As raízes mais agressivas da experiente banda brasileira Desalmado emergem no novo álbum, Monopoly of Violence, o quarto da carreira, lançado nesta sexta-feira (2 de maio de 2025). São 10 faixas de um death metal brutal e técnico, embaladas em uma produção contemporânea.
Ouça no streaming aqui: https://bfan.link/monopoly-of-violence
Monopoly of Violence é o primeiro registro da nova formação, que apresenta João Limeira na bateria e Marcelo Liam como guitarrista principal, junto a Caio Augustus, o vocalista, e Bruno Teixeira, o baixista.
O álbum foi gravado no estúdio Family Mob, um dos mais concorridos e bem equipados do Brasil, mixado e masterizado por Hugo Silva.
Na parte lírica, o Desalmado faz uma leitura brutal do presente individual de cada integrante, mas, ao mesmo tempo, com uma visão macro da sociedade.
Nesse contexto, Monopoly of Violence é um conjunto de músicas extremamente pesadas, que consolida a forma única do Desalmado de expressar seus ideais de luta e propósitos de vida com seu death metal mesclado ao hardcore.
A crítica aos efeitos da crise capitalista na sociedade ocidental está mais presente do que nunca neste trabalho. A denúncia contra os grandes monopólios de tecnologia e seus danos sociais aparece em contextos que também abordam os novos modos de violência nas nossas relações.
Musicalmente, o quarto álbum cheio do grupo entrega faixas com o groove e a agressividade do hardcore, alternando com a brutalidade do death metal. É um trabalho moderno e equilibrado dentro do estilo, em consonância com o que há de mais atual no universo do metal extremo.
Assim como os dois últimos lançamentos (Mass Mental Devolution, de 2021, e Save Us from Ourselves, de 2018), Monopoly of Violence terá distribuição digital pelo selo alemão Blood Blast, braço da gravadora Nuclear Blast, uma das principais e mais bem-sucedidas editoras discográficas de música pesada no cenário global.
Blood Thorns: videoclipe
Como prévia do álbum, o Desalmado lançou no final de abril o videoclipe da música ‘Blood Thorns’:
‘Blood Thorns’ traz blast beats com texturas sombrias dos riffs da escola death e black metal, mais pitadas do breakdown. A faixa representa o fim da história iniciada no clipe de ‘No Peace, Only Death’ (assista clicando aqui), o primeiro single de Monopoly of Violence.
“É uma das mais bonitas e musicais do álbum, tem tudo na medida certa. É a trilha para olharmos para nossa essência, sangrar, sofrer e voltar mais forte”, comenta o vocalista Caio.
Formação consolidada
Caio também fala sobre o momento do Desalmado com novo material em mãos. “Representa um novo gás, uma nova etapa do Desalmado — uma banda que nunca desistiu de trabalhar sério, evoluir e construir sua imagem de maneira sólida e com credibilidade. A renovação do Desalmado em termos sonoros é também a afirmação de um grupo que busca evoluir incessantemente.”
Ficha técnica: Monopoly of Violence
Gravado no Family Mob
Mixado e masterizado por Hugo Silva
Próximos shows do Desalmado
10/05 – São Paulo/SP (Burning House)
07/06 – Rio de Janeiro/RJ (Heavy Beer Bar)
08/06 – São José dos Campos/SP (Hocus Pocus Studio Café)
24/08 – Porto Alegre/RS (local a ser anunciado)
Desalmado nas redes