hbNews

Inocentes comemora 43 anos de história lançando o primeiro álbum punk em formato acústico no Brasil

Inocentes comemora 43 anos de história lançando o primeiro álbum punk em formato acústico no Brasil

15 de abril de 2024


A banda Inocentes está prestes a lançar seu tão aguardado novo álbum, intitulado “Antes do Fim“, prometendo mais uma vez desafiar as expectativas e deixar sua marca no cenário musical brasileiro. O novo disco, que segue o formato acústico, traz no repertório grandes sucessos que marcaram a trajetória da banda ao longo de mais de quatro décadas. Gravado no Red Star Studio, o disco conta com produção de Henrique Khoury. O primeiro single a ser lançado é a emblemática música “São Paulo“, clássico do 365, que estará disponível nas plataformas de streaming a partir de 16 de abril. O álbum está previsto para ser lançado em maio ou junho.

“[Antes do Fim] é o primeiro álbum acústico Punk aqui no Brasil, mas tiveram outros nesse formato na gringa“, declara Clemente.

Com uma carreira que atravessa décadas e uma base de fãs dedicada, os Inocentes continuam a ser uma força influente no punk nacional. Seu próximo lançamento certamente será aguardado com grande expectativa pelos admiradores do gênero, especialmente por ser a primeira banda Punk brasileira a gravar suas músicas nesse formato.

E em celebração, a banda fará um show intimista no palco do Red Star Studio no dia 26 de abril, com ingressos limitados, tocando seus clássicos no tradicional formato.

Vamos relembrar um pouco a história dessa grande banda que é uma das mais influentes representantes do movimento punk no Brasil.

A banda Inocentes teve sua origem na efervescente cena punk paulistana  em 1981 por ex-integrantes de outras bandas da periferia de São Paulo, como Restos de Nada e Condutores de Cadáver. Desde então, o grupo se destacou como uma das primeiras e mais influentes bandas de punk. Participar da coletânea “Grito Suburbano“, em 1982, e o lançamento subsequente do EP “Miséria e Fome” foram marcos cruciais em sua trajetória, solidificando seu lugar no cenário musical nacional.

Inocentes no Sesc Pompeia em São Paulo. Crédito: Cícero de O. Neto/Folhapress

Inocentes no Sesc Pompeia em São Paulo. Crédito: Cícero de O. Neto/Folhapress

Em 1984, com uma nova formação, o Inocentes assinou contrato com a Warner, tornando-se a primeira banda punk brasileira a gravar por uma gravadora multinacional. O lançamento do mini-LP “Pânico em SP” em 1986 foi recebido com entusiasmo, evidenciando a crescente popularidade do grupo.

Em 1987, veio o álbum “Adeus Carne“, produzido por Geraldo D’Arbilly e Pena Schmidt, contendo faixas que alcançaram sucesso nas rádios rock, como “Pátria Amada” e “Tambores“. O show de lançamento, que reuniu mais de 10 mil pessoas, evidenciou a popularidade crescente da banda.

No ano seguinte, em 1989, o terceiro álbum autointitulado “Inocentes” trouxe uma mistura eclética de rock’n’roll, punk rock e rap, refletindo as pressões e desafios enfrentados pela banda naquele período. Em 1992, “Estilhaços” apresentou uma abordagem quase acústica, marcando uma fase de experimentação sonora para o grupo. Dois anos depois, em 1994, veio “Subterrâneos“, que viu um retorno às raízes do punk rock, trazendo uma atmosfera mais crua e direta. Em 1996, o álbum “Ruas“, lançado pela gravadora Paradoxx, retomou a pegada punk rock característica da banda, conquistando novamente o público e a crítica. Por fim, “Embalado à Vácuo“, lançado em 1999 pela Abril Music, apresentou uma sonoridade contemporânea e letras que refletiam as preocupações sociais e políticas da época, consolidando a reputação do Inocentes como uma das bandas mais relevantes do cenário punk brasileiro.

O início dos anos 2000 trouxe uma nova fase de experimentação e evolução sonora para o grupo, com lançamentos como “O Barulho dos Inocentes” (2001) e “Labirinto” (2004). O DVD “Som e Fúria“, lançado em 2007, foi um marco na carreira do grupo, registrando sua performance ao vivo e destacando sua energia e paixão inabaláveis ​​no palco. Por fim, “Sob Controle“, lançado em 2013, trouxe uma fusão de novas composições e versões atualizadas de clássicos do Inocentes, demonstrando sua relevância contínua e sua capacidade de se adaptar aos tempos modernos sem perder a essência que os tornou uma das bandas mais importantes para o movimento Punk no Brasil.

O Inocentes demonstram sua vitalidade e relevância no cenário do Punk Rock brasileiro. O EP “Cidade Solidão”, lançado em 2019, trouxe faixas que refletiam temas sociais e emocionais com a energia característica do grupo. Em seguida, o single “Queima!“, lançado em 2022, mostrou que o Inocentes ainda possui uma chama ardente, com sua sonoridade poderosa e letras impactantes.

Não perca! Dia 28 de abril tem Inocentes no Red Star Studio.