O Faca Preta, banda paulistana na ativa desde 2013, avança com seu street punk de combate no autoexplicativo EP ‘Fogo no Sistema’, com três sons de críticas sociais. O lançamento é via Repetente Records (selo de dois músicos do CPM 22, Badauí e Phil Fargnoli junto ao diretor artístico Rick Lion).
Ouça o EP aqui: https://ditto.fm/fogo-no-sistema
‘Fogo no Sistema’ foi gravado este ano no concorrido Estudio Costella, produzido por Capileh, um dos mais experts do ofício no país.
É um registro enérgico e direto, que carrega e destaca a verve do Faca Preta. Como explica a banda, estas músicas falam de um cotidiano em que pessoas vivem rodeadas de fascismo por conta da polícia, por conta do sistema.
Esse é, aliás, o enredo exato da faixa que dá título ao EP. A letra é sobre um sistema cruel que nos coloca em posição desfavorável para perdemos nosso caráter e desviar nossa conduta por facilidades na vida, tanto pelo oportunismo ou por dinheiro. “Um sistema que acaba nos convencendo que o desvio de caráter não traz resultados e sim as consequências por se vender a algo errado”, eles explicam.
Já “Não pedimos pra nascer” fala sobre o massacre que vivemos por conta de trabalho escravo, patrão lucrando sempre em cima da mão de obra do trabalhador e o sofrimento da sociedade devido à desigualdade salarial e baixa no mundo capitalista.
Faca Preta
A banda foi formada em 2013 por músicos experientes do circuito underground paulistano e lançou o primeiro EP em 2015 pelo Semper Adversus, extinto subselo de street punk da Hearts Bleed Blue (HBB).
Desde então, a Faca Preta vem sendo um grito de resistência na voz punk rock brasileira.
Em 2020 o grupo lançou o single “Dias Melhores” no streaming e videoclipe, uma amostra do álbum de estreia, Resistir. As 13 músicas são assinadas pelos músicos do Faca Preta e três delas conta com participações especiais: Fernando Badauí (CPM 22) canta em Coragem, Fernando Lamb (Não há mais volta) coloca sua voz em Velha Escola, Ricardo Scaff toca gaita em Cães de Rua.
Ouça Resistir aqui: https://ditto.fm/resistir-faca-preta
Faca Preta nas redes