Memory Remains

Memory Remains: Accept – 8 anos de “The Rise of Chaos” e a despedida de Peter Baltes

4 de agosto de 2025


Há 8 anos, em 4 de agosto de 2017, o Accept lançava “The Rise of Chaos“, o décimo quinto álbum desta amada banda alemã, e que é tema do nosso Memory Remains desta segunda-feira.

Nosso aniversariante do dia marca as estreias do guitarrista Uwe Lulis e do baterista Christopher Williams, que entraram nos lugares de Herman Frank e Stefan Schwarzmann, respectivamente. É também o último álbum a contar com o baixista Peter Baltes. O guitarrista Wolf Hoffmann afirmou que o título é sobre o que a humanidade tem causado ao mundo.

Em 2015, durante a fase final da turnê que promovia “Blind Rage” (2014), o álbum anterior, o guitarrista Wolf Hoffmann foi questionado sobre os planos futuros do Accept e ele deu a seguinte declaração:

“Continuaremos por mais algumas semanas, essa série de turnês, e então faremos uma pequena pausa e voltaremos no outono, mas estamos praticamente encerrando a turnê Blind Rage neste momento; é a última fase de todo esse ciclo. E então o próximo álbum terá que ser escrito e gravado, e quanto tempo isso levará e quando tudo isso acontecerá, quem sabe? Mas acontecerá; é tudo o que eu sei.”

Com as mudanças na formação, a banda se juntou ao produtor Andy Sneap, que produzia o álbum pela quarta vez consecutiva. A parceria deu tão certo que ele segue sendo requisitado. O último álbum da banda, “Hunanoid“, é tambem produzido por ele. Em “The Rise of Chaos“, ele também trabalhou na mixagem e na masterização. O álbum foi gravado entre os anos de 2016 e 2017.

A arte da capa do álbum, muito bonita, por sinal, é assinada por Gyula Havancsác, que segue como artista a produzir as capas da banda. Esta, em especial, traz uma bela imagem de uma cidade em meio à destruição, parecendo até como uma premonição de como estaria o mundo em menos de dez anos, com os covardes ataques promovidos por Israel contra os palestinos e outros vizinhos, e também da Rússia para com a Ucrânia.

Em 16 de abril de 2017, a banda divulgou o título do álbum e informou que a data de lançamento seria no dia 4 de agosto. Em 2 de junho, a Nuclear Blast lançou a faixa-título que foi o primeiro single. A capa também foi apresentada ao público na mesma data, o que já deixou os fãs bastante ansiosos pelo novo play.

Botando a bolacha para rolar, temos uma aula de Heavy Metal, o que no caso do Accept, não surpreende a quase ninguém, já que a banda sempre foi rica em canções poderosas e em “The Rise of Chaos” não seria diferente. São dez músicas em um total de 46 minutos, e os grandes destaques ficam por conta de faixas como “Die by the Sword“, “No Regrets“, “What’s Done is Done” e “Carry the Weight“.

O álbum foi bem recebido tanto pela crítica especializada quanto pelo público. Foi premiado pelo webzine Metal Storm, como o melhor álbum de Heavy Metal do ano de 2017. Também foi indicado ao prêmio de melhor álbum do ano de 2018 da Metal Hammer, mas quem acabou vencendo foi o Powerwolf com seu álbum “The Sacrament of Sin“.

Nas paradas de sucesso, o desempenho do álbum foi bom: 3° na Alemanha, 4° na Suiça, 5° na Finlândia e na República Tcheca, 10° na Suécia, 13° na Áustria, 20° na Hungria, 25° na Bélgica, 26° na Polônia, 31° na Espanha, 36° na Escócia e 140° na badalada “Billboard 200“. A banda caiu na estrada para divulgar seu novo álbum, e diversos lugares do mundo receberam os alemães, entre eles, o icônico Wacken Open Air.

Como dissemos no início deste texto, este foi o último álbum com o baixista Peter Baltes. Em 27 de novembro de 2018, ele anunciou que estava saindo da banda após 42 anos. Ao que parece, a saída aconteceu de maneira amigável. E o Accept soltou uma nota oficial, comunicando sua saída e agradecendo ao músico pelos anos dedicados. Iremos reproduzir abaixo:

“Peter precisava de uma mudança em sua vida e desejamos a ele tudo de bom. Ele sempre fará parte da família Accept e, para honrar sua homenagem à história da música, todos nós devemos desejar-lhe tudo de bom.”

A banda segue em plena atividade, hoje, contando apenas com o guitarrista Wolf Hoffmann como membro original, mas a qualidade da banda permanece intacta, como pudemos ver no álbum “Hunanoid“, lançado no ano passado. Eles também passaram pelo Brasil em 2024, com direito a apresentação extra, em São Paulo. Hoje é dia de celebrar esse belo álbum e de agradecer por ter o Accept entre nós.

 

The Rise of Chaos – Accept

Data de lançamento – 04/08/2017

Gravadora – Nuclear Blast

 

Faixas:

01 – Die by the Sword

02 – Hole in the Head

03 – The Rise of Chaos

04 – Koolaid

05 – No Regrets

06 – Analog Man 

07 – What’s Done Is Done

08 – Worlds Colliding 

09 – Carry the Weight 

10 – Race to Extinction

 

Formação:

Mark Tornillo – vocal

Wolf Hoffmann – guitarra

Uwe Lulis – guitarra

Peter Baltes – baixo

Christopher Williams – bateria