hbNews

Headbangers News Indica: lançamentos de bandas independentes

Headbangers News Indica: lançamentos de bandas independentes

9 de janeiro de 2023


Headbangers News apresenta os melhores lançamentos de Rock e Metal das bandas independentes com um mix de músicas essenciais que você precisa conhecer. Talvez você até descubra uma nova banda preferida para adicionar na playlist. Confira todas as indicações em nossa playlist no Spotify e no Youtube.

 

01 – Snakedoctors – “Destroyed” feat. Nik Hughes

Snakedoctors é um quarteto que não hesita em experimentar seu som e agora compartilham o novo single “Destroyed”, que chega acompanhado de um incrível videoclipe e conta com a participação especial de Nik Hughes. Este é o último lançamento de 2022, dando sequência a serie de trabalhos que a banda lançou durante o ano, fechando 2022 com este single que prova a versatilidade da banda, que criou hits atemporais e conquistou o público. Com uma atmosfera sonora nostálgica, a canção traz também o vigor jovial da banda, misturando o retrô com o contemporâneo.

“Destroyed” mergulha em suas raízes pós-punk e new wave com maturidade, estilo e modernidade, misturando o oldschool com algo mais moderno e cravando o nome da banda no cenário musical atual. A produção é sólida, deixando a música deslumbrante e gostosa de ouvir, onde todos os instrumentos estão bem encaixados, os riff de guitarra característicos do post punk e do metal trazem um peso viciante, passeando entre o grunge e o metal alternativos dos anos 920, assim com a bateria que segue o ritmo com batidas potentes, o baixo marcando presença, sons de sintetizadores criando uma atmosfera animada. Os vocais ganham destaque nesta canção, sendo mais agressivos, incorporando a atitude do metal, onde Snakedoctors ousa mais uma veze e entrega um hit inovador.

Snakedoctors são quatro amigos que começaram a banda em Gdansk, Polônia, em maio de 2020. Desde então, eles lançaram dezessete singles e três álbuns: ‘Obligation’, ‘Joy Free Bowl’ e ‘Mellow Joy’. Seu maior hit até agora – “Close That Door” foi o número um por mais de 30 semanas na Polônia no Top 40 da Radio Olsztyn e também liderou o Top 20 da Radio Ostrowiec na Polônia. As músicas do Snakedoctors são tocadas em todo o mundo e em 4 continentes.

Acompanhe Snakedoctors nas redes sociais:

http://snakedoctors.com/
https://www.instagram.com/snakedoctors_official/

02 – DANSPED & The Carpool to Oblivion – “Las Meninas in the Myth”

A canção da vez é “Las Meninas In The Myth” de DANSPED & The Carpool to Oblivion, que é o projeto solo do experiente compositor Dansped de Jersey Shore, emanando influência de Garage, Alternativo e Emo, Dansped compõe esse single para ilustrar (ou sonorizar) a interferência da Inteligência Artificial em nossas vidas.

“Las Meninas In The Myth” é claramente inspirada na cena alternativa dos anos 90. DANSPED & The Carpool to Oblivion explora elementos como a guitarra reverberada e distorcida, com melodias melancólicas e arrastadas muito parecidas com as músicas mais emotivas de grupos como o Pixies, Blur e Hole.
É uma música com uma atmosfera ligeiramente sombria e introspectiva, com uma melodia simples e repetitiva que é facilmente identificável. A canção tem um andamento moderado e utiliza arranjos instrumentais minimalistas, incluindo guitarra elétrica, baixo e bateria. O Contrabaixo aqui é usado para criar uma atmosfera pesada, enquanto a guitarra e a bateria fornecem o andamento da música. Aqui é dissonante e inquietante e as guitarras tomam forma somente após um longo tempo que se inicia a canção, usados de maneira discreta para adicionar camadas adicionais à atmosfera da canção. Em termos de estrutura, “Las Meninas In The Myth” é dividida em três partes principais: uma introdução, um verso e um refrão. O verso e o refrão são estruturados de maneira semelhante, com o contrabaixo distorcido tocando um notas repetidas e compassadas enquanto a melodia é cantada por cima. A canção termina com uma extensão do refrão, com a guitarra tomando forma e repetindo os mesmos acordes do andamento dissonantes. A canção também é preenchida com pequenos links soltos de fundo,enquanto a melodia é repetida e segue crescendo em intensidade, até que é dado fim catártico da canção.

“Las Meninas In The Myth” combina elementos de atmosfera sombria com uma melodia simples e repetitiva. A canção é fortemente influenciada pelo rock alternativo. O uso de arranjos instrumentais minimalistas e a combinação de elementos dissonantes e melódicos criam uma atmosfera única e envolvente e se você gosta desse estilo de canção, “Las Meninas In The Myth” é uma excelente exemplo de qualidade e estilo, que vão te surpreender.

Acompanhe DANSPED & The Carpool to Oblivion nas redes sociais:

https://dansped.bandcamp.com/

03 – Cassidy Maude – “Housefire”

A audição de hoje é do single “Housefire” de Cassidy Maude. Cantora da cidade de Washington State, mas residindo na terra dos pântanos densos do Tennessee, Cassidy nos traz um som reflexivo e belíssimo em todos os sentidos. “Housefire” é uma canção suave e fluida, com uma estrutura de verso-refrão simples. Remontando o Indie Rock dos anos 2000 com a forte característica do folk, que carrega em essência voz e violão. O ritmo da canção é lento, crescente e emotivo, com uma batida de bateria constante e um baixo suave. À medida que a canção toma forma, mais precisamente aos 2min, ela cria uma urgência emocional, que tira o espectador de qualquer inércia e o coloca para refletir. O contraste da voz suave de Cassidy e a força da canção são a mistura perfeita para criar uma canção com grande peso emocional.

Cassidy Maude coloca toda sua intensidade e emoção em “Housefire”, isso sem perder suavidade e a linearidade. Essa canção é um bom exemplo da elegância de Cassidy, a voz sutil e o instrumental forte são elementos que dão suporte a este argumento. Porém a intérprete usa dessa elegância técnica para adicionar expressividade à sua interpretação, e sua voz tem uma grande gama dinâmica, passando de notas baixas e suaves para notas altas e poderosas. Ela também usa da cama musical para direcionar e encaminhar o espectador de forma enfática durante toda a canção. Sólida e emotiva.

Se você gosta de música com uma boa interpretação vocal, uma atmosfera calma e introspectiva, da sutileza e elegância dos vocais femininos, recomendo a audição de “Housefire” de Cassidy Maude. Além de um ritmo lento e relaxante, e a expressividade, acredito que tudo te fará buscar mais sobre essa maravilhosa cantora e “Housefire” pode ser uma ótima escolha para você. Cassidy Maude é uma cantora e compositora de Nashville, EUA, que se uniu ao guitarrista e co-escritor Blank Fowler para seu último álbum. A dupla tem um arranjo informal, com os dois artistas comandando suas próprias bandas e se reunindo ocasionalmente para escrever duetos.

Acompanhe Cassidy Maude nas redes sociais:

https://www.instagram.com/cassidymaudemusic/?hl=en

04 – Bedroom DJ – ‘Side A’

O projeto solo Bedroom DJ compartilha seu novo EP, intitulado ‘Side A’. Com um conjunto de quatro faixas, este é o trabalho de estreia do artista, que se lança no cenário musical em grande estilo, com músicas transcendentais. Com uma atmosfera sonora nostálgica, o EP também fornece uma mistura de influências do artista, que conseguiu incorporar também tons mais modernos graças ao seu frescor jovial, criando hits atemporais que surpreendem e impactam com um som autêntico. Bedroom DJ mostra sua versatilidade e prova seu talento nato, tendo grandes chances de estar entre os maiores nomes da música da atualidade.

‘Side A’ apresenta uma sonoridade típica da new wave, com tons que remetem a bandas como Kraftwerk, Gary Nurmam e Peter Schilling, mas também traz a modernidade de Daft Punk, MGMT e Tame Impala, além de elementos do post punk, que deixam o ar mais misterioso e sombrio. A faixa de abertura “Troublemaker (Dark Side)” tem batidas quentes e sensuais, remetendo mais aos anos 70 e uma mistura típica do Daft Punk, com riffs swingados que lembram Nile Rodgers. “My Pills Don’t Work” tem sintetizadores envolventes e vocais cheios de efeitos que transmitem todos os sentimentos do artista para falar sobre os problemas que a sociedade enfrenta. “Bullying (I Never Leave You)” também traz um tema importante, com uma sonoridade mais animada que remete ao post punk, onde os riffs e batidas despertam a vontade de dançar mas a letra nos leva a reflexão. O EP encerra coma  faixa “Giselle”, que é uma baladinha cheia de elementos new wave ao mesmo tempo que soa atual.

Bedroom DJ é um projeto solo com histórias, criado pelo músico ucraniano Yevhenii Myronenko. Por um lado, escrevo tudo isto, mas a minha imagem é tal que não sei se sou eu ou este dj de quarto é o meu amigo imaginário. O EP “Side A” combina lo-fi, pós-punk e new wave. Bedroom DJ viaja entre suas influências musicas, e conseguiu mistura-las para criar seu próprio som, de uma maneira autêmtica e charmosa.

Acompanhe Bedroom DJ nas redes sociais:

https://www.instagram.com/bedroomdjart/
https://www.facebook.com/bedroomdjart
https://artist.link/bedroomdj

05 – Ljug Aldrig – “Seashells” (ft. Elliphant)

O projeto sueco Ljug Aldrig compartilha seu novo single, intitulado “Seashells”, com a participação da cantora Elliphant. Este é o segundo trabalho da banda, que teve início esse ano com o single duplo com as faixas “Stabbings” e “Juiced”. A música é uma manifestação da forte composição do artista Roosen, seu uso não convencional de melodia e harmônicos e suas letras poéticas e envolventes, enraizadas em emoções e experiências vividas. A música possui uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que soa moderno, provando a versatilidade do artista que cria hit atemporais para manifestar seus sentimentos através da arte de fazer música.

“Seashells” traz uma sonoridade do rock alternativo dos anos 90, com toques do indie rock e dream pop moderno. Os riffs de guitarra são suaves com efeitos do post punk, linhas de baixo com som quente e manobras e vocais hispnotizantes, feminino e masculino lembrando bandas como Dead Can Dance e Jesus and Mary Chains, com uma melancólicas que leva o ouvinte a uma viagem profunda em um reino sombrio de produção criativa e composições excepcionais. Esse lançamento define com maestria o nicho deste novo artista, que arrisca em uma atmosfera sonora com influências do rock progressivo, rock clássico e etéreo – uma mistura de Dead Can Dance, Pink Floyd e até um pouco de Clan of Xymox.

Ljug Aldrig é Roosen, um artista visual, cantor e compositor nascido em Bromsten, nos arredores de Estocolmo, na Suécia. Roosen possui mestrado em Belas Artes pela Royal Academy em Copenhague. Ele trabalhou como assistente de muitos artistas de várias áreas e origens, colaborou com galeristas e expôs sua própria arte em uma ampla gama de contextos de exibição. Ao longo de sua vida, ele também fez música – escrevendo letras e cantando, com guitarra e sintetizadores. Em 2020, Roosen iniciou uma colaboração com os músicos/produtores Anton Toorell e Alex Zethson. Na primavera de 2022, veio o primeiro lançamento de Ljug Aldrig no selo Thanatosis produktion de Zethson. Uma edição limitada de single de 7 polegadas com as faixas “Stabbings” e “Juiced”.

Acompanhe Ljug Aldrig nas redes sociais:

https://thanatosis.org/
https://ljugaldrig.bandcamp.com/
https://www.instagram.com/ljug_aldrig

06 –  Robbie Rapids – “Love Of Your Life”

Nativo de Michigan e residente em Atlanta,  Robbie Rapids é um guitarrista e vocalista talentoso que compartilha o single “Love Of Your Life”. A melodia e os vocais sentimentais de Robbie criam um ambiente perfeito, em uma atmosfera sonora nostálgica que remete a bandas de soft rock dos anos 80, mas ao mesmo tempo soa moderno graças ao vigor jovial do artista, que conseguiu criar um hit atemporal e mostrar sua versatilidade. Este é o último lançamento de 2022, e prova o talento nato de Robbie, que lançou singles encanadores durante o ano.

“Love Of Your Life” mescla elementos do rock dos anos 80 com alguma ostentação de groovy na mistura e riffs clássicos, trazendo uma sonoridade romântica e triste ao mesmo tempo, soando como Duran Duran e Moden Talking. Os instrumentos e o timbre vocal lembra muito as baladas do hard rock e canções românticas do classic rock que tocava muito nos auges de programa e rádios, sendo uma canção simples mas cheia de sentimentos e um solo de guitarra matador. As habilidades de contar histórias de Rapids se fazem presentes na faixa, assim como suas apuradas habilidades de composição, fazendo com que sua estreia seja majestosa.

Robbie Rapids é um cantor/guitarrista de Grand Rapids, MI, agora residente em Atlanta, GA. Ele é o compositor e letrista criativo que se uniu ao prolífico músico/produtor David Levene, para criar uma coleção que se baseia em 4 décadas de influência do rock (anos 60-90). Embora sua música tenha sido chamada de “pop-rock jangly”, sua diversidade de influências adiciona um estilo único ao som. Com experiência na indústria da música, Rapids já é conhecido, mas também está entrando na cena independente.

Acompanhe Robbie Rapids nas redes sociais:

https://www.facebook.com
https://www.instagram.com/robbie_rapids/
https://soundcloud.com/user-697117024