hbNews

Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música “Papai Noel Velho Batuta”

Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música “Papai Noel Velho Batuta”

17 de dezembro de 2025


O Garotos Podres postou em suas redes sociais um fato que a princípio pode parecer engraçado, mas revela algo mais sério.

De acordo com a banda formada em Mauá/SP no final de 1982, uma das pioneiras do punk rock brasileiro, seus integrantes foram “indiciados em inquérito policial, que foi instaurado a partir da denúncia de um membro de uma Seita de Fanáticos de Extrema-Direita”.

Ainda segundo a postagem, “Papai Noel Velho Batuta – Nessa música, apesar de Papai Noel ser uma figura lendária, que representa uma cultura mundial cristã e os mesmos na letra usam de palavras que incentivam a violência em pessoas, ao falarem de sequestro e morte. Que o motivo primordial da denúncia, diz respeito à impedir a apresentação da Banda …”

Por conta dessa denúncia, todos os membros da banda e seu empresário foram submetidos à interrogatório pela delegada, que instaurou então um inquérito policial para esclarecer os fatos, a fim de que o titular da ação penal, Ministério Público ou ofendido, possa ingressar em juízo.

Abaixo um dos trechos do depoimento publicado pela banda, que optou por não revelar a identidade do denunciante, bem como o município onde o inquérito foi instaurado:

“Também foi tocada a música Papai Noel Velho Batuta e perguntado ao declarante se entende que aquela música há de forma subliminar ou não inserida a cultura da violência, ao tempo que se fala na letra vou matar Papai Noel, “Quero matar aquele porco capitalista, presenteia os ricos e cospe nos pobres, nós vamos sequestrá-lo e vamos matá-lo”. Que tal música trata-se de uma crítica social, Papai Noel é uma figura para favorecer o comércio, uma paródia, a mostrar tamanha desigualdade social que existe no Brasil e no mundo, e critica a figura de Papai Noel o qual inexiste para o pobre, porém fomentada pela mídia na época de natal.” (fragmento das declarações do guitarrista Rinaldi).

Sem perder seu habitual humor sarcástico, a banda fez um vídeo em torno dessa história

“Papai Noel Velho Batuta” foi lançada pelo Garotos Podres no seu disco de estreia, “Mais Podres Do Que Nunca” (1985) e regravada pelo Ratos De Porão no disco “Feijoada Acidente? Brasil” (1995). “Mais Podres do que Nunca” (1985) teve duas músicas censuradas (“Johnny” e “Vou Fazer Cocô”) pelo extinto Departamento de Censura da Polícia Federal, órgão de controle e fiscalização da ditadura, mas sem interrogatórios, como ocorreu agora em pleno 2025, 40 anos após o fim da ditadura no Brasil.