O músico e produtor Fernando Quesada lança nesta quarta-feira (11) o projeto solo “Fernando Quesada Acústico BR”, dedicado a versões acústicas de clássicos do rock brasileiro. Os episódios serão publicados às quartas e domingos no canal Acústico BR no YouTube e nas redes sociais do artista.
Com quatro temporadas previstas e 30 vídeos no total, o projeto traz releituras em voz e violão de músicas de nomes como Raul Seixas, Capital Inicial, Roberto Carlos, Nando Reis, Cazuza, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Legião Urbana. Além da interpretação musical, cada episódio traz breves histórias sobre as canções.
“Acústico BR” também ganhará uma versão ao vivo. O show de lançamento está marcado para 22 de outubro no Blue Note São Paulo, dentro do projeto Rolling Stone Sessions.
“Sempre acreditei que a música tem o poder de nos conectar com quem somos, com a nossa história e com as emoções que muitas vezes nem conseguimos nomear. O Acústico BR nasce desse desejo de revisitar as raízes do rock nacional, trazendo à tona a força das melodias, letras e arranjos que marcaram época, mas agora de forma muito mais intimista, apenas com violão e voz. Tecnicamente, foi um grande desafio encontrar o equilíbrio entre simplicidade e riqueza musical, respeitando a identidade original de cada faixa, mas propondo uma nova escuta. Cada episódio é também um convite à memória afetiva: não é só sobre ouvir, é sobre sentir. Quero que as pessoas se reconheçam nessas canções, que elas se tornem trilha sonora de novos momentos, com a mesma intensidade que foram lá atrás”, afirma Quesada.
Além da proposta musical, o projeto destaca o papel do violão como instrumento central na cultura musical brasileira. Os vídeos foram gravados em diferentes locais e devem contar com participações especiais ao longo das temporadas.
Com passagem pelas bandas Shaman e Noturnall, Quesada já realizou mais de mil apresentações em mais de 20 países. É também sócio-diretor da School of Rock no Brasil, Portugal e Espanha e idealizador do projeto social Música Show, voltado ao ensino gratuito de música para crianças e adolescentes, em parceria com o Instituto Cacau Show.
A equipe do “Acústico BR” conta ainda com o produtor Rogério Guesso, da North Star Concerts, e o músico e estrategista digital Cassim. Juntos, desenvolvem uma proposta que une direção criativa, produção visual e estratégia de distribuição digital.
“Estou muito feliz com esse projeto e com o que estamos propondo, é um convite à memória afetiva de quem cresceu ouvindo rock nacional, mas também uma ponte com as novas gerações, que agora poderão redescobrir essas músicas em um formato diferente”, completa Quesada.