaders faz uma crítica mordaz aos chamados visionários modernos, líderes carismáticos capazes de transformar falhas em inovação, vaidade em estratégia e promessas vazias em manchetes. Por trás da imagem de gênio excêntrico, o projeto expõe vaidade, destruição, manipulação em massa e uma engrenagem de interesses ocultos. Como define Ernane, “No fundo, isso tudo é um circo, e você é o palhaço da plateia. Ou pior, o trabalhador que montou a lona e ainda paga ingresso”.

Ouça Xpace Invaders em todas as plataformas de streaming ou pelo link a seguir:

Fugindo da música convencional, o Bizarre Bathtub Battle constrói suas narrativas por meio de alegorias, explorando arranjos influenciados por Avant-Garde Metal, Jazz Swing e Big Bands, além de incorporar elementos de psy trance, dark cabaret e metal extremo. Entre as principais influências, estão nomes como Diablo Swing Orchestra, öOoOoOoOoOoOo, Stolen Babies, Pin-up Went Down e Pryapisme. O nome do projeto é uma homenagem ao lado nonsense da cultura brasileira, com referências aos programas de televisão que marcaram época.

Toda a concepção e execução do Bizarre Bathtub Battle é obra de Ernane Laranjo, que assina integralmente composição, arranjos, gravação, produção, mixagem, masterização, vozes, instrumentos e até a arte da capa do single, imprimindo em cada detalhe sua identidade e visão artística.

Previsto para 2025, o EP de estreia já está em produção e deve expandir o universo sonoro e visual introduzido pelos dois primeiros singles, apostando cada vez mais na teatralidade e no surrealismo.

Saiba mais sobre o projeto, suas novidades e todos os seus lançamentos em @bizarrebathtubbattle no Instagram, ou por meio de sua Assessoria de Imprensa, Hell Yeah Music Company.