Memory Remains

Memory Remains: Angra – 11 anos de “Secret Garden”, a despedida de Kiko Loureiro e a estreia de Fabio Lione

17 de dezembro de 2025


Há onze anos, em 17 de dezembro de 2014, o Angra lançava “Secret Garden“, o oitavo álbum de uma das maiores bandas brasileiras de Heavy Metal, que é tema do nosso Memory Remains desta quarta-feira.

O álbum possui duas datas de lançamentos distintas. A de hoje, refere-se ao lançamento no Japão, onde o Angra sempre foi muito popular e eles priorizaram o lançamento na terra do sol nascente, que aconteceu em 17 de dezembro de 2014. Já em outras partes do mundo, “Secret Garden” foi lançado em 16 de janeiro de 2015, então, estamos considerando o primeiro lançamento do play.

O álbum marca a estreia do vocalista Fabio Lione, que recentemente anunciou a sua saída do Angra em virtude de a banda ter entrado em hiato. Também marca a despedida de Kiko Loureiro, que um ano depois sairia para integrar o Megadeth, banda onde ficou até o ano passado. Vamos trazer uma declaração de Kiko na época do lançamento sobre o que os fãs deveriam esperar com o novo vocalista.

“As mudanças musicais sempre acontecem porque nós mudamos como pessoas também. Então não apenas as mudanças de formação, então você pode esperar algumas mudanças, é claro, com o Fabio, uma voz diferente. Nós tentamos buscar novos caminhos para fazer música, então com certeza vocês ouvirão uma coisa nova e diferente, mas o núcleo e a essência do Angra estarão sempre lá de qualquer forma.”

O Angra tinha passado por maus momentos, principalmente depois da vexatória apresentação durante o Rock in Rio, em 25 de setembro de 2011. Diversos problemas técnicos e também com a voz de Edu Falaschi acabaram por comprometer uma apresentação que prometia ser épica, principalmente por contar com as participações da vocalista Tarja Turunen e também do violinista Lucas Lima, integrante do grupo Família Lima. Depois deste show, Edu saiu da banda, que ficou um período sem vocalista.

Em 2013, o Angra foi convidado a se apresentar no 70.000 Tons of Metal, o festival que acontece em um cruzeiro em alto mar, mas a banda não tinha um vocalista. O produtor do evento sugeriu que Fabio Lione cantasse as músicas da banda no show, uma vez que ele estaria se apresentando com o Kamelot, banda da qual ele era o vocalista temporário. A experiência deu muito certo, ele foi convidado para assumir a função, tornando-se o terceiro vocalista da banda.

A banda se juntou ao produtor Jens Borgen e todos foram para seu estúdio, o Fascination Street, em Örebro, Suécia, por onde ficaram durante o mês de agosto. Mixagem e masterização foram feitas neste mesmo estúdio e gravações adicionais dos convidados foram realizadas no Nação Musical, em São Paulo e também no Eden Studios, na Itália. A pré-producão foi assinada por Roy Z.

Como de praxe, o Angra reuniu diversos convidados especiais que contribuíram com participações no álbum. Doro Pesch e Simone Simons são os nomes mais famosos de uma lista que contou ainda com nomes como Maria Ilmoniemi, Alírio Netto, Bruno Sutter, entre outros. A arte da capa é assinada por Rafael Bittencourt. No álbum que viria a suceder este, o Angra inovaria ainda mais, trazendo Sandy e Alissa White-Gluz, mas nós iremos contar essa história em uma outra oportunidade.

Dando play na bolacha, temos dez músicas e duração de 48 minutos. O Angra manteve sua pegada melódica, com influências de Progressivo e com alguns riffs bastante pesados, como na música “Final Light“, a mais interessante do disco. Destacamos ainda as faixas “Cruhsing Room” e “Secret Garden“, com as participações de Doro Pesch e Simone Simons, respectivamente.

Fabio Lione deu uma sobrevida à banda. É inegável que o moço é talentoso e quem o viu ao vivo sabe o que ele é capaz de fazer, tanto cantando músicas de sua época no Angra, quanto na hora de interpretar o que foi gravado por Andre Matos e Edu Falaschi. Entretanto, nosso aniversariante não caiu no gosto dos fãs e é tido como o álbum menos inspirado da discografia da banda.

Ainda assim, “Secret Garden” figurou em algumas paradas de sucesso, como no Japão, onde alcançou a 20ª posição, na França, onde ficou em 174° e na Bélgica, ficando em 195°. As músicas deste álbum não costumavam ser apresentadas com frequência, o último registro foi a música “Newborn me“, tocada pela última vez em 3 de novembro de 2024, em uma apresentação na França.

Em 2015, o Angra caiu na estrada para divulgar o álbum gravado com seu novo vocalista, e em 2016, a banda fez uma turnê para comemorar os 30 anos de “Holy Land“, tocando-o na íntegra e com as participações de alguns ex-integrantes, como Ricardo Confessori e Luis Mariutti. As exceções foram Kiko Loureiro que já estava com o Megadeth e Andre Matos que estava litígio com seus ex-companheiros, e nos deixou dois anos depois sem ter feito as pazes com eles. Marcelo Barbosa assumiu a função de segundo guitarrista.

Hoje é dia de celebrar esse álbum não tão badalado. Como sabemos, o Angra anunciou uma pausa, vai fazer uma apresentação no Bangers Open Air do ano que vem, onde Fabio Lione irá se despedir, ao mesmo tempo que Edu Falaschi e Alírio Netto também estarão presentes, levantando suspeitas de que o último possa a vir o substituto efetivo do italiano. Além dos vocalistas, também estarão presentes na apresentação, Kiko Loureiro e Aquiles Priester. Esperamos que essa pausa não seja definitiva. E Fabio Lione fará uma apresentação histórica neste final de semana em São Paulo, acompanhado de alguns dos músicos que tocaram com Warrel Dane, Johnny Moraes, Fabio Carito e Marcus Dotta.

Secret Garden – Angra
Data de lançamento – 17/12/2014
Gravadora – JVC/ Victor

Faixas:
01 – Newborn Me
02 – Black Hearted Soul
03 – Final Light
04 – Storm of Emotions
05 – Violet Sky
06 – Secret Garden
07 – Upper Levels
08 – Crushing Room
09 – Perfect Symmetry
10 – Silent Call

Formação:

  • Fabio Lione – vocal
  • Rafael Bittencourt – guitarra
  • Kiko Loureiro – guitarra
  • Felipe Andreoli – baixo
  • Bruno Valverde – bateria

Participações especiais:

  • Doro Pesch – vocal em “Cruhsing Room”
  • Simone Simons – vocal em “Secret Garden”
  • Maria Ilmoniemi – piano/ órgão Hammond/ arranjos de teclados
  • Eduardo “Cubano” Espasande – percussão
  • Jon Phipps – sons de orquestra em “Perfect Symmetry”
  • Henri Wilkinson – orquestrações adicionais em “Secret Garden”
  • Alírio Netto – backing vocal/ coro
  • Bruno Sutter – backing vocal/ coro
  • Fernanda Gianesella – backing vocal/ coro
  • Ronaldo Dias – backing vocal/ coro
  • Cláudia França – backing vocal/ coro
  • Juliana Pasini – backing vocal/ coro
  • Alessio Lucatti – teclados/ coro
  • Nei Medeiros – teclados
  • André Alvinzi – teclados
  • Kaspar Dahlqvist – teclados
  • Mattias Hjelm – teclados
  • Tony Lindgren – backing vocais adicionais
  • Patrik Johansson – backing vocais adicionais