hbNews

Memory Remains: AC/DC – 30 anos de “The Razor’s Edge”, um dos inúmeros clássicos de uma banda clássica

Memory Remains: AC/DC – 30 anos de “The Razor’s Edge”, um dos inúmeros clássicos de uma banda clássica

21 de setembro de 2020


Em 21 de setembro de 1990, o AC/DC lançava o seu décimo segundo álbum de estúdio: o aclamado “The Razors Edge“. Este foi o primeiro e único disco de estúdio a contar com o baterista Chris Slade, que ocupou o lugar de Phill Rudd momentaneamente.

Após o lançamento de “Who Made Who“, de 1986 e que era uma coletânea da banda que se tornou a trilha sonora do filme “Maximum Overdrive“, de Stephen King e de “Blow Up Your Video“, de 1988 e que não foi tão bem recebido pelo público e crítica, acabou mexendo com os brios dos caras que capricharam em um disco que é sensacional do início ao fim.

O quinteto se reuniu, então, sob a batuta do produtor Bruce Fairbairn, entre o final de 1989 e o início de 1990, quando saiu mais um disco que podemos colocar na mesma prateleira dos clássicos da carreira da banda.

Temos a abertura apoteótica com a clássica “Thunderstruck“, uma música sensacional com aquela intro com as linhas de guitarras maravilhosas e que vira um Hard Rock de respeito, com o selo de qualidade do AC/DC. Linda, perfeita. Essa é uma das minhas favoritas de toda a carreira da banda.

Fire Your Guns” é uma faixa Hard Rock típica do AC/DC, com boas linhas de guitarras e um solo competente. Essa, tal qual a faixa anterior, nasceram clássicas e se juntam à galeria dos clássicos da banda. “Moneytalks” é outro clássico oriundo desse disco, uma música com riffs fascinantes e é mais uma a brilhar entre os grandes clássicos da história desses australianos. Pessoalmente, é a minha segunda favorita deste play.

A faixa título tem um clima diferente, ela é densa e é legal virmos um AC/DC soar diferente, moderno, mas sem deixar de ser AC/DC. Em alguns momentos com andamento bem mais rápido do que o comum. Excelente. “Mistress for Christmas” tem uma pegada diferente, ela é devagar, com boas passagens das guitarras dos irmãos Young e um ótimo solo. Pesadíssima., maravilhosa.

Rock Your Heart” Out tem a presença da cozinha na primeira parte e traz de volta o velho AC/DC que estamos acostumado a escutar. Boa música.”Are You Ready” tem uma introdução interessante e é outra faixa típica do AC/DC, com fortes influencias com blues. impressionante como eles fazem músicas que são parecidas entre si, sem parecer repetitivo.

Divulgação

Got You by the Balls” é outra faceta do AC/DC: aquele Hard Rock com batidas diretas, sem muita firula e que se mostra uma boa música.Shot of Love é uma releitura do que a própria banda fez nos anos de 1970. Um Hard Rock para ninguém botar defeito.

Let’s Make It” mostra a competência dos caras em fazer uma boa música. Aqui o andamento dela é mais cadenciado e as batidas fortes de Chris Slade fazem a diferença, juntamente com um solo bem elaborado, em que você consegue identificar as notas, uma a uma.

Goodbye & Good Ridance to Bad Luck” é outra que segue a linha da faixa anterior, também mais bluesy, com ótimo solo de guitarra. “If You Dare” encerra bem um disco em mais uma faixa em que o blues pesado da banda se mostra presente, que fecha bem um disco que se mostrou excelente durante toda sua extensão.

E assim se dá um álbum relativamente curto, em pouco mais de 46 minutos, que trouxe o AC/DC de volta à evidência. Um disco que veio com tudo e chegou ao 2º lugar da “Billboard 200” e ao 4º lugar no chart do Reino Unido. Não é pouco. Mas estamos falando de uma das maiores bandas de Rock que já passaram por esse planeta. Desejamos uma longa vida ao grandioso AC/DC, que é responsável por converter muitos headbangers.

The Razors Edge – AC/DC
Data de lançamento – 21/09/1990
Gravadora – Albert Productions

Faixas:
01 – Thunderstruck
02 – Fire Your Guns
03 – Moneytalks
04 – The Razors Edge
05 – Mistress for Christmas
06 – Rock Your Heart Out
07 – Are You Ready
08 – Got You by the Balls
09 – Shot of Love
10 – Let’s Make It
11 – Goodbye & Good Roddance to Bad Luck
12 – If You Dare

Formação:
Brian Johnson – Vocal
Angus Young – Guitarra
Malcolm Young- Guitarra
Cliff Williams – Baixo
Chris Slade – Bateria