hbNews

Bob Weir, cofundador do Grateful Dead, morre aos 78 anos

Bob Weir, cofundador do Grateful Dead, morre aos 78 anos

10 de janeiro de 2026


Bob Weir, cantor, guitarrista e cofundador do Grateful Dead, morreu aos 78 anos após uma longa batalha contra câncer e problemas pulmonares. A informação foi divulgada pela família em uma publicação nas redes sociais. Segundo o comunicado, ele havia sido diagnosticado no último verão norte-americano e iniciou o tratamento três semanas antes de o Dead & Company, grupo derivado do Grateful Dead, realizar uma série de shows no Golden Gate Park, em São Francisco, Califórnia, para marcar os 60 anos da banda.

“É com profunda tristeza que compartilhamos a morte de Bobby Weir”, afirmou a família. “Ele fez a transição em paz, cercado por pessoas queridas, depois de vencer corajosamente o câncer como só Bobby poderia. Infelizmente, sucumbiu a problemas pulmonares subjacentes.” No mesmo texto, os familiares disseram que os meses finais refletiram o espírito que definiu sua vida e que as apresentações no Golden Gate Park “não foram despedidas, mas presentes”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Bobby Weir (@bobweir)

Weir tinha 16 anos quando conheceu Jerry Garcia em 1963, em uma loja de instrumentos em Palo Alto, na Califórnia. Os dois formaram o grupo Mother McCree’s Uptown Jug Champions, depois tocaram como Warlocks e adotaram o nome Grateful Dead em 1965. A interação entre Garcia e Weir se tornou uma marca do som da banda.

Como compositor, escreveu músicas que se tornaram centrais no repertório do Grateful Dead, muitas em parceria com John Perry Barlow. Entre elas estão “Sugar Magnolia”, “Playing in the Band”, “One More Saturday Night”, “Cassidy”, “The Music Never Stopped”, “Estimated Prophet” e “I Need a Miracle”. Weir também foi o vocalista principal de “Truckin’”, faixa do álbum “American Beauty”, de 1970.

Além do trabalho com o Grateful Dead, lançou três álbuns solo e integrou projetos paralelos como Kingfish, Bobby and the Midnites e RatDog. Após a morte de Garcia em 1995, participou de várias reuniões do grupo, sob nomes como the Other Ones, the Dead e Furthur. Em 2015, formou o Dead & Company com Bill Kreutzmann, Mickey Hart e John Mayer.

Com o Grateful Dead, Weir foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 1994.

Nascido Robert Hall Parber em 17 de outubro de 1947, em San Francisco, Weir foi adotado ainda bebê por Frederic e Eleanor Weir. Teve contato com o jazz na infância e passou a tocar violão aos 13 anos. Um período em escolas no Colorado o aproximou da cultura do Velho Oeste, influência que marcou sua obra. Mais tarde, voltou à Califórnia, onde conheceu Garcia e Ron McKernan, o Pigpen, dando origem à formação inicial do grupo.

O Grateful Dead ganhou projeção nacional no início dos anos 1970 com os álbuns “Workingman’s Dead” e “American Beauty”. Em 1987, a banda alcançou o Top 40 com “Touch of Grey”. Após a morte de Garcia, Weir seguiu ativo em turnês e gravações, incluindo o álbum solo “Blue Mountain”, de 2016.

Nos últimos anos, liderou o trio Wolf Bros e manteve o Dead & Company em atividade, com residências bem-sucedidas no Sphere, em Las Vegas, em 2024 e 2025.