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Chococorn and the Sugarcanes entra na reta final da turnê de Siamês

Chococorn and the Sugarcanes entra na reta final da turnê de Siamês

13 de junho de 2025


Chococorn and the Sugarcanes, banda do selo e produtora +um Hits (@maisumhits) que encabeça o movimento apeliado de ‘emo caipira’, entra na reta final da turnê que divulga o disco de estreia, Siamês, um registro de indie rock (ou emo indie) que traz a doçura e efervescência de adolescentes em busca de respostas e sentimentos que é mudança da escola para a faculdade, a distância de amigos e familiares e se encontrar em novas situações. Piracicaba é a próxima parada, dia 15 de junho, domingo, a partir das 18h, no Benjamin Rock Bar.

Ingresso aqui: https://www.sympla.com.br/evento/chococorn-and-the-sugarcanes-e-chao-de-taco-no-benjamin-rock-bar/2970359

A piracicabana Glover, que também faz parte da cena ‘emo caipira’, participa do evento deste domingo ao lado da Chococorn.

No mês de junho, a banda ainda toca, por exemplo, dia 20/06 em Sorocaba/SP, no Asteroid (ingressos aqui), e dia 21/06 em São José dos Campos/SP, no Hocus Pocus (ingressos aqui).

O disco (ouça clicando aqui) é a base do repertório destes shows do quarteto oriundo de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo. Mas, recentemente, uma canção inédita entrou no repertório: ‘Vida de Messi’.

Como complemento desta turnê, iniciada no começo de 2025 e que já foi assistida por mais de 1.600 pessoas ao redor do país, a Chococorn and the Sugarcanes traz algumas novidades: tem o lançamento da versão acústica da música Caminhão de Mudança, que deve chegar no streaming em meados de junho, e a já disponível nova edição do álbum de estreia (no streaming e em CD), remixado por Capilé (Sugar Kane).

A turnê, aliás, trouxe frutos ao quarteto caipira: os números de ouvintes no streaming aumentaram consideravelmente e hoje beiram os 10 mil mensais.

É a força dos ‘fãs torcedores’ do Chococorn and the Sugarcanes, um termo amigavelmente cunhado por um dos mais célebres fãs, o jornalista e produtor Lúcio Ribeiro. Segundo ele, o público da banda entra em completa catarse durante as apresentações ao vivo, além do engajamento nas redes, uma verve visceral bastante única e interessante dos meninos de Santa Bárbara d’Oeste.

Para a próxima semana, a banda tem mais novidade: lançam no streaming a versão acústica da música Caminhão de Mudança.

Agenda cheia em julho

A agenda do Chococorn and the Sugarcanes está cheia em julho. Confira:

05/07 – Goiânia ( Júpiter Bar)

06/07 – Brasília ( Infinus)

12/07 – Belo Horizonte (Casa Off)

18/07 – – Salvador (Discoledelia)

19/07 – Aracaju (Taverna)

20/07 – Maceió (Pop Fuzz)

26/07 – Rio de Janeiro (Music Experiênce)

27/07 – Vila Velha (Music 347)

Chococorn and the Sugarcanes, biografia

Já a cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP) foi o ponto de partida para a criação da Chococorn and the Sugarcanes. O grupo integra o catálogo de artistas do selo musical e produtora +um HITS, de Americana (SP). A banda está em atividade desde 2021 e também tem conquistado cada vez mais espaço na cena brasileira com sua essência “019”.

Tudo começou a partir da união dos amigos de infância Alexandre Luz (bateria), Pipe Bacchin (guitarra base), Pedro Guerreiro (guitarra solo) e Pietro Sartori (baixo). Desde a primeira reunião informal, eles perceberam que a jovialidade e animosidade desse encontro poderia se transformar em um repertório autoral, que reúne influências do midwest emo, o tal “emo caipira”, e do pop punk.

Em 2024, eles tiveram a oportunidade de circular por outros estados pela primeira vez com a “Emo Caipira Tour”, passando por casas de shows icônicas, que estão marcadas na história da música brasileira e seguem em atividade com as portas abertas para novos sons.

Algumas delas foram a Audio Rebel, no Rio de Janeiro; a 92 Graus e a The Basement, em Curitiba; a Casa Matriz, em Belo Horizonte; o Pub Véio Loco, em Caxias do Sul; a Ocidente, em Porto Alegre; além de muitas outras casas de shows relevantes da cena do interior e da capital paulista. Nessa ocasião, o foco central das apresentações foi a divulgação do primeiro álbum, “Siamês”.

O baterista Alexandre Luz conta que essa primeira turnê foi um marco na história da banda e refletiu em experiências valiosas para os artistas. “A partir disso, as coisas passaram a ser muito maiores do que eram antes, e consequentemente, começamos a dar mais atenção a pontos como as formas de retribuir o carinho do público, questões técnicas, equipamentos etc. Então, posso dizer sim que, para essa turnê em 2025, estaremos muito mais preparados e dispostos para fazer com que cada show seja único, e que em cada evento a gente possa aprender mais”, adianta Ale.

Assim como o público está ansioso pelas apresentações, a Chococorn and the Sugarcane também tem grandes expectativas com esta turnê pelos estados do Brasil. “Queremos muito conhecer mais pessoas, de diferentes partes do país, e também se divertir muito com o público. Estamos sempre buscando mais inspiração nas vivências fora de casa”, observa o baterista.

E eles prometem novidades para essa nova turnê, como ressalta o músico. “Agora que temos acesso melhor aos estúdios e equipe profissionais, graças ao suporte da +um HITS, nós estamos ‘ansiosíssimos’ para criar e entregar novas canções que dizem o que ainda somos. Planejamos lançar uma versão acústica de uma de nossas músicas favoritas. Enquanto isso, estamos terminando de compor novas faixas do que pode se tornar um novo álbum para 2025”.

Chão de Taco
Formada em 2019, a Chão de Taco é uma banda de “rock triste” de Piracicaba (SP), que bebe de influências do emo brasileiro, rock alternativo e o shoegaze. A premissa da banda se baseia em expurgar os sentimentos e angústias dos relacionamentos, afetivos ou não. Suas letras trazem mensagens sobre crescer, lidar com as dificuldades do dia a dia, e também sobre a busca de dias melhores, além do amor.

Lançados em 2021, o EP “Chão de Taco” e o single “Adiante” apresentam bem as características da sonoridade da banda: guitarras carregadas com power chords, baixo muito presente, bateria marcante e letras diretas e intimistas. Recentemente, estão trabalhando na divulgação do single “Difícil”.

Entendendo o emo
A ascensão do estilo emo na cena musical brasileira tem permitido que bandas como o Chococorn and The Sugarcanes ganhe mais espaço entre o público nacional.

Ale se aprofunda no conceito de “emo caipira”, segmento que tem ganhado força nos últimos anos na cena do rock nacional, principalmente no interior paulista, onde a banda foi formada.

“Para quem não conhece, o ‘emo caipira’ inicialmente instiga. Pois, quando ouvem e prestam atenção nas músicas e na apresentação, o público acaba entendendo que esse ‘mote’ todo é sobre pertencimento e acolhimento. O movimento começou a crescer muito nos últimos anos, pois é uma porta aberta para quem quer se sentir incluído no meio alternativo, mesmo sendo de fora das capitais, cujas bandas sempre receberam mais atenção. Com o advento da internet e das redes sociais, é muito fácil as pessoas descobrirem e serem bem recebidos pela nossa comunidade emo caipira, que cresce mais a cada dia”.

O baterista da Chococorn and the Sugarcanes também comenta a experiência de tocar fora dos eixos das capitais. “São lugares que, mesmo com menos público que em comparação às grandes cidades, ainda carregam muito sentimento. O pessoal reconhece o nosso carinho e a essência que criamos por tocar no interior de São Paulo, que é um ambiente que sempre carregou as temáticas das nossas músicas e vidas”.

+um Hits
A +um Hits está sediada em Americana (SP) e iniciou suas atividades em janeiro de 2024. O selo musical e produtora de artistas e eventos pretende apoiar profissionais do setor, principalmente os que atuam no interior de São Paulo, promovendo a diversidade e o desenvolvimento do novo mercado musical.

Hoje, a equipe da +um Hits é composta por pessoas com vasta experiência nesta área e reconhecidas pelo trabalho na região: os fundadores são os empresários Gustavo Sartori Barba, Marcos Leite e José Guilherme Padovani, e o time de produção e marketing se completa com Cordero e Lucas Borges.

“Nosso foco é atuar em todas as vertentes do novo mercado musical, agenciando artistas do interior de uma forma completa, para que assim eles tenham a estrutura necessária para se dedicarem à qualidade do trabalho musical. É uma forma de valorizarmos a arte e, principalmente, fomentar a cena local”, destaca o fundador Gustavo Sartori Barba.

“Aqui na região, temos muitos talentos buscando oportunidades, mas infelizmente esses artistas acabam ofuscados por não conseguirem levar seus trabalhos para o público, seja por falta de espaço, de orçamento, de conhecimento sobre divulgação, gravação, entre outros fatores que dificultam a vida de quem deseja seguir uma carreira profissional. Nossa missão com a +um Hits é impulsionar os nomes que compõem esse novo momento da música brasileira, o qual chamamos de ‘nova música'”, completa José Guilherme Padovani.

O produtor Marcos Leite, com mais de três décadas de experiência na área de eventos e reconhecido pelo lendário trabalho com a Festa Privada na cena musical independente de Americana, comenta a qualidade musical e diferenciais dos artistas da +um Hits. “Temos uma diversidade de sons e pessoas incríveis tocando pela região, com muita energia e que representam esse ‘novo som brasileiro’ de um jeito que só eles sabem!”.

Mais informações

www.maisumhits.com.br

www.instagram.com/maisumhits