hbNews

‘Last Rites’, segunda e última autobiografia de Ozzy Osbourne, foi finalizada dias antes da morte do cantor

‘Last Rites’, segunda e última autobiografia de Ozzy Osbourne, foi finalizada dias antes da morte do cantor

15 de outubro de 2025


A autobiografia de Ozzy Osbourne, ‘Last Rites’, é a segunda e última do cantor. Lançada dia 7 de outubro, foi concluída poucos dias antes de sua morte, em 22 de julho, aos 76 anos.

O livro narra praticamente toda sua vida, não só seu casamento de décadas com Sharon Osbourne como também as ​​batalhas de saúde. Além de seu retorno aos holofotes para o show Back To The Beginning.

Em entrevista ao Blabbermouth, Jack Osbourne, filho de Ozzy, falou sobre o livro, revelando que poucos membros da família leram o livro. “Tem sido um momento difícil para todos. Para mim, o último capítulo é o que mais me fez refletir. Ele terminou de ler poucos dias antes de falecer”.

“Meu pai trabalhou em Last Rites por muito tempo — trabalhando arduamente ao longo dos últimos três ou quatro anos. Ele sempre sentiu que precisava fazer uma continuação de I Am Ozzy, porque muita coisa aconteceu nos 20 anos desde o lançamento do livro. Da vida após o programa de TV, à reunião do Sabbath, ao lançamento de seus dois últimos álbuns e, finalmente, aos seus problemas de saúde. Era importante para ele capturar tudo isso”, confessou Jack.

Jack também revelou que Ozzy estava determinado a dar um “último adeus” aos fãs com o show de despedida: “A verdade é que meu pai lutou muito para subir naquele palco em Birmingham no dia 5 de julho. Ozzy estava determinado a se despedir dos fãs, e foi exatamente isso que fez. Ele os amava profundamente porque eles lhe deram a vida que ele tinha. Ele sempre disse que não teria sido nada sem o amor e o apoio deles. Aquele último show foi a sua forma de retribuir uma última vez.”

Por fim, questionado sobre o que Ozzy gostaria que os leitores tirassem do livro, Jack afirmou: “Meu pai queria que as pessoas sorrissem, rissem e sentissem amor ao lerem. Ele odiava quando as pessoas sentiam pena dele. Sei que alguns fãs vão se emocionar — é difícil não se emocionar —, mas ele não suportava quando as pessoas choravam na frente dele ou ficavam tristes perto dele. Então, curtam suas palavras. Sintam sua energia. Lembrem-se de quem ele sempre será. E nunca deixem de amá-lo.”

Ozzy Osbourne morreu menos de três semanas após sua aposentadoria dos palcos, quando participou do show de despedida do Black Sabbath, que aconteceu dia 5 de julho, no Villa Park em Birmingham, no Reino Unido. Cerca de 40 mil pessoas compareceram ao evento, com 5,8 milhões de pessoas assistindo ao show online.