Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, morreu na última terça-feira, 29 de julho, aos 69 anos, na casa de sua família em Newcastle, Austrália. A causa da morte não foi divulgada, embora o músico lutava contra um câncer não especificado.
A banda britânica presou uma homenagem ao seu vocalista original por meio de uma publicação no Instagram homenageando seu vocalista original.
“Estamos profundamente tristes com a morte de Paul Mario Day, o primeiro vocalista do Iron Maiden em 1975. Nossos pensamentos e sinceras condolências estão com a família e os amigos de Paul. Paul era uma pessoa adorável e um bom companheiro. Descanse em paz, Paul.”
Ver essa foto no Instagram
Conhecido como primeiro vocalista da icónica banda Iron Maiden, Paul Mario Day tocou com a banda entre dezembro de 1975 a outubro de 1976. Segundo Steve Harris, Paul não estava a altura do que o grupo procurava. Ele tinha uma ótima voz e cantava muito bem mas faltava energia, carisma e experiência no palco. Como isso não melhorou ao longo dos shows, A banda o substitui por Dennis Wilcock, e, posteriormente, Paul Di’Anno.
O cantor sugeriu em uma postagem nas redes sociais que ele havia coescrito a faixa “Strange World”, mas nunca foi creditado por suas contribuições [via Blabbermouth].
Em 2019, a formação original se reuniu. O baixista Steve Harris, que formou a banda no Natal de 1975, esteve com o vocalista original Paul Mario Day e com os guitarristas Dave Sullivan e Terry Rance. O único membro que não participou foi o baterista Ron “Rebel” Matthews.
O músico inglês, que também integrou as bandas Sweet, More e Wildfire, estava perdendo uma batalha contra o câncer e que tinha apenas mais algumas semanas de vida, segundo noticiou a página Iron Maiden Brasil.
O colega e guitarrista da banda Sweet, Andy Scott, divulgou a notícia por meio de um post no Facebook:
“Paul Mario Day, descanse em paz. Em 1985, Mick Tucker e eu montamos a primeira nova formação do Sweet após o hiato da banda original. Precisávamos de um vocalista e, quando Paul chegou para a audição, não procuramos mais. Nossos primeiros shows foram na Austrália, com ingressos esgotados, o que era um bom presságio para o futuro. A Europa seguiu o exemplo e três noites esgotadas no Marquee, em Londres, produziram um álbum ao vivo, um vídeo e um DVD.
‘Live at the Marquee’ alcançou sucesso em várias paradas ao redor do mundo e a performance vocal de Paul resistiu ao teste do tempo. PMD foi o vocalista original do Iron Maiden e teve uma passagem pela banda More antes de se juntar ao Sweet. Ele faleceu em paz em sua casa na Austrália. Minhas mais profundas condolências à sua esposa Cecily, família e amigos. Um dia triste para todos os fãs do Sweet.
Andy”.