hbNews

Io y Te propõe encontros e resgates em Volverá, do rock ao experimental

Io y Te propõe encontros e resgates em Volverá, do rock ao experimental

4 de fevereiro de 2023


Marcos Hermes/Divulgação

Atriz e cantora Tainá Medina forma a Io y Te com o guitarrista e produtor musical Christian Dias. O duo carioca, com uma proposta ímpar e ousada, que propõe experimentos sonoros (do pop ao grunge, passando pelo samba) e poéticas viscerais, estreia no selo Toca Discos com o single Volverá, cantado em espanhol.

Ouça Volverá aqui: https://abre.ai/ioyte-volvera.

Volverá é uma das quatro faixas que o casal compôs durante a pandemia e é resultado da parceria com Felipe S, o vocalista e compositor da Mombojó, outro artista plural que desembarcou em 2023 na Toca Discos.

“Ganhamos do Felipe uma harmonia lindíssima, que ele tinha há 10 anos e não conseguia encaixar em suas composições. É a cara do Io y Te”, revela a cantora.

Além disso, como bem pontua Tainá e Christian, a força de Volverá conta com o que chamam de ‘banda dos sonhos’, com o baixista Gabriel Loddo e o baterista Pedro Fonte.

“Entraram na música com ideias e personalidade. O resultado final só foi possível porque eles estavam ali: o groove do Loddo e a batera bem MPB e sensual de Fonte”, ela destaca.

Afinal, Volverá é sobre resgates, experimentos e encontros. O single traz a força poética de Tainá a partir de uma experiência pessoal e o primórdio de uma produção ainda para o teatro. “Uma tentativa de transformar a angústia, o medo da pandemia e caminhar para outros lugares. Tentamos contar uma história com muitas mensagens de transformar e curar”.

Volverá tem o intuito de alargar o trabalho e a proposta do duo, desenvolvendo uma linguagem e criando um público.

Beira o lo-fi, é sexy e tem algumas estranhezas, uma canção que também tem algo sobre desejos.

Io y Te

Tainá e Christian idealizam a Io y Te há alguns anos durante o isolamento da pandemia, um período em que iniciaram experimentações sonoras, tirar ideias de gavetas e se aventurar em novas empreitadas artísticas.

“Começamos querendo fazer algo experimental, algo por meio de referências de Bjork, Meta Metal, Fiona Apple, Mutantes, mas também de Silverchair e Queens of the Stone Age. Algo que saísse do óbvio, algo inusitado, que fosse do pop ao samba”, conta Tainá.

Com a Io Y Te, Tainá quer que estas canções ajudem as pessoas. “Que façam esse caminho de não ser só para nós, que elas sejam pontes, de diversas naturezas. Estamos tentando descobrir uma nova linguagem e a Toca Discos abraça a ideia. O selo, para a dupla, é um grande Big Bang, com um universo sendo formado”, eles reforçam.

Acompanhe o duo: https://www.instagram.com/___ioyte