O grupo italiano de rock progressivo Cervello lançará no dia 5 de dezembro de 2025 o álbum Chaire & Live at Pomigliano D’Arco 1973, pela Sony Music, em formatos CD e LP. Que apresenta o registro histórico de um show inédito da banda.

CHAIRE tracklist:
1. Chaire – Hallo
2. Templi Acherontei
3. La Seduzione di Chiaro Ulivo
4. Reina de Roca
5. Movalaide incl. Trasfigurazione
6. La Danza dei Guardiani
7. Chaire – Farewell
LIVE AT POMIGLIANO D’ARCO 1973 tracklist:
1. Intro
2. Canto del Capro
3. Scinsione (T.R.M.)
4. Euterpe
5. Melos
6. Progressivo Remoto
Formado em Nápoles, no início dos anos 1970, o Cervello fez parte da cena progressiva italiana ao lado de grupos como Osanna, Premiata Forneria Marconi (PFM) e Banco del Mutuo Soccorso. O grupo lançou em 1973 o álbum Melos, inspirado na mitologia grega, que se tornaria um clássico cult do gênero.
Cinco décadas depois, o Cervello retorna com Chaire, produzido por Corrado Rustici. O disco reúne canções compostas entre 1974 e 1983, agora regravadas pelos integrantes originais Corrado Rustici (guitarra, teclados e voz), Antonio Spagnolo (baixo, violão, flauta doce e voz) e Giulio D’Ambrosio (flauta, saxofone e voz). As vozes de Gianluigi Di Franco (1953–2005) foram restauradas a partir de fitas analógicas. A bateria ficou a cargo de Roberto Porta.
Segundo Corrado Rustici, “essas músicas, escritas por mim e por Gianluigi Di Franco entre 1974 e 1982, permaneceram congeladas no tempo: ideias simples gravadas em fitas cassete e rolos de duas trilhas, originalmente pensadas para o segundo álbum do Cervello. Depois que a banda acabou, elas entraram em uma espécie de hibernação que, paradoxalmente, preservou a pureza do espírito original”.
O músico explica ainda: “hoje, depois de todas as nossas experiências humanas e musicais, sei que seria impossível recriar a inocência e a direção criativa daqueles tempos. A tecnologia abriu novas possibilidades: o que aconteceu nos últimos três anos nos permitiu trazer aquelas ideias de volta à vida, com a voz de Gianluigi. Para mim, é quase um milagre ouvi-lo novamente, moldando as melodias e dando sentido a este lançamento. Foram necessários cinco anos para completar essas sete faixas, e espero que todos os fãs que nos acompanham desde 1973, em todo o mundo, apreciem esta música. É nossa forma de agradecer por todo o apoio ao longo dos anos.”
Além de Chaire, o lançamento inclui o álbum Live at Pomigliano D’Arco 1973, com registros ao vivo de faixas do disco de estreia e uma peça instrumental inédita. Uma nova edição remasterizada de Melos também será disponibilizada separadamente.
As pré-vendas de Chaire e Melos estão disponíveis em https://bio.to/cervello.
Links:
Facebook: https://www.facebook.com/CervelloOfficial
Instagram: https://www.instagram.com/cervelloofficial