O documentário Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves, dirigido por Rodrigo Pinto, será exibido no dia 5 de outubro no 27º Festival do Rio, dentro da mostra Première Brasil Retratos.
A produção da Giros Filmes e Ton Ton Filmes mistura documentário e ficção para revisitar a trajetória de Ezequiel Neves (1935-2010), jornalista, ator e produtor musical. O filme aborda sua passagem pela imprensa, seu papel como pioneiro da cobertura de rock no Brasil e sua atuação como produtor e letrista. Nos anos 1980, na Som Livre, Neves descobriu o Barão Vermelho e se tornou mentor da banda e de Cazuza, com quem assinou canções como Exagerado.
O longa se apoia em mais de 60 horas de entrevistas inéditas, documentos de arquivo, recriações com inteligência artificial e materiais fictícios criados para explorar a vida do protagonista.
Rodrigo Pinto, jornalista e videomaker, já dirigiu o documentário Continuação (2009), sobre Lenine, além de séries como Minha Loja de Discos e Sons Urbanos. Sua relação com o Barão Vermelho começou nos bastidores, como cenógrafo e autor da biografia do grupo.
A produção tem 105 minutos e conta com fotografia de Flora Dias, montagem de Felipe David Rodrigues e direção de arte de Mariana Villas-Bôas. No elenco estão Emilio De Mello, Felipe David Rodrigues, Rodrigo Picolli, Edson Zille, Adassa Martins e Lorenzo Papa.
O Festival do Rio acontece de 2 a 12 de outubro de 2025.