hbNews

Iron Maiden presta homenagem ao vocalista original Paul Mario Day, morto aos 69 anos

Iron Maiden presta homenagem ao vocalista original Paul Mario Day, morto aos 69 anos

30 de julho de 2025


Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, morreu na última terça-feira, 29 de julho, aos 69 anos, na casa de sua família em Newcastle, Austrália. A causa da morte não foi divulgada, embora o músico lutava contra um câncer não especificado.

A banda britânica presou uma homenagem ao seu vocalista original por meio de uma publicação no Instagram homenageando seu vocalista original.

“Estamos profundamente tristes com a morte de Paul Mario Day, o primeiro vocalista do Iron Maiden em 1975. Nossos pensamentos e sinceras condolências estão com a família e os amigos de Paul. Paul era uma pessoa adorável e um bom companheiro. Descanse em paz, Paul.”

Conhecido como primeiro vocalista da icónica banda Iron Maiden, Paul Mario Day tocou com a banda entre dezembro de 1975 a outubro de 1976. Segundo Steve Harris, Paul não estava a altura do que o grupo procurava. Ele tinha uma ótima voz e cantava muito bem mas faltava energia, carisma e experiência no palco. Como isso não melhorou ao longo dos shows, A banda o substitui por Dennis Wilcock, e, posteriormente, Paul Di’Anno.

O cantor sugeriu em uma postagem nas redes sociais que ele havia coescrito a faixa “Strange World”, mas nunca foi creditado por suas contribuições [via Blabbermouth].

Em 2019, a formação original se reuniu. O baixista Steve Harris, que formou a banda no Natal de 1975, esteve com o vocalista original Paul Mario Day e com os guitarristas Dave Sullivan e Terry Rance. O único membro que não participou foi o baterista Ron “Rebel” Matthews.

O músico inglês, que também integrou as bandas Sweet, More e Wildfire, estava perdendo uma batalha contra o câncer e que tinha apenas mais algumas semanas de vida, segundo noticiou a página Iron Maiden Brasil.

O colega e guitarrista da banda Sweet, Andy Scott, divulgou a notícia por meio de um post no Facebook:

“Paul Mario Day, descanse em paz. Em 1985, Mick Tucker e eu montamos a primeira nova formação do Sweet após o hiato da banda original. Precisávamos de um vocalista e, quando Paul chegou para a audição, não procuramos mais. Nossos primeiros shows foram na Austrália, com ingressos esgotados, o que era um bom presságio para o futuro. A Europa seguiu o exemplo e três noites esgotadas no Marquee, em Londres, produziram um álbum ao vivo, um vídeo e um DVD.

‘Live at the Marquee’ alcançou sucesso em várias paradas ao redor do mundo e a performance vocal de Paul resistiu ao teste do tempo. PMD foi o vocalista original do Iron Maiden e teve uma passagem pela banda More antes de se juntar ao Sweet. Ele faleceu em paz em sua casa na Austrália. Minhas mais profundas condolências à sua esposa Cecily, família e amigos. Um dia triste para todos os fãs do Sweet.
Andy”.